Lição 11: O império contra ataca

TEXTO BÍBLICO(Dn 2.31 – 41)

ENFOQUE BÍBLICO

“... o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e será estabelecido para sempre”

OBJETIVOS

Definir de modo abrangente o que é império à luz da Bíblia

Mostraraos alunos quais são as modalidades de império que existem.

Enfatizarque todos os impérios foram e serão vencidos por Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

INTRODUÇÃO

Jesus Cristo é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, jamais será vencido, por qualquer que seja o imperador. Tanto faz ele estar no mundo espiritual, quanto no mundo visível, só agiu ou age sob a permissão divina, devido à desobediência da humanidade. Ninrode imaginava dominar o mundo construindo uma torre no vale de sinar, foi surpreendido com a confusão das línguas. (Gn 11)

Ouvi de um pregador que o Diabo vivia zombando de Deus, porque na terra só havia ficado um velhinho honesto que fazia parte do reino de Deus. Os demais pertenciam a ele, um dia Deus mandou o dilúvio e destruiu todos do império do mal, ficando apenas o velhinho e sua família. – Perguntou Deus ao diabo, cadê os desobedientes? E o diabo – respondeu foram mortos e agora quantos você tem?

Isto prova que Deus é detentor do poder e tudo permanece enquanto ele permitir. Deus é o Senhor de Tudo, mesmo que não queiram.

OS IMPÉRIOS A LUZ DA BÍBLIA

Quando pensamos em império, logo nos vem à idéia de um mandante, de um dominador, na Bíblia, encontramos diversos impérios. Mas os mais citados estão no livro do profeta Daniel, Nabucodonosor, teve um sonho e na manhã ao acordar não se lembrava do sonho. Depois de muita discussão o profeta Daniel pede um tempo para orar e trazer a interpretação do sonho do monarca.

O sonho incluía uma grande estatua que seja descrita com uma cabeça de ouro, falando do império babilônico. O peito da estatua era prata, um império mais fraco que surgiria posteriormente, conhecido por medo-persa. O ventre da estatua era de bronze, material mais fraco que a prata, que representaria o império da Grécia. As pernas da estatua era de ferro, muito mais fraco que os demais materiais, que representava o império romano. Enquanto seus pés eram de ferro misturado com barro, um império ainda desconhecido, pois segundo os estudiosos da escatologia este império futuro se levantará no mesmo lugar geográfico do império romano.

Na visão de Nabucodonosor os impérios são visivelmente representados por metais, aparentemente não representando perigo algum. Porém na visão de Daniel é visto o que está por de trás de cada império, para representar o império babilônico aparece um leão com asas de águia. O segundo animal era semelhante a um urso, com três costelas entre os dentes, para representar o império medo-persa, enquanto o terceiro animal era semelhante ao leopardo. Um leopardo com quatro asas sobre as costas e quatro cabeças, este representava a Grécia. O quarto animal era um bicho indecifrável, feio de cara, muito forte e com dentes de ferro[1]. Este animal representaria aquilo que seria o império romano e segundo a escatologia representa o império que se formará no futuro.

É bom lembrar que os impérios passados quando visto do ponto de vista histórico e geográfico, muitos foram progressivos, conquistadores, tiveram grandes comandantes. Alguns imperadores são lembrados como bons homens e outros como loucos, como Calígula, por exemplo. Do ponto vista bíblico são vistos diferentes, Nabucodonosor é levantado para ser o chicote dos judeus, o profeta Habacuque, vê o exercito babilônico vindo tomando toda a terra. (Hb 1 e 2). Na verdade havia uma força maligna em muitas das ações dos imperadores.

OS IMPERIOS EXISTENTES

Os impérios antigos como vimos eram dominados quase sempre por um déspota, hoje existe vários impérios. Antes, porém, é importante lembrarmos que já existiu o imperialismo clássico que tem seu inicio em 1880 e vai até a Primeira Guerra Mundial. O Neo-imperialismo, por exemplo, exercido pelas grandes potencias mundiais que exercem poderes sobre os países menos desenvolvidos. Dificilmente os EUA, não se interferir nas decisões tomadas em qualquer país no mundo, principalmente depois da segunda guerra mundial.

A isto também é chamado de Imperialismo Informal, essa interferência na política de outros países, na economia ou nas decisões de seus governadores. Os países mais fortes tem se preocupado com o crescimento de outros. É só dar uma olhadinha nos noticiários e ver a preocupação dos americanos com o Brasil, com a China, com a Venezuela. Qual o perigo que a Venezuela pode oferecer? Ouvimos há poucos dias a preocupação da secretaria de estado americano Hillary Clinton, sobre o presidente Hugo Chaves. Preocupada com as decisões de um pequeno país petroleiro da America do Sul, preocupada com as decisões do presidente iraniano e outros.

Será que é uma preocupação em defesa da humanidade ou para defender posições? A preocupação em não perder o mando é preocupante a qualquer que ostenta poder. O Imperialismo Informal, não pode ser confundido com autoridade espiritual, no Reino de Deus, quando levado a sério, toda informação deverá sim sair do altar. A orientação na igreja é bíblica, o pastor não é um imperador, pelo menos não deve ser entendido assim. As orientações bíblicas e as decisões tomadas podem parecer autoritárias, porem, o governo da igreja é Teocrático, Deus fala e a liderança age. 

Hoje já se estuda uma nova era do imperialismo, onde o sistema imperialista significa servir mais as necessidades de uma classe dirigente do que a de um todo. Muito diferente da democracia pregada, ou seja, nada tem a ver com a democracia. Não podemos esquecer-nos do império satânico, que vive em constante ataque contra a igreja. O império da morte que é assustador, pois, todo o homem terá que enfrentá-lo, se com Cristo, parabéns! Pois a morada no céu esta garantida, o império amedrontador que é a morte, não o vencerá. Mas se o cidadão enfrentar a morte sem Cristo será lançado no lugar de horror e toda a eternidade será de tormento. [2]

A DERROCADA DOS IMPERIOS

Por mais forte que seja o império ele não prevalecerá ao poderio de Cristo. Na visão de Nabucodonosor, foi contemplada uma pedra que se desloca da montanha sem a intervenção de mão alguma. A pedra esmiuçou a estatua e reduzindo a migalhas o ferro, o barro, a prata e o ouro. É inacreditável o que a história conta sobre a derrocada de cada reino imperialista. A babilônia, por exemplo, tinha seus altos muros, sua defesa praticamente invencível é derrubada e destruída. Assim os demais reinos, todos eram vistos como algo que jamais passariam, no entanto com exceção ao que ainda irá surgir todos já foram vencidos. O que vai ainda surgir já está preestabelecido seu fim. Quanto ao império satânico sua derrocada começou com o nascimento de Jesus e culminou no momento em que Cristo expirou na cruz do calvário. Suas investidas são constantes, mas já sabemos que o crente fiel a Cristo sairá vencedor nesta batalha. Em breve a igreja subirá para estar para sempre livre das hostes malignas. O apostolo Paulo desafiou o império da morte e disse que todo império será vencido por Cristo (1Co 15).Temos a compreensão que Cristo aniquilará o império do Anticristo e com ele toda a hoste satânica. A morte não mais reinará. Aqueles que confiaram em Cristo para sempre serão vencedores.

CONCLUSÃO

Há uma força maligna que impera principalmente nos subúrbios das grandes cidades, por mais que haja diversas igrejas, pregação do evangelho. O reino das trevas tem mostrado força, devido ao grande trafico de drogas, milhares de pessoas perdem a vida, a prostituição reinante. No entanto já sabemos que tudo isto será derrotado, um dia Satanás será preso, mais tarde lançado no lago de fogo e seu império para sempre será derrotado.

Colaboração para Portal Escola Dominical  – Pr. Jair Rodrigues

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 11: O império contra ataca"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários