Porque a Rivalidade Entre Judeus e Samaritanos?

Muitas pessoas ainda não sabem o porque os judeus odiavam tanto os samaritanos e vice-versa, se você é um daqueles que não ainda não sabem, a partir de agora passara a saber!

Logo após a morte de Salomão, o reino de Israel se dividiu, ou seja, as doze tribos foram partidas, dez ao norte duas ao sul. As duas do sul tinham em Jerusalém a sua capital, a tribo de Judá é que tinha a sua prevalência e Jerusalém era  a sede do culto, do templo e de tudo relacionado a religião, de modo que tudo estava de uma certa forma relacionado a eles. Enquanto isso as dez tribos do norte, que continuavam a ser tribos de Israel, tinham uma relação não tão amorosa com as duas tribos do sul, dependendo de quem era o rei do sul eles brigavam, enfim, não se davam. Só algumas vezes eles se união, mas somente para guerrear contra um inimigo comum maior que eles, e depois disso se separavam de novo!

O problema é que no lado norte de Israel, onde ficavam as dez tribos do norte, e a Samaria que ficava bem no meio daquele território e durante muitos anos ela foi a capital daquele reino norte de Israel, que alternou entre o norte da Galiléia e a cidade de Samaria, sendo porem Samaria a capital daquele reino norte de Israel. E ali na capital Samaria, se praticou muita bruxaria, adoração a deuses como Moloque, Baal, entre outros deuses importados das culturas babilônicas ou egípcias daquela época.


Acontece que por volta de 700 A.C. o rei do norte foi levado a cativo, e eles foram colocados numa terra distante, mas precisamente na Mesopotâmia, e ali eles não tiveram estrutura dentro deles para segurar a invasão cultural, social, politica, econômica e religiosa dos adversários, até porque a história deles naqueles últimos 300 anos, ou seja, desde a morte de Davi, já era uma história diferente, porque eles eram um “povo aberto”, e quando foram levados a cativo, ficou tudo mais fácil; eles ainda tinham a desculpa do cativeiro!

Mas depois de um tempo, eles assimilaram mesmo tudo aquilo, e quando eles receberam a autorização para retornar para suas terras, e esse retorno só aconteceu porque Judá havia sido levado para cativeiro e depois que Ciro assinou o decreto real, dando-lhes autorização para voltar e eles voltaram; todas as tribos foram beneficiadas, o conjunto todo de Israel foi beneficiado e foi se reagrupando outra vez, mas sem aquelas divisões originais de tribos conforme as doze tribos anteriores. Agora o ajuntamento já era diferente, já havia um preconceito existente. E esse pessoal que fazia parte das dez tribos do norte começam a ser chamados de dois nomes: ou Galileus ou Samaritanos.

Só que os Galileus davam muito menos trabalho ao pessoal de Jerusalém, porque a Galiléia estava mais distante; já a Samaria estava mais perto, estava coladinha, estava geograficamente muito próxima. Você pode olhar no mapa hoje, e ver que a Cisjordânia de hoje era a Samaria daqueles dias, geograficamente.
Esses samaritanos que haviam sido absorvidos e havia feito absorções de outra cultura pagã, voltam para a sua terra. Mas os judeus, que garantiram o retorno de todos eles, os segregam! E esse processo de segregação só cresce, de tal modo que eles se sentem indignos de serem chamados de judeus, diz a bíblia que todos que se casaram com estrangeiros(as) foram deixados fora dos livros e das genealogias oficiais. E esse processo de segregação aumentou dentro deles o desejo de não perderem a sua relação com a história de Israel, porque eles também se sentiram filhos de Israel; mas como eles não podiam ir até Jerusalém, porque lá eles eram “crentes de 2ª categoria”, eles iniciaram seus próprios cultos, seus próprios lugares santos e as praticam até o dia de hoje! Faziam seus sacrifícios sobre o monte Jerezim (que significa palavra de benção), tinham seus altares, o que para os judeus já era um escândalo, porque para eles sacrifícios só podiam ser feitos no templo em Jerusalém.

Essa rivalidade só foi aumentando, e alguns fanatismos começaram a surgir entre os samaritanos. Um dos piores fanatismo aconteceu quando Jesus tinha 19 anos de idade, e vocês podem achar isso no livro Antiguidades de Flavio Josefos, ele diz que um samaritano fanático invadiu o templo em Jerusalém com ossos humanos, e jogou os ossos dentro do santo lugar, numa tentativa de profanar o templo. Aquilo para os judeus era como se alguém jogasse uma “bomba em Deus”, era um atentado ao templo! Isso gerou nos judeus um ódio enorme, a ponto de um escritor inglês chamado Joaquim Jeremias, especialista em costumes daqueles dias, que diz que daquele tempo em diante todos os rabinos de Israel, pediam que cada judeu devoto antes que o sol se posse erguesse a mão na direção de Samaria e amaldiçoasse os samaritanos pelo Deus de Abraão, tamanho o ódio e a revolta dos judeus!


Então querido leitor toda vez que você ler sobre Jesus e os samaritanos, Jesus usando samaritano como ilustração, pode ter certeza que existiam varias repercussões negativas desses atos de Jesus em Jerusalém, que era a capital da religião.

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Porque a Rivalidade Entre Judeus e Samaritanos?"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários