Lição 4 - A família sob ataque

Lição 4 - A família sob ataque I Plano de Aula

1º SLIDE

INTRODUÇÃO

- A família, como obra-prima de Deus, sempre foi o principal alvo do inimigo de nossas almas.

- Nos dias em que vivemos, dias de multiplicação da iniquidade, a família, como nunca, tem sido atacada pelo adversário.

2º SLIDE

I –  O INIMIGO ATACA A FAMÍLIA DESDE OS PRIMÓRDIOS DA HISTÓRIA HUMANA

- A família é a obra-prima de Deus, pois é através dela que o Senhor propiciou ao ser humano ter condições de cumprir todos os propósitos divinos a ele estabelecidos.

- Diante de tal quadro, Satanás não tem outra coisa a fazer senão se voltar contra a família.

3º SLIDE

- Com a destruição da família, o diabo mata “vários coelhos com uma só cajadada”, pois, ao destruir a família, também promove a destruição de cada um de seus componentes, da Igreja e da sociedade.

- Desde os primórdios, a estratégia satânica de levar o homem à perdição eterna envolve a destruição da instituição familiar. No Éden, o pecado trouxe a perda da comunhão não só entre Deus e o homem, mas entre o primeiro casal (Gn.3:8,12).

4º SLIDE

- Na primeira geração, o maligno também causou o primeiro fratricídio, demonstrando que sua ação deletéria não se restringia apenas ao relacionamento conjugal.

- A civilização de Caim, o primeiro homicida, construída em total inobservância aos mandamentos divinos (Gn.4:16), trouxe dois novos elementos perturbadores da vida familiar: a poligamia (Gn.4:19) e a prostituição (Gn.4:22 – tradição judaica).

5º SLIDE

- Quando se chega aos dias de Noé, então, estamos em estado de corrupção generalizada da humanidade, cuja principal característica foi a destruição da instituição familiar, (Mt.24:38; Lc.17:27).

- Na sociedade antediluviana, o casamento foi completamente banalizado e a consequência desta banalização foi a proliferação da maldade, da má imaginação, da corrupção e da violência (Gn.6:5,11,12).

6º SLIDE

II – OS ATAQUES CONTRA O CASAMENTO

- O diabo procura, por primeiro, atacar o casamento, que é o elemento fundante de uma família segundo o modelo estabelecido pelo Senhor, o Criador da família. Armas malignas contra o casamento:

a) individualismo e egoísmo;

b) poligamia;

c) prostituição (“porneia”)

7º SLIDE

III – OS ATAQUES CONTRA A COMUNHÃO FAMILIAR

- Além do casamento, o inimigo volta-se contra a comunhão familiar, usando das seguintes armas:

a) a retirada de Deus do ambiente familiar;

b) a ocupação do espaço divino com “deuses estranhos”;

c) falta de convivência entre os familiares;

d) “terceirização” da educação familiar, inclusive com intervenção estatal.

8º SLIDE

IV – REAÇÃO AOS ATAQUES CONTRA A FAMÍLIA

- Como reagir a este estado de coisas, a fim de que não haja a vitória do maligno sobre a humanidade? (I)

a) criando uma comunhão pessoal com o Senhor (Gn.6:8; Dt.6:6);

b) levando aos nossos familiares a Palavra de Deus (Dt.6:7-9);

c) demonstrando amor aos nossos familiares;

9º SLIDE

- Como reagir a este estado de coisas, a fim de que não haja a vitória do maligno sobre a humanidade? (II)

d) dando à nossa família a visão do reino de (Lc.21:25,28; Hb.12:2);

e) utilizando a Palavra de Deus, a espada do Espírito, como nossa arma de ataque contra as hostes espirituais da maldade (Ef.6:13,17), obtendo a contínua santificação de nossas famílias (Jo.17:17).

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Lição 4 - A família sob ataque I

Obra prima de Deus, a família é o alvo predileto do inimigo de nossas almas.

INTRODUÇÃO

- A família, como obra-prima de Deus, sempre foi o principal alvo do inimigo de nossas almas.

- Nos dias em que vivemos, dias de multiplicação da iniquidade, a família, como nunca, tem sido atacada pelo adversário.

I – O INIMIGO ATACA A FAMÍLIA DESDE OS PRIMÓRDIOS DA HISTÓRIA HUMANA

- Na sequência do estudo sobre a família, hoje estaremos a estudar a realidade dos ataques que o inimigo de nossas almas realiza contra esta instituição, máxime nos dias em que vivemos, dias que Jesus disse que seriam como os dias de Noé (Mt.24:37; Lc.17:26), dias caracterizados, entre outras coisas, pelo menosprezo à instituição familiar.

- Conforme vimos na primeira lição do trimestre, a família é a obra-prima de Deus, pois é através dela que o Senhor propiciou ao ser humano, coroa da criação terrena (Sl.8:5), tivesse condições de cumprir todos os propósitos divinos a ele estabelecidos (Gn.1:28), a fim de manter uma vida de comunhão permanente com o seu Criador, a cuja imagem e semelhança fora criado (Gn.1:26,27).

- A família constituiu-se, assim, no ambiente propício para que se tivesse a comunhão entre Deus e a humanidade, o local especialmente criado para que se desenvolvesse a amizade entre Deus e os homens.

- Evidentemente, diante de tal quadro, o inimigo de nossas almas, Satanás, palavra hebraica que significa precisamente “adversário”, não tinha outra coisa a fazer senão se voltar contra este local, contra esta estrutura moldada por Deus para estabelecer a comunhão com a humanidade, criação que é detestada pelo adversário, exatamente porque é o ser que foi criado por Deus para desfrutar de uma posição da qual o diabo foi excluído por sua iniquidade.

- Não é, portanto, difícil entender porque o diabo deseja tanto a destruição da família. Por primeiro, vemos que, em sendo a família a obra-prima de Deus, é evidente que o inimigo, cujo papel é matar, roubar e destruir (Jo.10:10), tenha por prioridade a destruição desta instituição que é a principal criação feita pelo Senhor na ordem terrena.

- Por segundo, temos que, como toda a consecução do plano divino para o homem foi estatuído com base na instituição familiar, que é a que dá condições para que se cumpram os desígnios divinos ao homem, com a destruição da família, temos, por via de consequência, que não há como o homem poder cumprir, a contento, tudo quanto lhe foi ordenado por Deus.

- Não é por outro motivo, aliás, que temos afirmado constantemente que, com a destruição da família, o diabo mata “vários coelhos com uma só cajadada”, pois, ao destruir a família, também promove a destruição de cada um de seus componentes, visto que é no ambiente familiar que se pode promover não só o correto desenvolvimento de cada ser humano, mas que se podem cumprir os propósitos estabelecidos por Deus aos homens.

- Como se não bastasse isso, temos que a família é base para a construção de grupos sociais maiores, como o clã, a tribo, a nação, e, por fim, a própria comunidade internacional, de sorte que, estando a família destruída, também serão inevitavelmente atingidos todos os demais grupos sociais, gerando um caos generalizado, como, aliás, temos observado nos dias difíceis que estamos a viver.

- Por terceiro, temos que, em sendo destruída a família, atingido é o próprio povo de Deus, visto que a Igreja, como qualquer outro agrupamento social, tem por base as famílias. Desde os primórdios da igreja, vemos que a sua base se encontra nas famílias dos crentes (Rm.16:5). Um dos principais fatores que tem causado a frieza espiritual, a apostasia que hoje vivemos é a destruição das famílias por parte do inimigo de nossas almas.

- Desde os primórdios, notamos bem esta estratégia maligna para levar o homem à perdição eterna. Sob a mentira de que o homem poderia viver independentemente de Deus, que era o cerne da tentação que levou à queda do primeiro casal, temos que o diabo conseguiu a ruptura da comunhão que havia entre Adão e Eva.

- Se, num primeiro instante, pareceu que o pecado não tenha abalado a comunhão do primeiro casal, pois, afinal de contas, ambos haviam comido do fruto proibido, logo em seguida, vemos que esta aparência não correspondia à realidade. Senão vejamos.

- A primeira consequência da desobediência foi marido e mulher notarem que estavam nus e, assim passaram a ter vergonha um do outro, o que, antes, não ocorria (Gn.3:7 e 2:25). Este pudor, “…essa vergonha é quase a primeira origem de se manifestar no homem — em ambos, varão e mulher — aquilo que «não vem do Pai, mas do mundo».…” (JOÃO PAULO II. Audiência geral de 30 de abril de 1980: a concupiscência é o fruto da ruptura da aliança com Deus. Disponível em: http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/audiences/1980/documents/hf_jp-ii_aud_19800430_po.html Acesso em 18 fev. 2013).

- Assim, houve a quebra da comunhão entre homem e mulher, o primeiro casal passou a ter vergonha um do outro, vergonha esta que nada mais era senão um distanciamento entre ambos, consequência de um distanciamento maior que havia ocorrido, a separação entre eles e Deus, que se evidenciaria na chegada do Senhor ao jardim do Éden naquele dia, quando ambos se esconderam da presença divina (Gn.3:8).

- Esta quebra da comunhão entre marido e mulher se demonstraria explicitamente quando Adão culpou Eva pela queda (Gn.3:12), revelando, assim, a perda da comunhão entre ambos. A inimizade com Deus, decorrência do pecado, trouxera a instabilidade do relacionamento familiar, instabilidade esta que passaria a existir perenemente no seio da humanidade, com a pretensão de superioridade do homem sobre a mulher determinada como juízo divino à humanidade pecadora (Gn.3:16).

- Mas não ficaria apenas no relacionamento conjugal as consequências deletérias do pecado sobre a família. Logo na geração seguinte, vemos o episódio de Caim e de Abel a mostrar que o mal também tencionava gerar conflitos entre os irmãos. O primeiro homicídio da humanidade deu-se dentro do lar, foi um fratricídio, a demonstrar como o objetivo do inimigo era o de destruir a instituição familiar, a fim de impedir que o homem pudesse usufruir do amor divino e da comunhão eterna pretendida por Deus para com este ser que criara de forma diferenciada dos demais seres vivos terrenos.

- A civilização de Caim, o primeiro homicida, construída em total inobservância aos mandamentos divinos (Gn.4:16), teve de ser construída sob base familiar, tanto que Caim se casou, mas, diante de sua desobediência ao Senhor, logo se viu que tipo de família se desenvolveu naquela sociedade.

- Lameque, o sétimo depois de Caim, é o primeiro polígamo registrado na história da humanidade (Gn.4:19). Temos aqui mais uma ação maligna com o objetivo de desfigurar a instituição familiar criada por Deus, que tinha no casamento monogâmico a sua base (Gn.2:24). Com a poligamia, temos o desvirtuamento do casamento enquanto promovido por Deus, mal este que nem mesmo Israel, o povo de Deus, pôde extirpar, como nos dá conta o Senhor Jesus (Mt.19:4-8).

- Como se isto fosse pouco, ao lado da poligamia, também se inseriu a prostituição, conhecida como “a mais antiga das profissões”, outro elemento que conspurca a família e cria inúmeros obstáculos para tal instituição. A tradição judaica entende que a menção feita a Naamá em Gn.4:22 é, precisamente, a alusão à instauração da prostituição, visto que Naamá significa “agradável” e teria sido ela a primeira prostituta registrada na história.

- Quando se chega aos dias de Noé, então, estamos em estado de corrupção generalizada da humanidade e a sua principal característica foi a destruição da instituição familiar, como nos atesta o próprio Senhor Jesus, quando afirmou que, naqueles dias, as pessoas “casavam-se e davam-se em casamento” (Mt.24:38; Lc.17:27).

- Ao lermos a descrição deste terrível período da história da humanidade que nos deixou Moisés, vemos que o início de tudo se deu com a concupiscência generalizada que passou a existir nos relacionamentos, a ponto de terem os descendentes de Sete, que serviam a Deus, se aparentado com a descendência de Caim, que era corrompida (Gn.6:1,2).

- Estas uniões, baseadas única e exclusivamente na atração física, descompromissadas e animadas de um sentimento perverso, fez com que se gerasse uma sociedade voltada para o prazer desregrado, para a perversidade, que cedo levou à humanidade a uma situação de corrupção e de violência que levaram o Senhor a decidir pela destruição de toda a carne através do dilúvio (Gn.6:5-7).

- Tudo, pois, começou pela desintegração da família e, do mesmo modo, estamos a viver dias muito semelhantes, em que a destruição da instituição familiar tem degenerado a humanidade, sendo notório que o nível extremado de pecado e de corrupção, bem como de violência e criminalidade, tem sua raiz precisamente nos ataques sofridos pela instituição familiar, hoje totalmente desfigurada do modelo bíblico.

- Como atesta o sábio Salomão, “nada há novo debaixo do sol” (Ec.1:9 “in fine”), de sorte que o que o inimigo fez no período antediluviano, está a fazer ainda hoje, gerando as mesmas nefastas consequências para a humanidade.

II – OS ATAQUES CONTRA O CASAMENTO

- Tendo visto como o diabo agiu nos primórdios da humanidade para termos conhecimento de sua estratégia, que é sempre a mesma, vejamos, ainda que de modo sucinto, quais tem sido os principais ataques promovidos pelo inimigo contra a instituição familiar nos dias hodiernos.

- Por primeiro, conforme temos visto, o diabo procura, por primeiro, atacar o casamento, que é o elemento fundante de uma família segundo o modelo estabelecido pelo Senhor, o Criador da família.

- Vimos que, no passado, o primeiro elemento utilizado pelo inimigo para afrouxar o casamento foi a retirada da comunhão entre marido e mulher. Adão e Eva viram-se nus após terem comido do fruto proibido e procuraram fabricar aventais com folhas de figueiras para esconderem-se um do outro, pois tiveram vergonha um do outro, distanciaram-se um do outro por conta de sua diversa sexualidade (a palavra original para “aventais” significa mais propriamente “cintas”, “cinturões”, a indicar que a vestimenta produzida era bem um “tapa-sexo”).

- A primeira arma utilizada pelo diabo, portanto, em relação à família é a criação de condições que façam com que marido e mulher busquem ter vidas individuais, não se entreguem um ao outro, não formem, com Deus, o “cordão de três dobras”, que não se quebra mais depressa (Ec.4:12).

- O individualismo, o egoísmo é, sem dúvida alguma, uma terrível arma que o inimigo tem usado para destruir as famílias. O relacionamento conjugal, figura que é do relacionamento entre Deus e o homem, deve ser desenvolvido sob o signo do altruísmo (I Co.7:3,4; Ef.5:22-27).

- Hoje em dia, há uma mentalidade de que o casamento deve ser um meio pelo qual alguém possa melhorar seu padrão de vida na sociedade mediante a ajuda daquele com quem vai contrair núpcias, ou seja, o cônjuge é visto como um instrumento para a realização própria. Nos dias de Noé, era este o móvel de toda união conjugal, pois “se tomaram para si mulheres de todas as que escolheram” (Gn.6:2).

- O casamento passou a ser visto como um meio de transformar o cônjuge em um instrumento, uma alavanca para a sua própria realização. O cônjuge é visto como um mero objeto, um mero fator para a realização pessoal, o que é um pensamento aviltante e sem qualquer base bíblica, pois se trata, sobretudo, de negação ao cônjuge da dignidade da pessoa humana, da sua condição de imagem e semelhança de Deus.

- É por causa dessa lógica que se tem conceitos como o da “incompatibilidade de gênios”, que serve de justificativa para inúmeros divórcios na atualidade. Que é “incompatibilidade de gênios”? É a confissão pura e simples de que se buscava usar o cônjuge para a sua realização pessoal, mas como não houve tal subserviência aos interesses pessoais, não há mais razão de se ficar casados, já que um não cedeu aos interesses do outro.

- Entretanto, nada disso corresponde ao modelo bíblico de casamento, onde se tem a entrega de um ao outro, onde se busca o bem-estar do outro e não de si próprio e, nesta atitude de entrega, de negação de si mesmo em prol do outro, constrói-se a unidade, a comunhão prevista para ser o alicerce de toda a família. É nesta comunhão, ademais, que também participa o Senhor, Ele próprio o modelo da entrega em favor do homem, fazendo com que se crie o “cordão de três dobras”, que vence as tentações e ataques do inimigo, construindo, desde já, um “cantinho do céu” sob a face da Terra.

- Mas, além deste individualismo e egoísmo, o casamento é atacado pela prostituição, pela “porneia”, ou seja, pela impureza sexual, pela imoralidade sexual. O casamento, diz-nos o apóstolo Paulo, é o antídoto para a imoralidade sexual (I Co.7:2), mas o inimigo faz de tudo para que ele seja desrespeitado, seja pelo adultério, seja impureza sexual (Hb.13:4).

- Já vimos que, na civilização caimita, surgiram tanto a prostituição quanto a poligamia, duas máculas que têm, por finalidade, macular e desrespeitar o casamento. Nos dias de Noé, “casavam-se e davam-se em casamento”, ou seja, os homens não respeitavam mais o caráter sagrado do matrimônio, “tomando para si mulheres de todas as que escolheram”.

- O que notamos, de pronto, é que a instituição da poligamia e a prostituição têm, como primeira característica, o desprestígio da mulher. Com efeito, a poligamia e a prostituição têm, quase sempre, as mulheres reduzidas à condição de meros “objetos sexuais” e isto se dá, precipuamente, porque os homens são mais propícios ao estímulo sexual pela visão, são mais levados ao sexo casual, pela sua própria estrutura física e mental.

- Poderão alguns objetar afirmando que pesquisas antropológicas têm descoberto sociedades primitivas em que existe a “poliandria”, ou seja, a situação em que uma mulher tem vários maridos, como também, nos dias hodiernos, a promiscuidade tem, também, atingido as mulheres e tem crescido o número de “prostitutos”, o que, aliás, não é novidade alguma, já que, na Antiguidade, já havia os “rapazes escandalosos” (I Rs.14:24; 15:12; 22:46), homens que se prostituíam, normalmente em relações homossexuais, com fins religiosos, como nos cultos aos deuses da fertilidade.

- Tais episódios são exceções que confirmam a regra. Os casos de “poliandria” são infinitamente inferiores aos de “poligamia”, como também o de “prostitutos” em relação às “prostitutas”, sem falar que os casos de “prostituição masculina” estão a aumentar precisamente em razão da disseminação da promiscuidade em nossos dias, sendo mais um alastramento do que ocorre naturalmente do que infirmar do que é usual e natural em seu início, algo que não desconhecido da história da humanidade, como podemos ver em Sodoma.

- A chamada “liberação feminina” que é propalada no Ocidente a partir do término da Segunda Guerra Mundial e que alcançou seu ponto máximo a partir da década de 1960, traz-nos a sua verdadeira face — o completo desprestígio da mulher, que se tornou em mera mercadoria da indústria do sexo, hoje o maior e mais poderoso negócio da humanidade. Voltamos, inclusive, a uma situação de verdadeira reinstalação da escravidão, só que agora a escravidão sexual, com o famigerado tráfico de mulheres que aumenta a cada dia. E quem alimenta tudo isto? A pornografia que, disseminada, destrói os valores familiares e morais das sociedades neste triste e corrompido planeta.

- A poligamia e a prostituição destroem o ambiente familiar preconizado por Deus, gerando um sem-número de distorções, entre os quais se destaca o surgimento de “órfãos de pais vivos”, pessoas que, resultantes destas uniões descompromissadas e sem qualquer estrutura, desenvolvem-se sem o carinho e o afeto dos pais, são lançados ao mundo sem qualquer formação moral e social, pessoas que externarão toda a sua revolta e crueldade contra a sociedade.

- Mas são precisamente estes pseudovalores que têm sido propagandeados e divulgados pelo mundo onde vivemos nos dias hodiernos. Cada vez mais há quem defenda a criação de famílias com base em “afetividade”, ou seja, em uniões descompromissadas, estabelecidas por atrações físicas e impulsivas, temporárias e fugazes, como se isso pudesse trazer à sociedade a necessária estruturação e estabilidade.

- Assim, surgem medidas de disseminação e adesão das pessoas a excrescências como a “união estável”, o “concubinato”, as “uniões livres”, as “uniões de pessoas do mesmo sexo”, o “casamento aberto”, a “produção independente” e tantas outras mazelas que são prestigiadas pelo mundo como “evolução”, “modernidade”, mas que são a mesma miséria do pecado que tem levado a humanidade a situações de extrema precariedade e destruição e, como se não bastasse isso, ao inevitável e inexorável juízo divino.

- Triste é constatar que entre pessoas que cristãs se dizem ser também já tenha chegado tal mentalidade, em defesa de “novas formas de família”, em afirmações de que “o modelo bíblico de família está ultrapassado”, porque não vivemos mais no “patriarcalismo”.

- Conforme vimos, o que é trazido como “modernidade”, como “evolução”, são as mesmas coisas ruins que o inimigo apresentou ao homem e que levou, no passado, à corrupção generalizada e ao juízo divino. Como se isto fosse pouco, são estes “novos arranjos familiares” que têm promovido a deterioração crescente da vida humana e o caos que nos está levando à própria destruição de nossa civilização.

- Por causa destas armas satânicas contra o casamento, exsurgem efeitos colaterais que também vão contra o projeto divino para o homem e para a família, tais como a defesa do aborto, do divórcio, do planejamento familiar entre outros.

III – OS ATAQUES CONTRA A COMUNHÃO FAMILIAR

- Mas, conforme vimos, os ataques do inimigo não se resumem tão somente às investidas contra o casamento, mas também se voltam contra a comunhão familiar.

- Já vimos que a mentalidade egoística e individualista promove a falta de comunhão entre marido e mulher, pois o que deveria ser entrega de um ao outro passa a ser competição e disputa para submissão do outro a seus próprios interesses, o que está na raiz da violência doméstica, cada vez mais presente no mundo, que o digam as estatísticas crescentes de casos de violência nos lares nos últimos anos em todos os países, mui especialmente o Brasil.

- Este clima individualista e egoístico faz com que se tenha, à evidência, a retirada da “terceira dobra” do ambiente familiar, ou seja, há uma perda cada vez maior do caráter sagrado da família, do próprio casamento, e o resultado disto é que se tem, já no seio familiar, um ambiente distante de Deus e, o que é mais grave, inclusive nas famílias que cristãs se dizem ser.

- Há total falta de referência ao sagrado nas famílias que, assim, deixam de ser verdadeiros “lares”, já que “lar” era o nome dado pelos romanos ao compartimento da casa em que se efetuava o culto às divindades familiares, aos antepassados. A família deve ser um “lar”, ou seja, um local onde se cultue a Deus, onde se adore ao Senhor.

- Entretanto, o inimigo tem conseguido levantar altares a outros deuses nos seios familiares, o que leva à degeneração completa da sacralidade da família, à destruição da espiritualidade que é ínsita à família e que torna o que deveria ser um “cantinho do céu” na Terra em um verdadeiro “pedaço do inferno”.

- Em Israel, notamos bem esta investida maligna que levou à quase destruição daquela nação, à sua dispersão. No livro de Juízes, lemos que a geração da conquista, a geração de Josué deixou Deus de lado em suas famílias, de modo que o Senhor passou a ser um ilustre desconhecido da geração seguinte (Jz.2:10). O resultado disso foi que, diante da ausência de Deus nas casas, o espaço foi preenchido por deuses estranhos (Jz.2:11-13).

- A situação era tão grotesca que, mesmo na casa de Gedeão, que havia sido escolhido por Deus para libertar o povo, havia um altar de Baal (Jz.6:25), que teve de ser destruído como primeiro passo para a libertação do povo, pois não havia como Gedeão libertar Israel se, antes, não cuidasse da sua própria casa.

- Hoje em dia, não é diferente. As famílias têm sido levadas a erigir altares a deuses estranhos, que impedem a comunhão com Deus e tornam o ambiente em local destinado à realização de tragédias e catástrofes, visto que passam a ser ambientes dominados pelas hostes espirituais da maldade.

- Em vez de um local de adoração a Deus, temos, nas famílias, atualmente, ambientes moldados e formados pelo conteúdo maligno da mídia, que dita o comportamento a ser seguido pelos integrantes da família. Pesquisa recente, aliás, mostra que as famílias brasileiras têm se distanciado do modelo bíblico por uma “engenharia social” montada a partir das telenovelas, onde há uma apologia do adultério, da promiscuidade e de tudo quanto contraria a doutrina das Escrituras Sagradas (vide As novelas e a engenharia social. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xok9aMtwFnQ Acesso em 18 fev. 2013).

- A falta de convivência entre os familiares é também uma arma que tem sido utilizada habilmente pelo inimigo de nossas almas para destroçar a comunhão familiar. Os cônjuges têm pouca convivência, já que ambos trabalham para o sustento do lar (e do consumismo desenfreado que resulta da mentalidade materialista que adotam), o que faz com que, mais e mais, surjam terceiros que desempenham muitas das atividades que os cônjuges deveriam desempenhar no cotidiano (confidência, companheirismo, afeto etc,), que, não raro, desembocam em situações de infidelidade conjugal.

- Pais e filhos têm pouco convívio, por causa desta ausência, o que faz com que a educação seja “terceirizada”, com a assunção de valores discrepantes por parte dos filhos, que, como se fora pouco já serem moldados pela “babá eletrônica” (televisão e internet), com o conteúdo maligno já aludido, têm ainda reforçados tais malévolos ditames por conta destes “terceiros” (creches, organizações criminosas, vizinhos etc).

- Os valores propagados por estes novos “educadores”, via de regra, são totalmente contrários à sã doutrina e formam pessoas degeneradas, rebeldes contra a Palavra de Deus, amantes de si mesmos, que levam à proliferação do individualismo, do egoísmo, do hedonismo e que resultam nas atrocidades que temos visto com cada vez maior frequência como a pedofilia, o aumento da violência doméstica e a total falta de respeito e obediência.

- Para resolver este estado de coisas, então, vêm propostas de intervenção do Estado na intimidade familiar, de supressão da própria educação dos filhos pelos pais, propostas que estão bem de acordo com filosofias como o marxismo-leninismo, que buscava eliminar a família em prol do Estado, como se tentou, sem êxito, nos primeiros anos da União Soviética no século XX.

- Propostas como a chamada “lei anti-palmada”, que se tenta aprovar no Brasil, seguem esta linha de pensamento, em que se quer destruir, por completo, a autoridade dos pais, impedindo, assim, que possam eles criar seus filhos segundo os seus valores, como se o Estado tivesse sido criado para subtrair a independência familiar, até porque é a família que gera o Estado e não o contrário.

- Há um esfacelamento completo da comunhão familiar, pois, na verdade, não se desenvolve a vida comunitária, havendo, tão somente, o desenvolvimento de uma perspectiva individualista, materialista, egoística e hedonista entre os integrantes do núcleo familiar que, fragilizado, não raro se desfaz pelo divórcio e pelos subsequentes casamentos, gerando figuras como a “família mosaico”, onde não se tem mais qualquer referência, fazendo da família um ambiente de desorientação com graves consequências na formação dos filhos. Mais uma das invenções produzidas pelo homem, que foi, a princípio, criado reto pelo seu Criador (Ec.7:29)

OBS: “…Com a mulher dona do seu próprio nariz, a liberdade para se divorciar e, conseqüentemente, ter outros casamentos, um novo organograma das famílias está em franco crescimento. Agora é comum ouvir o ‘marido da mãe’, a ‘mulher do pai’, os ‘filhos do marido’, os ‘filhos da mulher do pai’, o ‘irmão por parte de mãe’ e por aí vai. Uma rede de parentes e meio-parentes que lembra um patchwork ou, para citar um termo usado pelos especialistas, família mosaico. Mas como lidar com os desafios que surgem ao juntar famílias? Pode ser natural para pais e filhos? …” (FERREIRA, Rosana. ‘Família mosaico’ é o retrato do século XXI. Disponível em: http://mulher.terra.com.br/familia-mosaico-e-o-retrato-do-seculo-xxi,45286ee9f9e27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html Acesso em 18 fev. 2013).

- A família, portanto, que deveria nortear toda a vida social, acaba sendo um fator de desorientação, o que muito contribui para o esfacelamento de todos os tecidos da sociedade, para a construção deste ambiente caótico e perverso que tem se tornado o mundo hodierno.

- O resultado disso tudo é aquele já descrito por Moisés no livro do Gênesis com relação ao mundo antediluviano: a multiplicação da maldade do homem sobre a terra, a contínua maldade de toda a imaginação dos pensamentos do homem, a corrupção generalizada e a pletora da violência (Gn.6:5,11,12).

- A multiplicação do pecado em nossos dias está diretamente relacionada a esta corrupção da instituição familiar. Se o individualismo, egoísmo e hedonismo guiam os relacionamentos familiares, como podemos considerar como surpreendente o aumento da infidelidade conjugal, dos abusos sexuais entre familiares, dos crimes entre cônjuges e entre pais e filhos, cada vez mais corriqueiros em nossos dias?

- Se os valores familiares são moldados por uma cultura forjada no prazer a todo custo, no egoísmo desmedido, na utilização do outro como mero instrumento para sua própria satisfação, como entender que seria surpreendente o crescente número de divórcios bem como a fuga do casamento como meio de institucionalização da convivência entre as pessoas, bem assim o surgimento de figuras como o “casamento aberto” ou “a produção independente”, sem falar na filosofia “dinks” (“double income, no kids” – renda dobrada, nenhum filho) que criou a figura do casamento sem filhos?

- Se os valores familiares hoje cultivados deixam de lado a referência a Deus e à Sua Palavra, como se admirar diante da consideração do casamento como um mero contrato, que pode ser desfeito a qualquer momento, ou, mesmo, que seja este casamento, por envolver comprometimento, deixado de lado, para que uniões descompromissadas se estabeleçam, a fim de deixar cada convivente completamente livre para, quando quiser ou achar interessante, cesse a convivência, pouco se importando com o sentimento alheio, inclusive de filhos?

- Se as famílias deixaram de ser verdadeiros altares de adoração a Deus, como se surpreender se temos igrejas espiritualmente frias, onde crianças, adolescentes e jovens não têm qualquer formação doutrinária nas Escrituras e são doutrinados pela mídia, fazendo com que, certamente, a próxima geração da Igreja seja idêntica à geração israelita que se seguiu à geração de Josué, portanto pronta a ser dominada pelo mundo e pelo pecado?

IV – REAÇÃO AOS ATAQUES CONTRA A FAMÍLIA

- Diante de tantos ataques forjados contra a instituição familiar, como reagir a este estado de coisas, a fim de que não haja a vitória do maligno sobre a humanidade?

- Por primeiro, ainda tomando o exemplo do período antediluviano, vemos que Deus, mesmo tendo decidido destruir a humanidade, preservou uma família para repovoar a Terra, a família de Noé, pois aos olhos do Senhor Noé havia achado graça (Gn.6:8).

- Esta iniciativa divina mostra-nos que o Senhor, mesmo diante do juízo inevitável, ama a instituição familiar. Noé achou graça aos olhos do Senhor, mas o Senhor preservou toda a sua família (Gn.7:1).

- Deus ama a família, não quer nem vai destruí-la, de sorte que, mesmo diante da situação caótica em que nos encontramos, podemos confiar em Deus, que é imutável (Ml.3:6), que Ele nos ajudará a preservar a instituição familiar, a preservar a nossa própria família.

- Jesus nos prova isto quando, mesmo vivendo em uma família incrédula (Jo.7:5), cujos integrantes eram os Seus primeiros inimigos (Mt.10:36; Mq.7:6), não subiu aos céus enquanto não promoveu a salvação de Seus familiares, a partir da aparição a Seu irmão Tiago (I Co.15:7), de tal modo que toda a sua família, agora convertida, foi revestida de poder no dia de Pentecostes (At.1:14).

- O primeiro passo para reagirmos a estes ataques do inimigo contra nossas famílias é nós mesmos acharmos graça aos olhos do Senhor. De nada adianta querermos ter famílias que sejam verdadeiros lares se nós mesmos não estivermos em comunhão com Deus, se nós mesmos não formos autênticos e genuínos servos do Senhor. Noé obteve a salvação de sua família porque, primeiro, achou graça aos olhos do Senhor (Gn.6:8).

- Este mesmo princípio vemos estabelecido na lei de Moisés. Primeiro, era necessário que o israelita tivesse as palavras do Senhor em seu coração (Dt.6:6), para, então, depois, transmiti-la a seus familiares (Dt.6:7-9).

- Já vimos, no exemplo que nos deixou o Senhor Jesus, que, primeiro, o Senhor fez toda a vontade do Pai, inclusive morrendo por nós na cruz do Calvário, para, então, depois, obter a salvação de Sua família.

- O segundo passo é o de levar aos nossos familiares a Palavra de Deus. Não há como obtermos a salvação de nossa família, a construção de um verdadeiro lar, se não construirmos o ambiente conforme a Palavra de Deus. A família de Noé foi salva numa arca que foi construída consoante a Palavra que o Senhor dirigiu a Noé. Certamente, seus filhos ajudaram-no na construção, prova de que o patriarca transmitiu a eles o modelo que havia recebido da parte de Deus.

- Nós, também, temos de construir a “arca” em nossas famílias, ou seja, construir um “modus vivendi” de acordo com a Palavra de Deus, com a Bíblia Sagrada. Durante cem anos, Noé construiu a arca, não cessando de pregar a iminência do juízo divino, palavra que foi crida pelos seus filhos, noras e mulher, tanto que entraram com ele na arca, quando assim Deus determinou. Temos de moldas as nossas vidas segundo a vontade de Deus, temos de tornar conhecida a vontade de Deus em nossas famílias.

- Os israelitas, de igual modo, deveriam ensinar a lei a seus filhos em todos os momentos, em todas as situações, inclusive atando os mandamentos nas mãos e como testeiras em seus olhos, além de escrevê-las nos umbrais das casas e nas portas (Dt.6:7-9).

- Atar os mandamentos nas mãos tem o significado de realizar obras de acordo com a Palavra de Deus. Somente venceremos os ataques que o inimigo lança contra nossas famílias se as nossas ações e atitudes forem de acordo com as Escrituras, estiverem consoante a vontade do Senhor. De nada adianta se não formos exemplos de fidelidade a nossos cônjuges e a nossos filhos. Nossa fé tem de ser demonstrada pelas nossas obras, sem o que serem fatores de descrédito na doutrina antes de ensinadores.

- Aqui é indispensável que demonstremos amor aos nossos familiares, amor este que é mais do que um sentimento, é um comportamento, o próprio fruto do Espírito Santo. Devemos amar os nossos familiares, o que importa na nossa entrega em prol deles, na renúncia de nós mesmos, o que elimina o individualismo e egoísmo que têm sido cultivados na atualidade.

- O amor divino, que o Espírito Santo derramou em nossos corações (Rm.5:5) faz desaparecer o egoísmo, a competição, a deslealdade, a vingança e a violência, de tal sorte que se pode, assim, construir o “cordão de três dobras” que não quebra tão depressa. Deus é amor (I Jo.4:8 “in fine”) e, deste modo, agindo com amor, trazemos a presença de Deus para a família e, com Ele, teremos condições de vencer o maligno (I Jo.4:4).

- Ter os mandamentos como testeiras entre os olhos é ter uma visão de acordo com a vontade de Deus. É enxergar o mundo com os olhos de Deus, é ter olhos santos, ungidos, é vermos o reino de Deus como prioridade e alvo de nossas vidas. Que temos mostrado aos nossos familiares? Qual é a visão que nossas famílias têm a respeito do mundo? Buscamos as coisas deste mundo, as coisas desta vida, ou damos o devido valor àquilo que permanece, à nossa comunhão com Deus? O que temos visto e posto ante nossos olhos e de nossos familiares?

- Quando passamos a ter a visão dada por Deus a nós, quando divisamos o reino de Deus, apesar da perplexidade que sofremos ante o bramido do mar e das ondas, ou seja, da angústia das nações (Lc.21:25), temos condição de enxergar Cristo Jesus, o autor e consumador da nossa fé (Hb.12:2) e, portanto, de evitar tanto o pecado quanto o embaraço, prosseguindo a nossa jornada, sabendo que nossa redenção está próxima (Lc.21:28). Uma visão desta natureza impede-nos a paralisia, mas aumenta a nossa fé e esperança em Deus.

- Mas os mandamentos também deveriam ser escritos nos umbrais da casa e nas portas, ou seja, devemos proteger a nossa família das investidas malignas, pois a Palavra de Deus é a espada do Espírito, a nossa única arma de ataque contra as hostes espirituais da maldade (Ef.6:13,17).

- A Palavra de Deus deve ser utilizada, em nossos lares, como arma contra as mentalidades, os pensamentos e as mentiras advindas do adversário de nossas almas. Não podemos nos moldar aos valores mundanos, não devemos permitir que haja a doutrinação maligna em nosso ambiente familiar, mas, sim, devemos sempre estar a ensinar a sã doutrina, a mostrar a verdade diante de tudo que é propalado e difundido pelo mundo hodierno.

- Através da Palavra de Deus, alcançamos a santificação de nossas famílias (Jo.17:17) e o resultado é que nos aproximamos ainda mais de Deus, fortalecemos a nossa comunhão com Ele e, desta maneira, ficamos mais fortalecidos para enfrentar os ataques contra a nossa família, que será um altar genuíno do Senhor, onde o fogo jamais se apagará, arderá continuamente (Lv.613), tornando nossa casa num “cantinho do céu”, ou como diz conhecida canção, “a esperança de um céu aqui mesmo e depois”.

Colaboração para o portal Escola Dominical - Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco

Lição 4: A família sob ataque II

TEXTO ÁUREO

"Revesti-vos de toda a armadura de DEUS, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo" (Ef 6.11).

VERDADE PRÁTICA

Nestes últimos dias, somente a família que obedece a Palavra de DEUS conseguirá triunfar sobre as investidas de  Satanás.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Sl 119.105 Palavra de DEUS: luz para a família

Terça - Ef 6.10-12 Fortalecendo a família

Quarta - Pv 23.13,14 A disciplina na família

Quinta - 1 Co  6.18,19 A família fugindo da prostituição

Sexta - Mt 26.41 A família vigiando e orando

Sábado - Hb 12.14 Família apaziguada e santa

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Efésios 5.1-6

1 Sede, pois, imitadores de DEUS, como filhos amados; 2 e andai em amor, como também CRISTO vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a DEUS, em cheiro suave. 3 Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4 nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças. 5 Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de CRISTO e de DEUS. 6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de DEUS sobre os filhos da desobediência.

5.5 BEM SABEIS ISTO. O apóstolo Paulo sabia, bem como os efésios, com certeza absoluta, que todos os indivíduos (quer dentro da igreja, quer fora dela), sendo imorais, impuros ou avarentos (i.e., amando as coisas do mundo mais do que a DEUS) estavam fora do reino de CRISTO. Os profetas do AT assim ensinaram com forte convicção (ver Jr 8.7; 23.17; Ez 13.10), bem como os apóstolos e a igreja do NT (ver 1 Co 6.9; Gl 5.21). Quem cometesse tais pecados evidenciava claramente que não era salvo; que não tinha vida em DEUS (ver Jo 8.42; 1 Jo 3.15).

5.6 ENGANO. Paulo sabia que alguns falsos mestres diriam aos efésios que não precisavam temer a ira de DEUS contra eles, por causa de sua imoralidade. Por isso, ele os admoesta: "Ninguém vos engane". Fica claro, aqui, que alguém pode ser enganado a ponto de crer que pessoas imorais e impuras têm herança no reino de CRISTO

Ef 5.11 E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as.

5.11 OBRAS... DAS TREVAS. Aquele que é em tudo leal a CRISTO, não pode ser neutro, nem manter silêncio quanto às "obras infrutuosas das trevas" (v. 11) e à imoralidade (vv. 3-6). Deve sempre estar pronto a desmascarar, repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. Bradar sinceramente contra toda a iniqüidade é odiar o pecado (Hb 1.9), tomar posição com DEUS, contra o mal (Sl 94.16) e permanecer fiel a CRISTO, o qual também denunciava as obras das trevas (Jo 7.7; Is 15.18-20; cf. Lc 22.28).

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.Rm 12.2

NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS. Paulo deixa subentender várias coisas neste versículo.

(1) Devemos reconhecer que o presente sistema mundano é mau (At 2.40; Gl 1.4), e que está sob o controle de Satanás (Jo 12.31; 1 Jo 5.19).

(2) Devemos resistir às formas prevalecentes e populares do proceder deste mundo e em lugar disso proclamar as verdades eternas e os padrões justos da Palavra de Deus, por amor a Cristo (1 Co 1.17-24).

(3) Devemos desprezar e aborrecer aquilo que é mau, amar aquilo que é justo (v. 9; 1 Jo 2.15-17) e não ceder aos vários tipos de mundanismo que rodeiam a igreja, tais como cobiça, egoísmo, oportunismo, conceitos humanistas, artifícios políticos visando ao poder, inveja, ódio, vingança, impureza, linguagem imunda, diversões ímpias, vestes imodestas e provocantes, imoralidade, drogas, bebidas alcoólicas e companhias mundanas.

(4) Devemos conformar nossa mente à maneira de Deus pensar (1 Co 2.16; Fp 2.5), mediante a leitura da Palavra de Deus e sua meditação (Sl 119.11,148; Jo 8.31,32; 15.7). Devemos permitir que nossos planos, alvos e aspirações sejam determinados pelas verdades celestiais e eternas e não por este presente século mau, profano e passageiro.

As leis são criadas para regulamentar uma prática já comum em meio à sociedade.

O pecado leva à transgressão das leis de DEUS e os homens normatizam a prática do pecado tornando-a legal para a sociedade, porém digna do juízo de DEUS.

Quem diria que veríamos o divórcio, não só aprovado, como praticado pelos nossos próprios líderes? Há 30 anos isso seria motivo de disciplina e afastamento do cargo para quem o praticasse ou apoiasse.

A igreja contemporânea tem feito vista grossa para namoros escandalosos, para casamentos de mulheres grávidas, para namoros de crentes com descrentes, para divórcios, para efeminados em seu meio até ocupando cargos importantes, tem tolerado e apoiado líderes que estão super comprometidos com a política partidária, com pagamentos excessivos a cantores e pregadores, apoiado shows pagos, etc... Não há limites e nem temor de DEUS para aqueles que querem ver suas igrejas cheias de supostos crentes.

Quando a própria igreja faz vista grossa ou apóia uma prática pecaminosa já não resta alternativa para a sociedade senão regulamentar essa prática.

OS PAIS QUEREM DE QUALQUER MANEIRA TRANSFERIR SUA RESPONSABILIDADE DE EDUCAR SEUS FILHOS PARA O ESTADO OU PARA A IGREJA, MAS DEUS EXIGIRÁ PRESTAÇÃO DE CONTAS DELES INDIVIDUALMENTE.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6

22.6 INSTRUI O MENINO NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR. Os pais devem comprometer-se a ensinar e disciplinar seus filhos de modo agradável a Deus (cf. v. 15; 13.24; 19.18; 23.13,14; 29.17). (1) A palavra hebraica para "instruir" significa "dedicar". Assim sendo, o ensino bíblico no lar tem como propósito a dedicação dos nossos filhos a Deus, o que é possível, separando-os das influências malignas deste mundo e instruindo-os nas coisas de Deus. A mesma palavra original também pode significar "gostar de". Os pais devem, pois, motivar seus filhos a buscarem a Deus, e assim desfrutarem de experiências espirituais que nunca se esquecerão. (2) "Não se desviará dele". O princípio geral é que uma criança devidamente ensinada pelos pais, nos caminhos do Senhor, não se afastará desses caminhos. Contudo, não se trata aqui de uma garantia absoluta de que todos os filhos de pais salvos permaneçam fiéis ao Senhor e à sua Palavra. Em meio a uma geração ímpia como a atual, em que até dentro das igrejas deparamos com infiéis, os filhos de crentes podem ser influenciados a ponto de pecarem e de cederem diante das tentações (ver Ez 14.14-20, onde Deus fala de uma apostasia tão grande que até mesmo homens justos como Noé, Daniel e Jó não preservariam seus próprios filhos e filhas).

Ez 33.6 Mas, se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e levar uma vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue demandarei da mão do atalaia.

33.6 O SEU SANGUE DEMANDAREI DA MÃO DO ATALAIA. O atalaia que visse a destruição iminente e não advertisse o povo, seria culpado do sangue de quem morresse. (1) Semelhantemente, no reino de Deus, o profeta ou pregador que não avisar uma igreja morna de que o juízo está à porta será considerado culpado do sangue dos membros da igreja. (2) Em grande parte, todos os crentes têm a responsabilidade de testemunhar aos perdidos e ajudar a cumprir a tarefa missionária entregue à igreja por Jesus (ver Mt 28.19 nota). Iremos prestar contas a Deus se nos recusarmos a obedecer à grande comissão de Jesus (ver At 20.26).

Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Gl 1.10

ESTIVESSE AINDA AGRADANDO AOS HOMENS. Ninguém pode ser um autêntico ministro do evangelho e, ao mesmo tempo, procurar agradar aos outros transigindo nas verdades do evangelho (cf. 1 Co 4.3-6). Paulo considerava que era seu dever falar "não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração" (1 Ts 2.4). Todos os crentes no evangelho de Cristo devem ter como alvo, assim como Paulo o tinha, agradar a Deus, mesmo que isso importe em desagradar a alguém (cf. At 5.29; Ef 6.6; Cl 3.22).

Ataque - Dicionário Aurélio: “assalto, investida, agressão, ofensa, injúria, insulto”.

Em nossa lição significa - Investida de Satanás (Pode ser a última) para desestabilizar a Igreja, iniciando na família. Para isso infiltra suas idéias na educação, nas telecomunicações, nas diversões, nas artes, nos entretenimentos, na política, na literatura e até na "igreja".

OS ATAQUES CONTRA A FAMÍLIA

Como combater?

Conselho aos que pretendem se casar.

1 - Não te cases por riquezas, o dinheiro pode comprar uma casa, mas não pode comprar um lar.

2 - Não te cases só porque todos se casam - modismo.

3 - Não te cases com alguém doente de ciúme - o ciúme piora após o casamento.

4 - Não te case com alguém preguiçoso ou preguiçosa.

5 - Não te cases com incrédulo ou incrédula: É melhor ir para o céu sozinho do que para o inferno acompanhado. Ex: Cristã que casou com incrédulo.

6 - Não te cases sem a aprovação de DEUS, das famílias envolvidas e da Igreja.

7 - Não te cases por causa da idade.

8 - Não te cases por causa de oportunidade.

9 - Não te cases sem amor total e mútuo.

Dt 6.5 Amarás, pois, ao Senhor teu DEUS de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.

FORTALECENDO O LAR CONTRA OS ATAQUES DO MAL

QUAL O PAPEL DO PAI HOJE? 

Há em andamento um verdadeiro processo de destruição da família. Esse processo tem origem em tempos remotos, quando se desencadeou uma rebelião contra DEUS, o criador de todas as coisas, inclusive do homem e da família. Esta ação é acima de tudo diabólica. As forças do mal, movimentadas pelos agentes espirituais da maldade, estão procurando destruir tudo o que foi feito para a felicidade do homem. Para destruir a família, o inimigo do lar tem suas estratégias.

Primeiro, procura descaracterizar a instituição familiar, dizendo que esta não passa de uma "invenção burguesa", num jargão típico da filosofia comunista, materialista (Aliás já fora de moda em seus países de origem). Depois, as forças do mal procuram desacreditar tudo o que constitui a estrutura familiar. Nesse contexto, já há quem diga que filho não precisa de pai e de mãe. Basta ter reprodutores. A figura do pai é diminuída, para que desapareça o papel do líder da família. Aliás, a Constituição brasileira, em um de seus artigos, já estipula que o pai e a mãe estão em pé de igualdade, no relacionamento familiar, de modo que não existe mais o "Chefe de Família", ou seja, o líder do grupo familiar. Certo psiquiatra, num jornal, disse: "O pai do passado era autoritário, o do presente é uma figura decorativa e o do futuro não existirá".

Segundo aquele estudioso, isso revela o fim da família tradicional (Pai, mãe, filhos, todos vivendo sob o mesmo teto). Pai e mãe são elementos fundamentais para a existência da família. Desaparecendo um, deixará de existir ou outro. O que o modernismo-relativismo prega é o fim da família. É o fim da pessoa do pai, como líder do grupo social do lar. O liberalismo entende que não se deve adotar normas de convivência social, entre pais e filhos. Cada um precisa fazer o que bem entende, com liberdade ou libertinagem sem limites. Nada de normas, de proibições, de doutrina, de limites, exceto ocasionalmente, quando algo grave estiver acontecendo ou por acontecer.

Sob a orientação hedonista, o que vale é o prazer. Se os adolescentes querem fazer sexo, basta usar "a camisinha". Mais do que isso é moralismo. E ninguém melhor que o pai para orientar e cobrar obediência aos princípios éticos e morais. Se o pai desaparece, e em seu lugar, surge apenas o "reprodutor", o amante descompromissado, que só pensa em ter prazer sexual, como fica a autoridade sobre os filhos? Para responder a essas questões, temos que nos voltar para o projeto original, previsto por DEUS, para a vivência e convivência do homem sobre a terra. Primeiro, é necessário que haja pai, mãe e filhos, unidos sob os princípios norteadores da criação e desenvolvimento da família. Os pais devem amar seus filhos e criá-los na "doutrina e admoestação do Senhor", conforme a Bíblia (Efésios 6.4).

O pai deve ser o sacerdote do lar, cuidando da vida espiritual e moral de seus filhos; deve ser o exemplo da família (Tiago 2.12); deve ser o amigo e companheiro dos filhos, dando-lhes afeto e segurança; deve ser o vigia de seu lar, contra os lobos devoradores que, travestidos de simpáticos conselheiros, querem a destruição do lar, do casamento, da família. Se não existir pai e mãe, não existirá família. Poderá haver "fábrica" de "produtos humanos"", produzidos nas empresas de "produção independente", tão ao gosto do diabo, atendendo aos sentimentos egoístas e hedonistas dos que não conhecem a DEUS. A família nunca acabará, ainda que continue a sofrer o ataque diabólico dos que só pensam no imediatismo egoísta.

Está de pé a proposta de DEUS: "PORTANTO, DEIXARÁ O HOMEM PAI E MÃE, E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E SERÃO OS DOIS UMA SÓ CARNE" (Gênesis 2.24). PERGUNTA DO DIA : VOCÊ, QUE É PAI, JÁ DISSE PARA SEU FILHO OU SUA FILHA, ESTA SEMANA: EU AMO VOCÊ?

Pr. Elinaldo Renovato de Lima

A inversão de valores.

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína” (1 Tm 6.9)

A Bíblia identifica a busca insaciável e avarenta pelas riquezas como idolatria, a qual é demoníaca (cf. 1Co 10.19,20; Cl 3.5). Por causa da influência demoníaca associada à riqueza, a ambição por ela e a sua busca freqüentemente escravizam as pessoas (cf. Mt 6.24).

OS INGREDIENTES PREDILETOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A mídia em geral, tanto cinemas, como vídeo games, Internet, como a televisão, na maior parte dos programas, exalta a pecaminosidade. O adultério, a prostituição, as práticas sexuais ilícitas e a violência são exaltadas e apresentadas como coisas muito naturais. A traição, a infidelidade conjugal, são o "prato do dia" dos programas, dos filmes e das novelas da tevê. Essas imundícies são jogadas pelo vídeo, na sala de estar, no quarto de dormir de muitos cristãos.

Sem dúvida, isso não é condizente com o ambiente espiritual que deve reinar no lar de um crente. - como se sentiria uma família que, assistindo programas imorais ou violentos, visse JESUS se apresentar no meio da sala - Ficaria feliz, satisfeita, tranqüila?

Os dez mandamentos do telespectador cristão - Autor Desconhecido

01. Amarás ao Senhor teu DEUS acima de todas as páginas da internet e de todos os desenhos, shows, jornais, piadas, novelas e filmes de televisão.

02. Não farás da imagem do vídeo um outro deus diante do Senhor. Não adorarás seus artistas, nem exibirás seus pôsteres em tua casa, pois teu DEUS é DEUS zeloso e sentir-se-á enciumado.

03. Não tomarás o nome do Senhor teu DEUS em vão, como fazem, a todo momento, os protagonistas das novelas.

04. Guardarás verdadeiramente seus dias para o Senhor. Não ficarás diante do aparelho na tarde de domingo, mas sairás para visitar alguém que necessite de oração, conforto e estímulo.

05. Honra o culto doméstico com tua família para que teus filhos aprendam o caminho do Senhor e se prolongue a vida espiritual deles. Não permitirás de forma alguma que a televisão impeça esta honra.

06. Não farás da televisão ou da internet a babá de teus filhos, nem permitirás que vejam televisão noite e dia, sem controle.

07. Não deixarás o aparelho de TV e nem de computador exibirem filmes indecentes ou cenas de adultério, para que essas coisas não fiquem em tua mente e te seduzam a esse pecado.

08. Não furtarás teu tempo diante da televisão ou do computador, deixando de cumprir com o teu dever.

09. Não dirás falso testemunho contra teu próximo, como fazem os participantes das novelas, nem farás uso de suas gírias e palavras inconvenientes citadas tanto na TV quanto na internet.

10. Não cobiçarás o modo de viver, de falar e de vestir dos artistas, nem os produtos que ali são anunciados. Não deixarás que essas coisas determinem tua conduta, nem o teu alimento.

Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

O volume de dados, de imagens e informações é tão grande que não dá tempo para serem "digeridos" ou avaliados corretamente. Muitos, sem perceber, estão sendo influenciados de modo marcante em sua vida espiritual, emocional, familiar, conjugal e sentimental, pelo poder da mídia televisada e da internet.

COMO DEVEMOS USAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

1- Seja Um Exemplo No Uso Dos Meios De Comunicação. Se Quisermos Que Nossos Filhos Sejam Preservados Dos Malefícios Gerados Pelos Meios De Comunicação De Massa, Devemos Ser Um Exemplo No Uso Destes.

2- Seja Seletivo E Crítico. Selecione Os Programas Que Podem Ser Vistos Por Você E Por Sua Família Sem Ferir Os Princípios Cristãos "Examinai Tudo. Retende O Bem" ( 1Ts 5.21)

3- Seja Rigoroso Quanto Ao Horário Do Culto Doméstico. Nada Deve Substituir O Horário Do Culto Doméstico, O Lar Deve Funcionar Como Uma Igreja

A formação da personalidade na criança é quádrupla.

a) Formação cristã. Concerne à doutrina cristã (Ef 6.4);

b) Formação social. Concerne à disciplina cristã;

c) Formação moral. Concerne ao caráter cristão;

d) Formação intelectual. Concerne à escolarização.

A FAMÍLIA Cooperando com a Igreja - DEVERES

DA IGREJA PARA A FAMÍLIA - ORAR, VISITAR, REALIZAR EVENTOS ESPECÍFICOS PARA A FAMÍLIA, ACONSELHAR.

DA FAMÍLIA PARA COM A IGREJA - MANTER O PADRÃO BÍBLICO PARA A FAMÍLIA, FREQÜENTAR OS CULTOS REGULARMENTE, ENTREGAR OS DÍZIMOS E AS OFERTAS, DAR UM BOM TESTEMUNHO.

10 MANDAMENTOS PARA OS PAIS

01. Cultivar o amor crescente, paciente e eterno.

02. Considerar o cônjuge como presente de DEUS, propondo estar ao seu lado, honrá-lo, amá-lo, até que a morte o separe, sendo exemplo para os filhos.

03. Cuidar para que o seu cônjuge não tenha aborrecimentos, evitando fervilhar sua mente com coisas corriqueiras e banais que para nada servem a não ser para tirar a paz, a estabilidade, e trazer irritação, o ódio e as tensões. Isso é terrível para os filhos, que vêm os pais em conflito sem necessidade.

04. Cuidar do lar com afinco. Suprir as suas necessidades, marcar a presença no mesmo de tal forma que ela seja sentida quando houver uma distância entre os cônjuges. Isso é muito importante, pois um dos maiores problemas, nos lares, são os pais "ausentes", não só fisicamente, mas, sobretudo emocionalmente. Pais que não se comunicam com os filhos, que dão mais valor a ficar diante da TV do computador ou dos jornais, dos jogos, dos amigos, do que do lar. Um psicólogo disse que a "ausência" do pai, dando lugar a uma mãe super-protetora, junto a um filho, pode contribuir para o homossexualismo masculino.

05. Policiar as conversas com outras pessoas, sabendo de antemão que as coisas íntimas do relacionamento conjugal são propriedade exclusivamente dos cônjuges e não interessa a outras pessoas sabê-las, até mesmo parentes. De fato, conhecemos casos de pessoas, principalmente mulheres, que saem nas casas, contando seus problemas íntimos. Depois, surgem comentários desabonadores, que chegam ao conhecimento do cônjuge, aumentando os conflitos. Os filhos também sentem-se ofendidos, por saber que estranhos têm conhecimento do que se passa no seu lar.

06. Participar totalmente do relacionamento íntimo, pois este relacionamento é Dom de DEUS à criação e DEUS requer pureza, honestidade, e amadurecimento de ambos. Um casal precisa ter não só confiança, mas intimidade espiritual, emocional e física, ou seja, sexual, que deve ser desfrutada da melhor maneira possível, como fator de união e estabilidade entre si.

07. Desenvolver atitudes que demonstrem que o cônjuge a cada dia sinta-se amado, preferido e muito querido. As atitudes de um para o outro são muito valiosas, quando sinceras e leais. Um esposo deve dizer sempre palavras agradáveis, carinhosas e afetivas para a esposa. Esta, da mesma forma, deve esforçar-se para demonstrar carinho e afeto para com o esposo. Isso é como aguar a planta do amor todo o dia, e serve de exemplo para os filhos.

08. Cultivar uma recreação sadia, aproveitando as oportunidade que o tempo propiciar. A recreação é vital para um entrosamento crescente e fortalece o companheirismo. Muitas pessoas dizem que não tem tempo para o lazer, para a recreação. De fato, hoje, é muito difícil desenvolver momentos de lazer com a família. Mas é preciso planejar e encontrar momentos de descontração, de entretenimento para com os filhos e o próprio casal. Um passeio no fim de semana, uma visita a um parque de exposições, uma ida ao shopping, uma visita a pessoas amigas, tudo isso pode quebrar a rotina do lar, com ótimos resultados emocionais para os pais e os filhos.

09. Manter o espírito familiar. Considerar os parentes de ambos os cônjuges e amá-los. Tratá-los com dignidade. Despertar a fraternidade e semear a união entre os mesmos. Conhecemos casos em que o casal vive infeliz, porque um dos cônjuges não considera os sogros, tratando-os com desprezo e falta de respeito. Com isso, o coração do outro fica ferido, causando problemas de relacionamento. E mau exemplo para os filhos.

10. Manter uma vida plena de comunhão com DEUS. Orando juntos, ensinando os filhos trilhar nos caminhos retos. Enfim, viver... O zelo pela parte espiritual , no lar, é fundamental para um viver feliz. Sem DEUS, o lar pode ser minado pelas forças do mal, que se materializam através das drogas, dos vícios, da prostituição, da desunião, da contenda, da disputa pelo poder, do ciúme, e de tantos males que atacam a família. Só com a presença do ESPÍRITO SANTO no lar é possível enfrentar os desafios de um mundo materialista, hedonista, e relativista, em que vivemos. O culto doméstico é indispensável para a união da família. É bom dizer como Josué: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor". (Extraído e adaptado por Pr. Elinaldo Renovato de Lima)

ATAQUES DE SATANÁS ATRAVÉS DA NA TV

Mensagens subliminares são passadas aos telespectadores incautos como é o exemplo de filmes da Disney, comerciais, filmes e principalmente novelas recheadas de pornografia, adultérios, prostituições, lesbianismo, homossexualismo, violência, ódio, inimizades e toda sorte de males.

Conselhos práticos:

Nunca coloque TV ou Computador no quarto, a TV e o computador devem sempre estar em local onde passam pessoas, principalmente responsáveis (assim estarão vendo o que se está assistindo e/ou acessando).

Veja o tipo de joguinho que seu(a) filho(a) está ocupando seu tempo. Procure colocar horário nas atividades tecnológicas. Nunca sem intervalos de pelo menos 1 hora. Cuidado com fones de ouvido. Cuidado com jogos que premiam más ações. Novelas todas estimulam sexo, adultério, mentira, trans-sexualidade. Filmes, quase todos estimulam erotismo, vingança e violência.

A preocupação com a programação é grande, porém sem resultados práticos:

A nossa Constituição dedica um capítulo a este assunto e se preocupa em que os meios de comunicação não fiquem nas mãos de uma ou poucas pessoas (objetivo que, entretanto, é, por enquanto, ainda apenas um sonho) (artigo 220, § 5º), que a propriedade de empresas jornalísticas e de radiodifusão fiquem, majoritariamente, nas mãos de brasileiras (artigo 222) e que a produção e programação das emissoras de rádio e televisão atendam a alguns princípios, em especial a preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, bem como a promoção da cultura nacional e regional (outros objetivos que ainda não se verificam na realidade) (artigo 221).

OBS:  Como afirma o pastor Samuel Câmara, da Assembléia de Deus de Belém/PA e presidente da Rede Boas Novas, a maior rede de TV evangélica do Brasil: "…Tecnicamente, a TV brasileira está entre as melhores do mundo. Falando de conteúdo da programação, contudo, é uma das piores do mundo. Ela desrespeita seus objetivos legais de informar, divertir e educar a sociedade.…" (Carlos FERNANDES. A televisão é um ministério. Eclésia, ano VII, nº 77, maio 2002, p.22). (www.escoladominical.com.br- Prof.Caramuru)

SOBRE O BIG BANG LARGAMENTE ESTUDADO E CRIDO NAS ESCOLAS E FACULDADES PARA CONFUNDIR OS CRENTES:

O ilustre divulgador da teoria do Big Bang, Doutor Hawking afirma o seguinte sobre tal tese: “Se encontrarmos a resposta para isso teremos o triunfo definitivo da razão humana; porque, então, teremos atingido o conhecimento da mente de Deus”. Ou seja, um dos mais brilhantes cientistas, defensor da idéia do Big Bang, teve a humildade de deixar o assunto em aberto, mas o jornalista concluiu o que nem os cientistas ainda concluíram – QUE O BIG BANG É FATO! As revistas, de modo geral, argumentam a favor e contra essa teoria, ainda não há um consenso.

O site <www.ChristianAnswers.Net/portuguese> relata alguns fatos interessantes a respeito do tema, vejam: Os Criacionistas sustentam que no princípio Deus falou e a Terra surgiu -- ele ordenou e os céus se firmaram (Sl. 33.9)! Todas as milhares de estrelas apareceram repentinamente e sobrenaturalmente no espaço. As Escrituras não indicam uma explosão, embora o universo deva ter experimentado uma entrada repentina, "explosiva" de energia ordenada. Talvez alguns dados astronômicos que pareçam apoiar a teoria do big bang, tais como radiações infravermelhas e residuais, precisem, pelo contrário, ser encarados como evidências de uma criação rápida. Uma primeira variação secular da teoria do big bang fazia referência a um big bang "inflacionário", sugerindo que o universo teria se desenvolvido e amadurecido muito rapidamente em seus primeiros instantes. Nessa teoria particular, a ciência secular parece ter tomado um passo na direção criacionista. Maiores progressos devem ser de interesse nessa área de teoria e pesquisa. O big bang como é entendido hoje é uma teoria inadequada. Há muitos problemas fundamentais que raramente são mencionados na literatura popular.

TEORIAS

CRIACIONISMO - DEFINIÇÃO - Verdade bíblica incontestável que afirma que DEUS criou todas as coisas. FILOSOFIA MORAL - Assim como o Universo possui leis, o homem possui princípios universais pelos quais deve viver.

NATURALISMO - DEFINIÇÃO  - Ensina que a vida surgiu ao acaso, através de uma colisão de átomos, evoluindo para a vida humana. FILOSOFIA MORAL - A conduta humana baseia-se na satisfação dos instintos biológicos. Não há princípios éticos universais; tudo é relativo.

Somente as Escrituras, a inerrante e completa Palavra de DEUS, têm a única e mais lógica explicação para a origem do Universo. Negar a existência de um plano elaborado e executado por um Criador onisciente, onipotente e onipresente é negar a própria lógica do Universo, estudada pela Astronomia, pela Física, pela Química e por outras ciências correlatas. Cumpre-se o que assegura, de modo eloqüente, a Palavra de DEUS: "Os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Sl 19.1). Ver também Pv 3.19; Is 42.5; 45.12,18.

- O conjunto de tudo quanto existe, incluindo-se a Terra, os astros e as galáxias, evidencia um Criador.

- A grandeza do Universo atesta a existência de um Criador Todo-Poderoso, mesmo que para a falsa ciência isso pareça inadequado.

- A Bíblia, a revelação especial, e o Universo, a revelação geral, confirmam que o cosmos foi criado de modo organizado, e não caótico.

- "Não devemos opor ciência e religião; mas ciência de má qualidade com de qualidade superior" (Charles Cólon).

- A verdadeira ciência defende o fato de o Universo ter sido projetado e criado por um Ser Inteligente.

- "O criacionismo tem sobrevivido às leis científicas a que tem sido submetido, por não contrariar as leis naturais."

CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO LARGAMENTE ESTUDADA E CRIDA NAS ESCOLAS E FACULDADES PARA CONFUNDIR OS CRENTES: A evolução é o ponto de vista predominante, proposto pela comunidade científica e educacional do mundo atual, em se tratando da origem da vida e do universo. Quem crê, de fato, na Bíblia deve atentar para estas quatro observações a respeito da evolução

(1) A evolução é uma tentativa naturalista para explicar a origem e o desenvolvimento do universo. Tal intento começa com a pressuposição de que não existe nenhum Criador pessoal e divino que criou e formou o mundo; pelo contrário, tudo veio a existir mediante uma série de acontecimentos que decorreram por acaso, ao longo de bilhões de anos. Os postulantes da evolução alegam possuir dados científicos que apóiam a sua hipótese.

(2) O ensino evolucionista não é realmente científico. Segundo o método científico, toda conclusão deve basear-se em evidências incontestáveis, oriundas de experiências que podem ser reproduzidas em qualquer laboratório. No entanto, nenhuma experiência foi idealizada, nem poderá sê-lo, para testar e comprovar teorias em torno da origem da matéria a partir de um hipotético “grande estrondo”, ou do desenvolvimento gradual dos seres vivos, a partir das formas mais simples às mais complexas. Por conseguinte, a evolução é uma hipótese sem “evidência” científica, e somente quem crê em teorias humanas é que pode aceitá-la. A fé do povo de DEUS, pelo contrário, firma-se no Senhor e na sua revelação inspirada, a qual declara que Ele é quem criou do nada todas as coisas (Hb 11.3).

(3) É inegável que alterações e melhoramentos ocorrem em várias espécies de seres viventes. Por exemplo: algumas variedades dentro de várias espécies estão se extinguindo; por outro lado, ocasionalmente vemos novas raças surgindo dentre algumas das espécies. Não há, porém, nenhuma evidência, nem sequer no registro geológico, a apoiar a teoria de que um tipo de ser vivente já evoluiu doutro tipo. Pelo contrário, as evidências existentes apóiam a declaração da Bíblia, que DEUS criou cada criatura vivente “conforme a sua espécie” (1.21,24,25).

(4) Os crentes na Bíblia devem, também, rejeitar a teoria da chamada evolução teísta. Essa teoria aceita a maioria das conclusões da evolução naturalista; apenas acrescenta que DEUS deu início ao processo evolutivo. Essa teoria nega a revelação bíblica que atribui a DEUS um papel ativo em todos os aspectos da criação. Por exemplo, todos os verbos principais em Gênesis 1 têm DEUS como seu sujeito, a não ser em 1.12 (que cumpre o mandamento de DEUS no v. 11) e a frase repetida “E foi a tarde e a manhã”. DEUS não é um supervisor indiferente, de um processo evolutivo; pelo contrário, é o Criador ativo de todas as coisas (Cl 1.16).

INTERAÇÃO

Professor, na lição de hoje estudaremos a respeito de alguns ataques que as famílias vêm enfrentando na  atualidade. Tais investidas são lançadas por Satanás, o arqui-inimigo da família. O Diabo tem como intento matar, roubar e destruir e ele tem conseguido realizar os seus propósitos. Como "sal" e "luz" deste mundo precisamos anunciar a CRISTO, aquele que possui todo poder para destruir as obras do Maligno. A Igreja do Senhor JESUS CRISTO, a "coluna e firmeza da verdade" (1 Tm 3.15), deve lutar para que os princípios éticos fundamentais da família sejam preservados, pois somente assim não pereceremos sob os ataques do mal, antes, glorificaremos a DEUS.

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

Analisar a posição do Estado na educação dos filhos.

Acautelar-se das propostas sociais para destruir a família.

Saber como podemos vencer a filosofia mundana que é imposta sobre a família.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, para introduzir a lição sugerimos que você promova um  debate em classe. Proponha à classe as seguintes questões: "O  Estado deve intervir nas questões familiares?" "Qual  deve ser a posição do cristão diante de  leis  que vão contra os princípios bíblicos?"

O debate é um valioso método de aprendizagem, pois favorece a participação dos alunos, tornando a aula mais dinâmica e interativa. Ele também ajuda a descobrir qual é o conhecimento prévio do aluno a respeito de  determinado tema. Ouça os alunos com atenção e faça as considerações que achar necessárias. Conclua lendo a verdade prática da  lição.

Ataque - Nessa lição significa as muitas estratégias e investidas do Diabo contra as famílias.

Lição 4 - A família sob ataque III

Efésios 5.1-6

I. OS ATAQUES DO INIMIGO

1. O ataque do inimigo na mente das crianças

1.1. O ensino materialista está sendo aplicado às crianças na escola

            . Influenciado pelo materialismo

            . Influenciado pelo ateísmo

            . Influenciados pela filosofia evolucionista

1.2  . A atitude dos pais contra os ataques do inimigo na mente das crianças

. Os pais devem levar os seus filhos aos pés do Senhor

. Os pais não devem negligenciar a educação de seus filhos

1.3  . A ajuda da igreja para que as crianças não sejam contaminadas em sua mente

. A igreja ajuda os pais, oferecendo uma educação espiritual de valor

2. O ataque do inimigo para que o lar não tenha disciplina

2.1. O que é disciplina

            . É toda ação instrutiva

            . É toda ação discipuladora

2.2. Existem, da parte do mundo, questionamentos quanto a aplicação da disciplina no lar

2.3. A disciplina segundo a Palavra de Deus

            . Livra a criança da morte (Pv 23.13,14)

. Os pais devem educar seus filhos na Palavra do Senhor e os filhos obedecer

. Os pais devem ser prudentes ao mostrar a disciplina aos seus filhos

3. O ataque do inimigos levando falsos ensinos bíblicos às famílias

3.1. Novas teologias que agridem a mensagem bíblica (Ef 5.6)

            . Atacam a Igreja e às famílias

3.2. Devemos continuar a crer que a Bíblia é divinamente inspirada por Deus (2Tm 3.16)

3.3. Firmemo-nos no que a Bíblia diz: Jesus é o caminho (Jo 14.6)

3.4. Segredos de vitória para a família

            . Estudar a Bíblia

            . Obedecer ao estudo da Bíblia

II. ATITUDES MUNDANAS PARA DESTRUIR A FAMÍLIA

1. O mundo abandona os seus filhos

1.1. Pais que abandonam seus filhos

            . É uma forma monstruosa de desrespeito à vida

2. A visão da Família em relação ao filhos

2.1. Os filhos são herança do Senhor

2.2. Objetivos dos pais para com os filhos

            . Cuidar

            . Educar

            . Conduzir ao Senhor

3. O mundo desrespeita seus pais

3.1. O ato de honrar os pais sempre foi apreciado por Deus (Mt 19.19; Lc 18.20; Ef 6.2)

3.2. Há muitos filhos que se esquecem de seus pais quando estes estão velhos

4. O mundo aceita e se cala diante do secularismo

4.1. O que faz os secularismo

. Ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos

. Diz que: O homem e somente o homem é a medida de todas as coisas

4.2. Há grande influência sobre muitas famílias

            . Influenciadas pela mídia para viverem de forma materialista e hedonista

4.3. A atitude cristã em resposta ao secularismo

. Devemos ser santos em toda a nossa maneira de ser (1Pe 1.15,16)

            . Somos luz e sal da terra (Mt 5.13,14)

III. O CUIDADO CONTRA A FILOSOFIA MUNDANA E A PORNOGRAFIA

1. Como vencer a tentação aos apelos pornográficos (Ef 5.3)

1.1. Observar a Palavra de Deus  (Sl 119.105)

            . Observando a Palavra o crente terá pureza no seu coração (Sl 119.9-11)

            . Ao observar, estaremos vencendo os ‘ardis de Satanás’ (Ef 6.10-20)

1.2. Lembrar que somos Templo do Espírito Santo (1Co 6.18-20)

            . Devemos buscar a santificação para vencermos o inimigo (Hb 4.12; 1Pe 1.15)

1.3. Ter um propósito firme em não se envolver com tal prática (Sl 101.3)

            . A pornografia é uma atitude pecaminosa contra a santidade do corpo

            . A pornografia é uma atitude pecaminosa contra o próprio Deus

1.4. Ser um guardião dos princípios éticos fundamentais da família (1Tm 3.15)

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PB. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

Lição 4 - A família sob ataque IV

INTRODUÇÃO

Temos observado como nunca, como a família instituída por Deus tem enfrentado ataques ferrenhos da parte do maligno com os seus instrumentos que descaradamente não poupam aquilo que é sagrado, como é o caso da mídia que propaga de forma sorrateira o homossexualismo a bigamia e a poligamia sem se falar do adultério aborto tendo em suma a cultura da morte.

I – OS INIMIGOS DA FAMÍLIA

1 - Homossexualismo

- O Movimento Gay anti-homofobia, uma estratégia satânica para arrastar Homossexuais para a Perdição e desviar suas atenções do grande Amor de Deus. Sobre os assuntos que dizem respeito aos movimentos pró-aborto e pró-homossexualismo, disto já tratamos em outro artigo que escrevemos: Aborto e o Homossexualismo. E as pessoas devem fazer a correta e cristalina distinção do que Deus pensa sobre o Homossexualismo, sobre o Aborto e o que Deus afirma a respeito do seu grande amor para com os homens.

- O movimento anti-homofobia está cheio de maléficas armadilhas psicológicas a fim de buscar tragar e prender os pensamentos e os afetos dos homossexuais na tentativa de fazer com que eles se identifiquem com esse movimento do diabo, e acreditem que suas inclinações homossexuais teriam alguma coisa a ver com esse tal movimento militante homossexual do inferno. Na realidade, porém, o movimento anti-homofobia não tem nada que preste aos interesses de homens e de mulheres homossexuais, sua real finalidade é ideológica e política, transformando os homossexuais que a esse movimento aderem em simples e maleável massa de manobra. Mas Deus está com sua mão estendida para ajudar e salvar os homossexuais, os quais, assim como todos os homens, necessitam do amor de Deus.

-  A visão de Deus que os militantes do movimento anti-homofobia buscam passar para todos os homossexuais não corresponde, em nada, com o que Deus diz de si próprio. Deus não é um tirano, insensível e muito menos um Deus que tenha prazer na morte de ninguém, muito pelo contrário. Deus convida todos os homens, independentemente de qualquer condição, a conversar com ele, a dialogar com ele, a fim de que haja a reconciliação do homem com esse Deus de amor e de bondade imensuráveis. E esta reconciliação se dá pelo Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Como está escrito: “Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei,” (Ezequiel 18:32)

2 – Bigamia x poligamia

- Numa famosa comparação, que envolvia várias centenas de sociedades em meados do século XIX, George Murdock descobriu que a poligamia – que permitia que um homem ou uma mulher tivessem mais de um cônjuge - era permitida em mais de 80 por cento delas. Existem dois tipos de poligamia: a poligênica, na qual um homem pode ser casado com mais de uma mulher ao mesmo tempo; e a poliandra, muito menos comum, na qual uma mulher pode ter simultaneamente dois ou mais maridos. [Anthony Giddens, Sociologia, 5ª edição, F. C. Gulbenkian, 2007, Lisboa, pág. 175]. Desde o Gênesis, vemos a monogamia como o modelo de união arquitetado por Deus para o casamento e a formação da família (Gn 2.24). A questão de poligamia na Bíblia é bem interessante porque a maioria das pessoas enxerga poligamia como imoral, apesar de que não podemos encontrar nenhuma passagem que explicitamente condena tal ato. O primeiro exemplo de poligamia / bigamia na Bíblia foi Lameque em Gênesis 4.19: “E tomou Lameque para si duas mulheres…” Vários homens importantes na Bíblia eram polígamos. Abraão, Jacó, Davi, Salomão e outros tinham várias mulheres. Em 2 Samuel 12.8, Deus, falando através do profeta Natã, disse que se as esposas e concubinas de Davi não fossem suficientes, Ele teria providenciado ainda mais para Davi. Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas (esposas de um status inferior) de acordo com 1 Reis 11.3 [Leia Mais em gotquestions.org].

-  A poligamia torna-se comum. O Antigo Testamento descreve a poligamia e as suas tragédias na vida de Jacó (Gn 29.21-23,28-31; 30.1-10) e na dos reis de Israel (1 Rs 11.4,7-9). Mesmo quando permitiu poligamia, a Bíblia apresenta monogamia como o plano que mais se conforma com o plano ideal de Deus para o casamento. A Bíblia diz que a intenção original de Deus era para que um homem fosse casado com uma só mulher: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher (não mulheres), tornando-se os dois uma só carne (não várias carnes)” (Gn 2.24). Enquanto Gênesis 2.24 está descrevendo o que o casamento é, ao invés de quantas pessoas estão envolvidas, o uso consistente do singular deve ser destacado. Em Deuteronômio 17.14-20, Deus disse que os reis não deviam multiplicar esposas (ou cavalos ou ouro). Enquanto isso não pode ser interpretado como um comando para que os reis fossem monogamistas, ainda pode ser entendido que ter várias mulheres causa problemas. Isso pode ser visto claramente na vida de Salomão (1 Rs 11.3-4).

3 – A poligamia em o Novo Testamento

- Em o Novo Testamento, a poligamia é condenada por Jesus e pelo apóstolo Paulo. No Novo Testamento, 1 Timóteo 3.2,12 e Tito 1.6 dá “marido de uma só esposa” como uma das qualificações para liderança espiritual. Há certo debate em relação ao que essa qualificação significa [Leia http://www.gotquestions.org/Portugues/marido-uma-esposa.html]. A frase pode ser traduzida literalmente como “homem de uma mulher só”. Se esta frase está ou não se referindo exclusivamente à poligamia, de forma alguma pode um polígamo ser considerado “marido de uma só esposa”. Mesmo que essas qualificações sejam especificamente para posições de liderança espiritual, elas devem ser adotadas igualmente por todos os Cristãos. Não devem todos os Cristãos ser “irrepreensível…temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento...” (1 Tm 3.2-4)? Se somos chamados a ser santos (1 Pe 1.16), e se esses padrões são santos para os presbíteros e diáconos, então esse padrões são santos para todos. Efésios 5.22-23, uma passagem que fala do relacionamento entre maridos e esposas, quando se refere a um marido (singular) também se refere a uma esposa (singular). “...porque o marido é o cabeça da mulher (singular)… Quem ama a esposa (singular) a si mesmo se ama. Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher (singular), e se tornarão os dois uma só carne... cada um de per si também ame a própria esposa (esposa) como a si mesmo, e a esposa (singular) respeite ao marido (singular)”. Enquanto uma outra passagem paralela, Colossenses 3.18-19, refere-se a maridos e esposas no plural, é bem claro que Paulo está se dirigindo a todos os maridos e esposas entre os crentes de Colosso; ele de forma alguma está afirmando que um marido pode ter várias esposas. Em contraste, Efésios 5.22-33 está descrevendo especificamente o relacionamento matrimonial. Se poligamia é permitido, toda a ilustração do relacionamento de Cristo com o Seu corpo (a igreja), e o relacionamento do marido com sua mulher, cai aos pedaços [Leia Mais em gotquestions.org].

(Lições Bíblicas –  Jovens e Adulto CPAD) 2º Trimeste – 2013-  A Família Cristã no século XXI - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo; Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima.

II - A PROPOSTA FARAÔNICA CONTRA A FAMÍLIA

...Que só os homens fossem adorar ao Senhor. (Êx 10:7).

- Nos dias de Moisês o tirano Faraó lançou uma proposta contra atacando a família, pois segundo a vontade dele é que somente os Hebreus da parte masculina fossem liberados para adorar ao Senhor (Ex 10:7). O inimigo é sutil e tenta a qualquer custo privar a nossa família de adorar ao Senhor, embora esteja escrito, “somente ao Senhor Adorarás...” Preciso urgentemente rever nossos conceitos familiares e aprimorarmos mais e mais a nossa conduta diante do criador pelo qual temos como o nosso Pai, Criador e Senhor das nossas vidas para que não venhamos, com a nossa família, sermos presa fácil de Satanás. Nada melhor do que seguirmos o exemplo do servo de Deus, Moisés! A posição desse abnegado homem de Deus ainda é um referencial para principalmente os chefes de família, ou seja, o cabeça que é o homem que estão como protetores, por sua vez, dos demais membros familiar. Observe que Moisés não aceitou, pois todos devem ter liberdade para adorar e servir ao Senhor. Não é só uma classe de pessoas, mas todos, homens, mulheres, jovens e crianças são convocados para adorar ao Senhor. Moisés não teve dois tipos de resposta, o seu NÃO foi uma resposta direta para aquele soberano do Egito. Toda a nação tinha que participar da festa. Da criança até o idoso. Faraó queria a qualquer custo neutralizar a ordem dada a Moisés, motivando a partirem somente os homens, ficando os mais velhos, as mulheres e as crianças. Faraó insinuou que estes últimos encontrariam sérias dificuldades de permanecerem por longos dias no deserto. Faraó a essa altura, já sabia que não podia contar muito com os seus conselheiros, pois vieram até ele e informaram que o Egito estava quase todo destruído. Por causa disso, seus conselheiros recomendavam a Faraó deixar partir todo aquele povo. Esses conselheiros tinham tomando uma decisão realista e muito sábia naquela ocasião, pois diante da situação que se encontrava aquela nação, o povo não estava mais suportando os castigos enviados por Deus. Não diferencia em nada dos dias em que estamos vivendo, pois o Diabo só muda de personagem e nome, porém, o espírito maligno é o mesmo. Que Deus nos ajude e nos conceda mais da sua graça e proteja as nossas famílias. O que não tem faltado é instrumentos para o inimigo usar, pois os Faraós estão poraí...

III – A POLÊMICA LEI DA PALMADA

- Lei da Palmada é o nome dado pela imprensa brasileira ao projeto de lei que visava proibir o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis ou degradantes na educação de crianças e adolescentes. A lei conhecida como "Lei da Palmada" gerou polêmica devido à aceitação cultural do castigo físico a crianças e adolescentes pelos pais. O principal argumento contra a Lei é a intervenção do Estado em assuntos privados, como a educação de crianças em casa. Para essa questão consideremos alguns pontos importantes que são:

1 -  A questão democrática- Ora, se estatísticas possuem algum valor nessa discussão, então ela indica duas coisas importantes: a primeira é que as estatísticas indicam que a maioria da população é contra esta lei, a Datafolha concluiu que 54% das pessoas ouvidas são contrárias à aprovação do projeto; 36% são a favor, em outra instituição de pesquisa 64,04 % são contra e apenas 32,02 a favor, a segunda é que a ausência de castigo físico não é a solução para a diminuição da violência já que 72% dos entrevistados que alegaram ter apanhado dos pais, apenas 58% destes bateram alguma vez em seus filhos. Visto por este prisma, conclui-se que a garotada está apanhando cada vez menos. Mas o que nós temos visto é um aumento da violência, ano após ano. Há uma ausência de referenciais de autoridade na sociedade em geral e entre os jovens e adolescentes em particular. São crianças que batem em professores, que batem nos pais e que enfrentam a polícia, sem punição alguma. Creio que o ECA está sendo mal interpretado. Estamos vivendo a ditadura dos direitos. A imagem de cidadania que estamos construindo para essa geração está distorcida. Transformou-se em um conceito unilateral, onde o jovem enxerga apenas diretos e nunca deveres!

2 - A questão da ética -E por falar em direitos, percebemos outra contradição com as políticas públicas do PT, posto que ao mesmo tempo em que o governo quer impor uma lei sob a alegação de proteger os diretos das crianças e adolescentes da tirania e da violência dos adultos, este mesmo governo tenta aprovar um projeto de lei para legalizar o aborto. Ora, o que é pior, dar palmadas na criança com o fito de corrigi-la ou matar uma que nem ao menos consegue expressar sua vontade? O critério do Governo parece levar a absurda conclusão de que quando é para corrigir seus filhos as mães estão proibidas, mas para matá-los estão liberadas! Cadê os direitos humanos nessa hora? Ah, para fetos não há direitos humanos! Na mentalidade de pessoas como a autora do projeto (que assume o aborto como direito da mulher), a criança no ventre não possui direitos, ou como alegam por aí, não é pessoa juridicamente protegida pelo Estado. Essa postura não é só contraproducente, mas é com todas as cores, o reflexo da hipocrisia de um governo que se afina pela filosofia do politicamente correto.

OBS: A correção ou não dos filhos é um direito da família, é ela e somente ela que deverá decidir a melhor forma de criá-los. Esse projeto, junto com outros do mesmo naipe, parece ser mais uma investida da deplorável política de controle estatal apresentada pelo Estado.

3 - A questão religiosa –A sabedoria popular é expressa de modo claro no livro sapiencial bíblico de Provérbios ao dizer “Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá” e “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” [Pv 13.24; 22.15; 23.13,14; 29.15]. A censura imposta pelo governo é um recado velado de que a família brasileira não é competente o bastante para educar seus filhos. A preocupação para com a violência infantil, apesar de legítima, não serve como argumento para generalizações superficiais. O espancamento de crianças e adolescentes é algo pontual e com certeza reprovado pela maioria esmagadora da população. Nenhum pai em sã consciência aprovaria o espancamento como forma de correção. Portanto, este projeto é inviável não só porque é arbitrário, mas porque seus argumentos estão construídos com base em premissas defeituosas. Isso não deixa de ser um ataque a família com roupagem pós-moderna.

Fonte: CACP | Divulgação: Midia Gospel

CONCLUSÃO

- A filosofia antifamília coloca em perigo a própria existência da humanidade. Na verdade, projetos de dominação política e de eugenia, desenvolvidos por organizações e instituições internacionais, levam os países a adotarem uma política de controle de nascimentos, onde a vida humana e os valores cristãos da família são ameaçados e destruidos. Com estratégias bem definidas, utilizando-se de eufemismos e meias-verdades os defensores da “cultura da morte” levam as pessoas e instituições desinformadas, apoiarem seus projetos de destruição da vida e da família. Devemos com muita cautela Levar às famílias, aos jovens e às pessoas em geral, informações sobre esses atentados à vida e à família, pois se  constitui um importante trabalho com o objetivo de evitar que pessoas, em sua boa fé, sejam levadas a colaborar com a “cultura da morte”.

Bibliografia

Bíblia de Estudo Palavra Chave (ARC)

Dicionário Online Fonte:

CACP | Divulgação: Midia Gospel

(Lições Bíblicas –  Jovens e Adulto CPAD) 2º Trimeste – 2013-  A Família Cristã no século XXI - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo; Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Lição 4 - A família sob ataque V

(Ef 5.1-6)

Introdução

            Sendo uma instituição criada por Deus, a família é alvo de ataques por parte do mundo e do Diabo. Por isso, é preciso entender de que forma ela pode se proteger contra estas afrontas. Estudaremos nesta lição quais os ataques que as famílias tem enfrentado e como o mundo materialista e hedonista tem ofendido a moral e a ética cristã.

I  - DEFINIÇÃO DO TERMO “ATAQUE”

            Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra ataque significa: “assalto, investida, agressão, ofensa, injúria, insulto”. Aplicando ao contexto da lição, o ataque refere-se a todo o investimento de Satanás por meio da educação, do sistema político, da religião, da sociedade sem Deus e etc (II Co 10.4-5; Cl 2.8; Tg 3.15).

II – OS MEIOS DE AFRONTAS DE SATANÁS CONTRA AS FAMÍLIAS

            O primeiro ataque ao casamento ocorreu no Éden. Ao longo dos tempos, o inimigo vem bombardeando continuamente à família de diversas maneiras. Essasociedade sem Deus, materialista e hedonista tem atacado as famílias de várias formas. Vejamos por onde a família é afrontada:

  • Através da infidelidade conjugal como algo normal. A vontade de Deus é que os cônjuges se amem mutuamente (Ef 5.25; Tt 2.4) fugindo da infidelidade (1 Co 6. 1 8).
  • Através da ausência de Deus no lar. Cada membro da família, deve tomar a decisão de servir ao Senhor, sem nunca descuidar-se do culto doméstico (Js 24.15);
  • Através da inversão de valores. Nesta sociedade corrompida e perversa (Fp 2.15) em que o mundo jaz no maligno (I Jo 5.19), não é de se estranhar que a humanidade viva uma inversão dos valores e dos padrões morais. Algumas famílias estão sendo destruídas por novelas iníquas, escritas e produzidas por pessoas distanciadas dos valores legitimamente cristãos, e pelas publicações que zombam da Palavra de Deus(Is 5.20).

III – A FAMÍLIA E OS CONSTANTES ATAQUES DE SATANÁS

            Desde a sua origem que a família tem sido alvo de constantes ataques do reino das trevas. Quer seja através da inversão dos valores, da música ou dos meios de comunicação. O diabo tem investido fortemente contra a“célula mãe” da sociedade, A FAMÍLIA. Vejamos, então, alguns desses ataques:

  • Música profana. A música exerce uma influência muito grande na vida do ser humano. Ela é uma arma tão poderosa que pode até influenciar no comportamento das pessoas. Sabendo disso, Satanás tem se utilizado da música com letras profanas e indecorosas induzindo as pessoas a um comportamento errado (Fp 4.8; Cl 3.16).
  • Pornografias e perversões.Éa representação, por quaisquer meios, de cenas ou objetos obscenos, destinados a serem apresentados a um público e também expor práticas sexuais diversas, com o intuito de despertar desejo sexual no observador, como por exemplo: revistas, filmes etc (Sl 101.3; I Co 6.12-19; Ef 5.3; Gl 5.19).
  • Na educação secular. O estado materialista e ateu sabe que é importante controlar as escolas. O Diabo sabe o quanto é imprescindível ter o controle do sistema educacional. Para tanto, procura promover educadores materialistas e ateus, dando-lhes, através da política, ou do sistema, diretores que não creem em Deus; professores que rejeitem a Bíblia, e escarneçam da fé cristã e dos bons usos e costumes (I Co 2.4; Tg 3.15).
  • Mídia e dos meios de comunicação. Não podemos negar a importância dos meios de comunicação para a sociedade moderna. No entanto, é notório que os meios de comunicação são mais utilizados à serviço do mal do que do bem. Através destes, a família tem sido bombardeada por uma verdadeira onda de pornografia e pornofonia através de diversos estímulos à práticas pecaminosas e diabólicas que tem o “poder” de modificar a visão das coisas com sua programação estimulando a infidelidade, o homossexualismo, o divórcio, a violência etc, trazendo prejuízos irreparáveis para a família (Mt 26.41; Hb 12.14).
  • Internet. Quase tudo hoje é possível fazer através da internet: ler, vender, comprar,  pesquisar etc. Quando bem utilizada, a internet pode até servir para o crescimento e edificação espiritual. No entanto, uma boa parte dos internautas encontram na internet a oportunidade de praticarem atos imorais, tais como: pedofilia, sexo virtual, acessar sites pornográficos etc (1 Co 6.18-20).

IV – A EDUCAÇÃO MATERIALISTA COMO UM DESAFIO PARA FAMÍLIA

            A educação centralizada no materialismo e inspirada no liberalismo social em seus discursos acadêmicos demagógicos tem como propósito descartar completamente a pessoa de Deus do contexto educacional da sociedade. Como cristãos precisamos investir  não só na educação secular de nossos filhos, mas também na educação cristã, que é essencial para vencermos o mundo. Eis alguns  males causados pela educação materialista:

  • Nega a existência de um Deus único e verdadeiro (Sl 14:1);
  • Tenta incutir na mente das crianças, adolescentes e jovens, um modelo de vida e pensamento contrário ao que as Escrituras nos oferece (Fl 4:8; 1 Tm 4:12);
  • Vê o cristianismo como um mal à  sociedade (Mt 11:28-30; Jo 14:1-6); (4) Procuram passar a ideia de que o mais importante é buscar conhecimento e capacitação sem precisar conhecer a Deus. Porém, esta “sabedoria” é diabólica e humana (1 Co 1:18-25; 2:2-16; Tg 3:13-18).

4.1 Quais os principais ensinamentos da educação materialista?

            Nas salas de aula das escolas seculares, os alunos aprendem que Deus não existe; que o homem veio de um organismo celular, que surgiu por acaso, evoluiu, por acaso, e chegou a ser um ser humano, por acaso. É o materialismo endeusado nas escolas estatais. Vejamos quais ataques que os alunos enfrentam nestas instituições:

·         Antropocentrismo– O homem como centro de tudo, detentor e promotor de sua própria felicidade;

·         Ateísmo – doutrina que nega a existência de Deus;

·         Filosofias Orientais – Pensamentos positivos, liberação de energias positivas, yoga, meditação transcendental;

·         Valores Morais relativizados– Uma vez descartada a pessoa de Deus, Sua Palavra perde o sentido, e os valores morais e absolutos que tinham Deus como sua fonte, passam a dar lugar a uma relativização moral onde não há verdade absoluta e onde a  promiscuidade e a libertinagem comportamental e´defendida;

·         Deseducação sexual – O ensino materialista estimula a prática sexual “livre e sem culpa”, descartando todo o  princípio moral absoluto. Podemos notar que tudo isso é um sinal dos últimos tempos (1 Tm 4:1-3; 1 Pe 3:1-5).

V – A FAMÍLIA CRISTÃ E A  INTEGRIDADE NO MUNDO RELATIVISTA

            Integridade significa dizer que é dever de todo cristão viver uma vida íntegra, ou seja, uma vida reta, “perfeita”, independente do modelo e dos padrões da sociedade moderna. Como disse o Senhor por intermédio do profeta Malaquias:Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve” (Ml 3.18), demonstrando, assim, que o mundo deve ver esta diferença. Jesus disse que somos sal da terra e luz do mundo; e que a nossa luz deve resplandecer diante dos homens (Mt  5.13-16). Vejamos algumas definições:

TERMO

DEFINIÇÃO

SIGNIFICADO

Integridade

Deriva-se do verbo “integrar”, que significa “tornar unido para formar um todo completo ou perfeito”

Retidão, perfeição. Um homem íntegro é um homem reto, “perfeito”.

Relativismo

Doutrina que faz depender  a verdade do indivíduo, ou do grupo, ou do tempo e lugar.

Aquilo que é visto como correto para um, pode ser visto como errado para outro.

VI - ATITUDES DA FAMÍLIA CRISTÃ NO MUNDO RELATIVISTA

            A palavra de Deus, como regra de fé e prática do cristão, não admite posições relativistas, no que concerne a moral ou a ética familiar (Sl 119.9,11,105; Jo 17.17). Vejamos, então, a atitude que a família cristã deve ter neste mundo relativista:

  • Não amar o mundo (sistema) (I Jo 2.15). A palavra mundo, neste texto, não se refere a humanidade, e sim, ao sistema corrompido e perverso. Como cristãos não devemos amar as coisas deste mundo, tais como: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (I Jo 2.16);
  • Não nos conformar com o mundo (prática) (Rm 12.2). A expressão “não vos conformeis” tem o sentido de “não tomeis a forma” ou “não sejas igual”. Em outras palavras, o apóstolo Paulo estava dizendo: não queira ser igual ao mundo. Seja diferente! O mundo precisa ver em nós essa diferença (II Rs 4.9; I Tm 4.12); 
  • Não ser amigos do mundo (forma de pensar) (Tg 4.4). O apóstolo Tiago nos adverte que “qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”. Ser amigo do mundo significa compartilhar como o modo de viver deste mundo que jaz no maligno (I Jo 5.18,19).

CONCLUSÃO

            Vimos nesta lição que as famílias tem sido atacadas através de vários meios. Satanás tem utilizado diversas formas sutis para destruir as famílias. Porém, também analisamos que, por meio da Palavra de Deus, podemos vencê-lo e salvaguardar nossos filhos e cônjuges em perfeita paz e comunhão.

REFERÊNCIAS

  • Bíblia de Estudo Pentecostal.CPAD.
  • LOPES, Hernandes Dias. Casamento, divórcio e novo casamento. HAGNOS
  • COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF. PAULO AVELINO
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 4 - A família sob ataque"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários