Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História

O Dia Internacional das Mulheres tem várias versões para o seu surgimento em todo o mundo, mas o importante é lembrar a importância e força do sexo feminino no mundo.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, sendo que tem como origem as manifestações de grupos femininos russos por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Porém, a ideia de reservar um dia da mulher já havia aparecido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, em meio as lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

A proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Homenagem a mulheres mortas em incêndio origina Dia Internacional para o público feminino

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

Dia da Mulher no Ocidente

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no começo do século, até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, a data tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a comemoração caiu no esquecimento por um longo período e foi somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas do público feminino.

No decorrer nos anos muitas mulheres se destacaram na história, por razões distintas, cada uma delas tem hoje seu nome lembrado.

8 de março: Dia internacional da Mulher

O dia internacional da mulher é uma data que merece muitas homenagens, mas também requer discussões sobre as conquistas femininas ao longo da história.

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data foi criada com o objetivo de homenagear a determinação, força de vontade, jogo de cintura e tantas outras qualidade que se enquadram no perfil feminino.

Ao longo da história, a mulher superou vários preconceitos e obteve várias conquistas com o seu empenho. Ela, que antigamente era vista apenas como a sombra do homem, provou que pode ocupar outros papéis na sociedade. Hoje, a mulher desempenha várias funções na sua rotina corrida – é mãe, esposa, dona de casa e profissional.

A presença da mulher no contexto social se tornou mais expressiva quando ela começou a lutar pelas causas operárias, principalmente para ter os mesmos direitos dos homens no mercado de trabalho. A luta por igualdade foi marcada por greves e mortes, fazendo com que a mulher abandonasse o estereótipo de ‘sexo frágil’.

Origem do dia internacional da mulher

As mulheres começaram a lutar pelos seus direitos nas principais cidades do mundo, expressando a insatisfação com as condições de trabalho e com os subjulgamentos machistas. Entre as greves que marcaram a luta feminina por igualdade, vale destacar aquela que aconteceu em Nova Iorque no dia 8 de março de 1857.

Decepcionadas com as péssimas condições de trabalho e com os salários inferiores, as operárias resolveram fazer uma paralisação. No entanto, o manifesto foi reprimido com muita violência e as mulheres foram presas dentro da fábrica de tecido, que depois foi incendiada. Cerca de 130 trabalhadoras morreram carbonizadas.

Os manifestos por melhores condições de trabalho continuaram pelo mundo a fora. Mulheres de diferentes nacionalidades queriam acabar com a opressão e obter mais visibilidade nas indústrias onde trabalhavam. Os protestos marcaram o início a Revolução de 1917 na Rússia e também estiveram presentes em outros contextos nos primeiros anos do século XX.

Numa conferência realizada na Dinamarca em 1910, foi determinado que todo o dia 8 de março seria o “Dia Internacional da Mulher”, sendo esta uma singela homenagem as mulheres que perderam suas vidas brutalmente na fábrica nova-iorquina. Por volta de 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) finalmente oficializou a data por meio de um decreto.

Debates, palestras, conferências e reuniões são realizados no dia internacional da mulher em todas as partes do mundo. Os debates avaliam as conquistas femininas ao longo da história e também abordam os fatores que ainda precisam ser melhorados.

No dia internacional da mulher, procure conhecer um pouco sobre os marcos das conquistas femininas e participe das homenagens.

Fonte: http://www.mundodastribos.com/8-de-marco-dia-internacional-da-mulher.html

 

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários