Lição 12: Comunique-se


Ao Mestre
Nesta fase de transição em que se encontram os adolescentes, na busca conquista de
independência e firmação pessoal, normalmente, ele volta-se para o meio social e apóia-se no seu grupo de iguais. Nesta fase, a família já não é mais o centro de suas atenções. É comum, nesse processo, que o adolescente apresente maior rebeldia em relação à autoridade em geral.
Nessa etapa da vida, as regras costumam ser questionadas e até mesmo contestadas por ele, o que é necessário para o desenvolvimento da sua identidade, por isso é inevitável que todo o sistema familiar seja atravessado por esse processo de desenvolvimento do filho adolescente, fazendo ajustes necessários para integrar essas mudanças. Nesse sentido, a principal tarefa da família nesse momento evolutivo é aumentar a flexibilidade das fronteiras familiares a fim de integrar os movimentos de independência dos filhos, à luz da Palavra de Deus.
E nós, como professores de EBD podemos e devemos auxiliar nossos adolescentes nesse processo,  que demanda profundas transformações, principalmente no que se refere à comunicaçãoque se estabelece na família. Expressando como a comunicação sincera e aberta é importante para que tenhamos um convívio feliz entre pais e filhos, e também com amigos, professores, enfim, com  todos.
Estudos indicam que a auto-estima, o bem-estar e os tipos de estratégias empregadas pelos adolescentes são variáveis que estão diretamente relacionadas com uma comunicaçãoeficaz.
Oremos, para que o SENHOR nos conceda a graça e unção para que nossa aula alcance seu objetivo. 
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa:
Entendera importância da comunicação em sua vida social, profissional e espiritual, despertar-se para dialogar com pais e professores, compreender a necessidade de manter uma vida diária de oração.
Para refletir
Os meus pensamentos serão claros; falarei palavras de sabedoria.”(Sl 49.3 – NTLH)
Comunicar é mais do que passar informação. Cristãos amadurecidos percebem que a comunicação clara e amorosa é importante para transmitir com eficácia a mensagem da Salvação.
Texto Bíblico em estudo: Mt 6.5-13
Introdução
O “Pai Nosso” neste texto é frequentemente chamada de “Oração do Senhor” , porque  Jesus a ensinou aos discípulos (e, a nós).
Para nos comunicarmos com Deus através da oração é preciso seguir estes passos: primeiro, devemos louvar a Deus e pedir que seu Reino seja ampliado aqui na terra, e depois apresentar nossas necessidades diárias, e força para seguirmos em Seu Caminho.
Mas isso não deve ser uma mera repetição, mas com sinceridade e dedicação à Deus.
Orar é conversar com Deus.
Conversando com os Pais
O diálogo e o bom relacionamento entre pais e filhos é a melhor prevenção contra os perigos da sociedade moderna. Se os pais conversam com seus filhos - e estes terem liberdade para falar de suas dificuldades e contrariedades com relação aos pais – acabarão se conhecendo melhor.
Se assim agirem com certeza, suas companhias, suas atividades serão harmoniosas e seguras.
Já se houver negligência, ou seja, ao contrário, rigidez excessiva, a criança e o adolescente, terão medo de falar com os pais sobre as coisas que está vivenciando e vai escondê-las, e é aí que mora o perigo, pois irão procurar nas ruas, em colegas e pessoas despreparadas e sem ética as respostas que precisam.
E é ai que começam a aderir à maus costumes, e muitas vezes comportamentos revoltoso e afastam-se dos pais, da Igreja e consequentemente de Deus.
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
Professor (a) enfatize aos alunos que, nossos pais são os melhores amigos que temos, às vezes, nos parece severos e sem compreensão, mas é por que nos ama, e apesar de suas preocupações, muitas das vezes, não conseguem colocar de forma eficaz o que sentem, pois o excesso de cuidado, faz com que se descontrolem e acabam nos falando duramente. Mas que isso não significa que não nos ame.
Comunicando-se com professores e amigos
Toda boa amizade surge da comunicação entre pessoas que, após irem conversando mais assiduamente, se compreendem melhor, e descobrem que têm gostos comuns e simpatia.
E geralmente em meio a distúrbios e problemas, a amizade se desenvolve profunda e duradoura, há vários casos de pessoas que se tornaram amigos nestas circunstâncias.  E assim será com muitas outras pessoas.
O adolescente deve aprender acerca do valor da verdadeira amizade, e que esta, certamente encontramos em nossos pais, nossos professores (principalmente de EBD), pois o verdadeiro amigo é aquele que nos anima e conforta quando estamos chateados, lembrando que consolar e confortar não é ser conivente com nossos erros, e idéias maldosas, mas sim querer nosso bem, querer ver-nos vivendo bem e feliz, e o erro somente conduz à infelicidade. Por essa razão é fácil reconhecermos os verdadeiros amigos, são aqueles que nos falam com sinceridade a verdade, e alerta-nos acerca dos perigos da vida.
Conversando com Deus
Como frisei na introdução: Orar é conversar com Deus.
Temos obrigação de orar a Deus; mas não somente obrigação, mas necessidade, porque Deus é nosso Senhor e nosso Pai, porque Jesus Cristo nos manda e porque a oração é o meio simples de alcançar a graça e os demais benefícios de Deus.
A oração é o meio pelo qual o crente fala suas necessidades e recebe o cumprimento das promessas de Deus. Por meio da Oração Deus revela seu caráter e suas bênçãos.
Suas preciosas promessas tornam-se videntes para os cristãos enquanto oramos (2 Pe 1.2-4)
Deus ouve nossas orações, o Senhor Jesus disse que o Pai concederia tudo o que fosse pedido m “Seu Nome” (Jo 14.13,14).
A resposta de Deus, algumas vezes nos parece distantes ou diferentes do que esperamos, porque, nós enxergamos limitados, mas ELE vê o futuro sabe o que nos é melhor.
Deus nos promete sua presença através da oração, muitas vezes em momentos de tristeza, ELE nos consola, nos fortalece.
Quando oramos com fé, Deus faz muito mais do que lhe pedimos (Jr 33.3).
A oração consiste em manter comunhão com Deus. A fé nos faz entender que Deus existe, é um ser real que pode e quer ouvir-nos. Simplificando: orar é falar com o Senhor, expondo nossa gratidão, felicidade, adoração, necessidades e buscando socorro quando necessário.
Não é maravilhoso podermos nos comunicar com o Senhor de todas as coisas? - Desenvolvemos então o habito maravilhoso da oração.
Conclusão
A oração consiste em manter comunhão com Deus. A fé nos faz entender que Deus existe, é um ser real que pode e quer ouvir-nos.
Simplificando: orar é falar com o Senhor, expondo nossa gratidão, felicidade, adoração, necessidades e buscando socorro quando necessário. O Espírito de Deus que habita nos corações dos santos deixa-nos continuamente ligado ao Eterno, possibilitando-nos falar com Ele a cada instante, independente do lugar onde estejamos.
Orar é olhar para dentro de nós, sem mentiras e sem desculpas, para nos deixar olhar por Deus. Ele nos conhece mais do que nós mesmos. Sente compaixão porque nos ama mais do que possamos imaginar. Quem sai ganhando, por alguns momentos de oração, somos nós. Aprendemos a nos abrir, a confiar, a acreditar. A oração acalma as nossas pressas, consola o nosso espírito, afasta as tentações. A oração nos revela a nós mesmos, com as nossas misérias e as nossas grandezas, com os nossos pecados e os nossos gestos de bondade. Quando oramos poucas palavras são suficientes, servem só para lembrar a Deus o que está acontecendo, o que sentimos e o que pedimos, com sinceridade.
Orar é dialogar com Deus, nosso Pai celestial, para escutá-lo, louvá-lo, dar-lhe graças e pedir-lhe aquilo que nos convém, sempre segundo a Sua vontade, que é mais sábia que a nossa.
Colaboração para o Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva


COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 12: Comunique-se"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários