Lição 8: Quem é esse ai?

Introdução
Neste trimestre estamos estudando a Bíblia e a Ciência, e na lição 08 daremos prosseguimento estudando um assunto bastante discutido na atualidade, assunto este cheio de polemicas e discussões éticas.

Estudaremos a clonagem, certamente que os alunos já ouviram sobre este assunto, e que a primeira idéia que vem a mente é copia, mas a clonagem é mais do que isto, ainda mais quando se trata de clonagem humana, isto porque envolve questões éticas e espirituais, pois embora alguns cientistas argumentam que as experiências são para criar meios de evitar e curar doenças, a clonagem traz a tona uma velha questão; o homem querer ser como Deus, desta vez “querendo criar a vida”.

Professor, nessa aula é necessário ter algum conhecimento de ciências, mais precisamente quanto a reprodução humana, e algum conhecimento geral. Creio que os alunos farão muitas perguntas a respeito do assunto, a aula tornará satisfatória caso o professor tenha as respostas.
A própria revista traz um comentário bom, o que dispensaria um comentário extra de minha parte, por essa razão procurarei apenas adicionar algum subsidio a mais, visto que as definições cientificas são longas e a lição não aborda somente a clonagem; mas a implicação que ela tem em relação a Palavra de Deus, de modo que o período de aula é extremamente curto para o assunto.

 

I-O que é clonagem?
A principio vamos entender o que é clonagem:
Clonagem é o processo de reprodução que pode ser natural ou artificial pelo qual são produzidos clones, cópias fiéis geneticamente de outro ser, por reprodução assexuada.

O termo clone foi criado em 1903 pelo botânico Herbert J. Webber enquanto pesquisava plantas no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Segundo Webber, o termo vem da palavra grega Klón, que significa broto vegetal.
Desta forma, a clonagem é um processo de reprodução assexuada, onde são obtidos indivíduos geneticamente iguais a partir de uma célula mãe.
É um mecanismo comum de propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários.
Nos seres humanos existem os clones naturais, ou seja, os gêmeos. Eles são seres que
compartilham do mesmo DNA, ou seja, do mesmo material genético originado pela divisão do óvulo fertilizado.
A clonagem é algo bastante comum no mundo vegetal, algumas plantas se reproduzem
naturalmente dessa forma, o homem por sua vez conseguiu com sucesso por meios de técnicas fazer artificialmente a clonagem de plantas.
Na área vegetal, a clonagem deixou de ser novidade faz tempo, aqui no Brasil se preparam para desenvolver esta tecnologia em laboratório. A técnica vem sendo usada para propagar inúmeras espécies de plantas, como batata, bananeira e abacaxizeiro. Partindo se
de “pedacinhos” de uma planta, é possível originar, em questão de meses, dezenas ou centenas de outras plantas iguais.

 

II-A clonagem humana em questão
Enquanto a clonagem vegetal vinha sendo continuamente aperfeiçoada, a clonagem animal e, sobretudo, a humana eram consideradas apenas uma visão futurista da ciência. No entanto, como resultado do avanço no conhecimento científico, tanto a clonagem humana como a animal já estão batendo a nossa porta.
Isto ficou mais evidente em Fevereiro de 1997 com o nascimento da ovelha Dolly, o primeiro mamífero a ser clonado a partir de uma célula adulta, na Escócia.
A partir dai passaram a estudar sobre a clonagem humana. Por razões que veremos no próximo tópico.

A reprodução humana, ocorre segundo a criação de Deus, por meio das células sexuais , ou seja, a união do ovulo e do espermatozóide, (chamadas também de células somáticas) a clonagem vem a modificar essa reprodução natural por meio da manipulação genética. Assim um ser humano poderia ser clonado ou reproduzido a partir de qualquer outra célula do corpo.
É evidente que isto não é uma realidade, existem experiências e estudos a respeito, mas sem
sucesso, tal estudos tem sido combatidos não somente pelas religiões mas por uma parte da
própria comunidade cientifica.

Porque clonar?
Segundo alguns cientistas há razões para a clonagem, sempre há a argumentação de que é para o desenvolvimento da vida humana, neste caso duas formas de clonagens tem os seus objetivos:

A clonagem da reprodução e a clonagem terapêutica:
a) clonagem da reprodução
A clonagem da reprodução, que procura auxiliar casais que não têm filhos há muitos anos,
buscando oferecer lhes esta possibilidade.

 

b) clonagem terapêutica
Segundo os cientistas essa clonagem é para promover cura de varias doenças e salvar alguns
doentes, por meio de transplantes.
Este processo é inicialmente idêntico a clonagem da reprodução, mas ao invés de criar um clone idêntico a uma pessoa, gerava se apenas células que formariam tecidos e órgãos.
Esta técnica tem como objetivo produzir uma cópia saudável do tecido ou do órgão de uma pessoa doente para transplante, esses órgãos seriam obtidos a partir das células tronco.


As células tronco são classificadas em dois tipos: células tronco embrionárias e células tronco adultas.

As células tronco embrionáriassão particularmente importantes porque são multifuncionais, isto é, podem ser diferenciadas em diferentes tipos de células. Podem ser utilizadas no intuito de restaurar a função de um órgão ou tecido, transplantando novas células para substituir as células perdidas pela doença, ou substituir células que não funcionam adequadamente devido a um defeito genético (ex.: doenças neurológicas, diabetes, problemas cardíacos, derrames, lesões da coluna cervical e doenças sangüíneas).

As células tronco adultasnão possuem essa capacidade de se transformar em qualquer tecido. As células musculares vão originar células musculares, as células de fígado vão originar células de fígado, e assim por diante.
Esta técnica esbarra numa delicada questão: após a coleta das células, o embrião seria descartado. Seria lícito matar uma vida para salvar outra?

 

III- A Palavra de Deus em questão
Há uma passagem bíblica (Gn 11.6) que Deus de forma também escatológica afirma que o homem faria tudo, e o que vimos nesses últimos tempo é exatamente isto; o ser humano não colocando limites nas suas ações.

 

Como não bastasse a homem viver sem Deus, e querer ser dono da própria vida, agora quer ser como Deus, ou seja, ser o criador da vida, pois é isto que estes cientistas estão fazendo indiretamente, querendo ter domínio sobre a vida.
Sob a capa do desenvolvimento tecnológico e cientifico para fins de saúde, podemos ver
claramente o risco das conseqüências dessas experiências, porque testar conhecimentos em seres humanos é algo muito perigoso, algo realmente gravíssimo, porque sabemos que se trata de uma técnica que pode resultar em uma grande quantidade de abortos, fetos deformados ou natimortos.

Por esta razão não algo condenável por parte da comunidade cientifica. Todos os cientistas são unânimes em afirmar que dos 100 primeiros embriões humanos clonados e implantados em várias mães de aluguel, 98 serão abortados espontaneamente por causa das anomalias genéticas. E mesmo que nascessem, seriam seres alterados, com um peso bem maior do que o normal, portadores de problemas cardíacos, circulatórios, com pulmões subdesenvolvidos, diabetes e outras insuficiências.
Por esta razão, não apenas os humanistas, religiosos como também os cientistas, concordam que tentar aplicar e testar em seres humanos uma tecnologia perigosíssima, que ainda não é dominada, é um ato criminoso. Até mesmo em uma situação onde um casal esteja tentando fazer uma “cópia”, uma clonagem de uma criança falecida prematuramente.

Além da questão ética, existe a questão religiosa, que embora a Palavra de Deus não fale explicitamente deste assunto podemos analisar pela Palavra que a clonagem é algo totalmente condenável diante de Deus.
Sabemos que Deus soberano e sua vontade deve triunfar sobre todas as coisas, principalmente em dar e retirar a vida.
Em uma lição anterior estudamos o corpo humano (a maquina perfeita) na lição vemos a
perfeição de Deus em criar o ser humano, tanto no que diz a parte física como a espiritual, pelas especulações da ciência já vemos que n em a parte física pode ser formada perfeitamente por meio da clonagem, o que dizer do fôlego de vida dado por Deus?
Sabemos que é importante a humanidade procurar meios de melhorar a condição humana em vários aspectos, mas não ao preço de quebrar as leis e determinações de Deus, se a humanidade sofre e padece por muitas mazelas e problemas; certamente que a verdadeira causa é o pecado e suas conseqüências.

 

O fôlego de vida
Deus não constituiu o ser humano apenas com um corpo físico, mas lhe concedeu também uma constituição espiritual, vemos isto claramente em Gn 2.7 quando afirma que Deus soprou no nariz do homem o fôlego da vida, ou seja, Deus colocou algo seu no homem; o espírito.

Por mais que a ciência avance em seus estudos, jamais poderá chegar a mesma posição de Deus,pois somente Ele tem o poder de dar, criar, formar a vida.
Sabemos que as células utilizadas pelos cientistas tem a função natural de se multiplicar, mas isto não significa que eles poderão formar uma vida, mesmo as células somente funcionam pela força soberana de Deus.

 

Quando a vida começa?
No comentário da lição vimos que é até aceitável que existam pesquisas de clonagem, mas utilizando células tronco adultas, pois estas podem ser tiradas de uma parte do corpo, mas as células tronco embrionárias são retiradas de embriões, o que precisamente estariam matando vidas para salvar outras.
Mas os cientistas alegam que esses embriões não serão implantados em um útero e que parte deles é impotente para criar uma vida, mas quando afinal surge a vida?

No livro de Jeremias podemos ler:
Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei às nações te dei por profeta. (Jr 1.5)
Por esta passagem vemos a extensão do poder de Deus, pois não importa ser apenas uma célula, um embrião, pois Deus já conheci quem será aquela vida, assim foi com Jeremias, a formação no ventre se inicia a partir do embrião, mas Deus afirma: antes da formação.
Jeremias não era nem mesmo um embrião, mas já era conhecido de Deus.

 

IV-Uma questão de ética
Temos de nos pautar pela ética quanto a clonagem humana, especificamente quanto a obtenção de células tronco para fins terapêuticos, isto porque tem a haver o respeito ao próximo.
Já vimos que uma vida começa bem antes do que alega os cientistas, portanto é antiético
manipularmos essa vida, pois seria um desrespeito.
Quando a bíblia afirma para amamos o nosso próximo isto que dizer em todos os sentidos, alguns defensores do aborto se defendem dizendo: Que a mulher tem direito sobre o seu próprio corpo.
Mas pesquisas recentes mostraram que um feto possui uma vida independente de sua mãe, ou seja, cientificamente não faz parte do corpo da mãe, portanto o que acabas ocorrendo é que a mãe toma a decisão de vida ou morte sobre um ser inocente e indefeso.

 

Conclusão
A Palavra de Deus afirma para não nos conformarmos com este mundo, (Rm 12.2) portanto não podemos nos moldar as mesmas opiniões e procedimentos que o mundo toma, ao contrario disto, devemos nos pautar pela Palavra de Deus.
Assim teremos a certeza de sermos bem sucedidos, se passarmos por algum problema, recorramos a Deus primeiramente, porque Ele nos conhece, sabe das nossas necessidades,e é poderoso para nos sarar, curar nossas enfermidade e males.
Que Deus os abençoe.

 

 

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof.  Jair César S. Oliveira

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 8: Quem é esse ai?"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários