Lição 5: Adão, a imagem de Deus

Introdução
Na lição anterior estudamos a criação do homem, no sentido material, ou seja, a sua constituição física; o seu corpo e suas muitíssimas funções, a qual comparada a uma máquina podemos tela como perfeita.
Biblicamente, tomamos por base Gênesis 2.7 onde mostra que Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas, lhe dando vida. O trecho “formou do pó da terra” faz referencia a sua constituição física.
Nesta lição continuaremos a estudar o homem, mas segundo a constituição espiritual. Ao lermos Gênesis, podemos ate ficar confusos quanto ao relato bíblico, visto haver duas menções da criação do homem, Gn 1.26 e Gn 2.7.


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. ( Gn 1.26)
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e
o homem foi feito alma vivente. (Gn 2.7)

Mas são justamente essas passagens que mostram que o ser humano foi criado com duas essências ou constituição; a material (corpo) e a espiritual (alma e espírito). Estudaremos nesta ocasião a essência espiritual.

I- Você se parece com quem?
Certamente que todos nós em algum momento da vida já fomos comparado a um parente próximo; pai, mãe, tios, ou até mesmo os avós, o ser humano naturalmente passa seus traços físicos aos seus descendentes, em outras palavras, a sua imagem, o seu parecer é compartilhado. Este fenômeno acontece por meio da genética.
A genética é um ramo da biologia que estuda as leis da transmissão dos caracteres hereditários nos indivíduos, e as propriedades das partículas que asseguram essa transmissão.  É comum a um bebe recém nascido ser comparado ao pai, isto por trazer traços semelhantes.
Quando falamos em relação a Deus e o ser humano, não diferente, em Gênesis 1.26 Deus passa então a criar o ser humano, suas palavras são: Façamos o homem conforme nossa imagem e semelhança.

Essas palavras fazem referencia direta a constituição espiritual do homem, porque embora imagem e semelhança sejam palavras sinônimas  não querem dizer que o ser humano é como Deus, no aspecto físico, pois Deus é espírito (Jo 4.24), mas essa imagem e semelhança é justamente os traços do caráter moral de Deus que foi repartido ao homem.
Pois algo que é semelhante é parecido; conforme, assim em termos bem simples a “semelhança” de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se pareceu com Deus no sentido de que Deus tivesse um aspecto físico com um corpo de carne e sangue.  Logo, Adão como imagem de Deus se refere à semelhança mental, moral e social.

a) Mentalmente O homem foi criado como um agente racional e com poder de escolha: em outras palavras, o homem pode raciocinar e fazer escolhas. Isto é um reflexo do intelecto e liberdade de Deus. Todas as vezes que alguém inventa uma máquina, escreve um livro, pinta uma paisagem, faz uma conta ou dá nome a um bichinho de estimação, esta pessoa está proclamando o fato de que somos feitos à imagem de Deus.No jardim do Éden, Deus permitiu que Adão colocasse todos os nomes dos animais, ele o fez segundo a característica de cada animalzinho. O homem tem ainda o livre arbítrio, ou seja, o livre direito de escolha. Foi usando este mesmo direito, que o homem pecou contra Deus.

b) Moralmente O homem foi criado em justiça e perfeita inocência, um reflexo da santidade de Deus. Desconhecia o mal, possuía a integridade moral estava sem pecado, possui uma natureza reta, mas com a queda isso mudou nossa consciência, ou “bússola moral” é um vestígio daquele estado original.

c) Socialmente O homem foi criado para a comunhão. Isto reflete a natureza tri una de Deus e Seu amor. NoÉden, o primeiro relacionamento do homem foi com Deus (Gênesis 3:8 indica comunhão com Deus), e Deus fez a primeira mulher porque “não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18).

Todas as vezes que alguém escolhe uma esposa e se casa, faz um amigo, abraça uma criança ou vai à igreja, esta pessoa está demonstrando o fato de que somos feitos à semelhança de Deus.
Apesar de ter sido dada a ele uma natureza reta, Adão fez uma má escolha em se rebelar contra seu Criador. Fazendo isto, Adão manchou a imagem de Deus dentro de si, e passou adiante esta semelhança danificada a todos os seus filhos, incluindo a nós (Romanos 5:12).
Hoje, ainda trazemos conosco a imagem de Deus (Tiago 3:9), mas também trazemos as cicatrizes do pecado. Mentalmente, moralmente, socialmente e fisicamente, mostramos os efeitos.
As boas novas são que, quando Deus redime uma pessoa, Ele começa a restaurar a imagem original de Deus, criando “o novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:24; veja também Colossenses 3:10).
Por causa do pecado herdado de Adão, nascemos como criaturas de Deus, mas a partir do momento que aceitamos a Cristo, nascemos de novo pela regeneração, assim somos feitos filhos de Deus (Jo 1.12).
Os
Como filhos devemos refletir a “imagem e semelhança” de Deus novamente, será que estamos refletindo essa imagem? Quando nos referimos a imagem, também temos o contexto de como as pessoas nos vêem, que imagem fazem de nós, deste modo será que elas vêem Deus em nós?
O Senhor Jesus afirmou: quem vê a mim, vê a meu Pai; Ele dizia isto porque era a imagem de Deus (Jo 14.9), certamente que muitos pré-adolescentes se parecem com seus pais fisicamente, mas espiritualmente refletem a imagem de Deus?

II- O que eu falo Aqui?
À medida que estudamos a Bíblia e nos aproximamos de Deus, logo entendemos que o Senhor ao nos dar da sua imagem, não nos fez meramente para vivermos sem nenhuma razão, ao contrario disto, vemos pelas Escrituras, que Deus tem um propósito especial para o homem, viver eternamente em comunhão, como Pai e Deus, isto se dará nos fim dos tempos.
Mas nessa vida, podemos crer que temos dupla missão:
1- Como filhos e servos de Deus Após a nossa conversão, ou para aqueles que já nasceram em berço evangélico, temos a missão de falar de Jesus para as outras pessoas, pregar o evangelho, ser uma testemunha de Jesus Cristo, refletir a imagem de Deus, par a que assim as pessoas por meio de nós se aproximem de Deus. Além disto, fomos deixados na terra como um povo especial, com a missão de ser a luz do mundo e o sal da terra, isto significa que mesmo que muitas pessoas vivam no pecado e nas trevas temos de ser diferentes.
2- Como membro de uma sociedade Deus não criou o homem para viver isolado, mas sim em comunhão uns com os outros em sociedade, ajudando-se mutuamente, de uma maneira ampla temos a missão de tomar parte nesse trabalho, como poderíamos viver se não houvesse pessoas que dedicassem a uma profissão, a uma atividade. Assim como recebemos ajuda de outras pessoas devemos dar nossa contribuição, exercendo algo útil a sociedade de um modo geral.

III- Meninos e meninas
A criação do ser humano está repleta da sabedoria e poder de Deus, pelos relatos bíblicos podemos extrair muitas lições profundas e praticas sobre a vida humana. Vejamos: O versículo que nos da à primeira idéia de duplicidade dos sexos é Gn 1.27:
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
Após ver que tudo quanto tinha era bom, Deus viu que não era bom que o homem estive só (Gn 2.18) por essa razão passou a preparar uma companheira para Adão. Segundo o relato bíblico Deus fez vir sobre Adão um pesado sono, assim tirou uma de suas costelas e então formou a mulher. (Gn 2.21,22).
Nestas passagens podemos ver muitas coisas, primeiro o homem é um ser social, não foi feito para viver só, com a formação da mulher Deus assim instituiu a família, pois foi ordenado a Adão e Eva a crescerem e se multiplicar. Mas algo a mais podemos ver; o cuidado especial de Deus em relação à mulher, primeiro ela não foi criada, mas sim formada, e porque de uma costela? Podemos entender como uma simbologia, primeiro o homem só está completo quando encontra sua costela de volta, segundo a costela se localiza no lado, isto indica a posição que a mulher deve ter; sempre estar ao lado do marido, lhe auxiliando. Deus não usou outra parte do corpo de Adão, não usou da cabeça para que a mulher dirigisse o homem, nem usou o solado do pé para que o homem a pisasse, mas da costela; do seu lado, afim de que ela esteja ao seu lado, como companheira, auxiliadora, afim de que ambos se ajudem.
Um outro aspecto interessante quanto à formação da mulher temos em Gn 5.2:
Macho e fêmea os criou, e os abençoou, e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.

Neste versículo temos um enigma, que alias o professor pode usar como um recurso a mais na aula, assim despertará o interesse dos alunos na medida que propor a questão.
Existem três sentenças no versículo, observe atentamente: 1- macho e fêmea os criou, e os abençoou (plural) 2- e chamou seu nome Adão (singular) 3- no dia em que foram criados (volta para o singular)
Como podemos entender isto?  Parece confuso?
A primeira vista sim, mas há uma explicação; explicação esta que se constitui em mais uma das maravilhosas obra de Deus. Contudo vale lembrar que este é campo especulativo baseando numa linha de entendimento:
No original hebraico Adão, não é um nome próprio, significa adamo solo vermelho ou barro vermelho, quando lemos os versículos anteriores que relatam à criação homem temos a impressão que Deus criou um, e depois criou o outro. Mas “possivelmente” quando Deus criou o primeiro ser humano, já estava embutido nele todas as características masculinas e femininas, a divisão dessas características deu-se a formação da mulher.
Quando observamos a diferenças entre meninas e meninos, tanto no aspecto físico, quanto emocional, vemos que a união dos dois é uma harmonia perfeita. Imaginemos que um único ser não poderia conter todo o conteúdo moral proveniente de Deus.
Sabemos que os anjos são seres assexuados, ou seja, não possuem sexo, mas contudo não possuem emoções como o ser humano. Desde modo podemos concluir que ser homem, ou mulher é uma missão, um papel a desempenhar nesta terra. As mulheres em especial, a maternidade até hoje para os médicos é algo fascinante e maravilhoso.

IV- Criador e criatura
Por todas essas maravilhas mencionada acima, concordamos com a Bíblia quando afirma ser o homem a coroa da criação, Deus concedeu ao homem uma posição elevada, tanto no que diz respeito a sua constituição, como também a entregar na mão do homem o domínio de tudo quanto criou.
Por esta mesma razão o ser humano deveria lhe prestar honras e obediência, pois para o louvor da sua gloria o formou, mas o pecado perverteu essa ordem, o homem na condição de criatura deveria honrar o criado, mas sob a influencia do pecado  inverteu os papeis, e passou então a desejar ser criador.
Alias esta foi a alegação que o inimigo usou para atentar o casal no jardim do Éden, ele afirmara se eles comecem do fruto proibido saberiam o que era o bem e o mal e seriam como Deus, de lá para cá, o ser humano se auto divinizou, se fizeram deuses e por meio da idolatria passando mais a honrar a criatura do que o Criador.
 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém! (Rm 1.25)
Nos dias atuais essa desobediência não é cometida apenas pelos homens sem Deus no mundo, mas também por alguns membros da igreja, uns são rebeldes e não respeitam nenhuma autoridade. Quem assim procede automaticamente desonra a Deus, pois é Ele quem constitui as autoridades na igreja. A Bíblia fala de um casal que mentiu ao apostolo Pedro (At 5.1) quando interrogados, Pedro disse não mentisses aos homens mais a Deus, assim de igual modo quando o crente não obedece ao seu líder, ao seu pastor; está desobedecendo a Deus.
Julguei desnecessário fazer algum comentário sobre o próximo tópico, porque o professor pode fazê-lo junto com a conclusão.

Conclusão
No inicio o ser humano foi criado com a imagem e semelhança de Deus, essa imagem foi distorcida pelo pecado, mas Deus na sua infinita misericórdia proveu um forma para que essa imagem fosse restaurada.
Deus enviando seu filho ao mundo cumpria esta promessa, resgatar o homem da perdição e devolver a gloria ofuscada pelas trevas do pecado. Por meio da regeneração temos condições de sermos restaurados a mesma posição.
Exceto o nosso corpo mortal, porque é algo corruptível, mas pela ordem de Deus, o nosso corpo mortal será futuramente, por ocasião do arrebatamento da Igreja, glorificado, teremos um corpo imortal, como o Senhor Jesus Cristo.
Enquanto isto não ocorre, nos esforcemos para a imagem e semelhança de Deus, em nossa alma e espírito seja plenamente restaurada, para gloria de Deus.
Que o Senhor os abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof.  Jair César S. Oliveira

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 5: Adão, a imagem de Deus "

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários