Lição 13: Love Story

TEXTO BÍBLICO(Jo 3.16-21)

ENFOQUE BÍBLICO

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Hb 13.5)

OBJETIVOS

Enfatizar que a mais bela história de amor está relacionada à obra redentora realizada por Jesus.

Convencer os alunos de que o amor de Deus deve ser sentido por eles e partilhado com o próximo.

Mostrar que as profecias registradas nas paginas sagradas têm sido confirmadas pela Historia, ao longo dos séculos.

INTRODUÇÃO

“Oh! Porque Jesus me ama? Eu não posso explicar! Mas a ti também te chama, pois deseja te salvar!” (HC 169)

A MAIS BELA HISTORIA DE AMOR

Se fizermos uma pesquisa e a pergunta for: qual a mais bela história de amor que você conhece? Talvez vários filmes e livros sejam citados, pode até ser citado um exemplo real, quem sabe um clássico do cinema, um Best sellers. 

Há na Bíblia varias historias de amor, no livro de Cantares, por exemplo, encontramos uma bela história de amor. Na historia da humanidade vamos encontrar varias histórias de amor que nos farão chorar, pois, são lindas. Outras nos levarão a gargalhadas e há também aquelas tristes, com final tão melancólico que nem vale à pena.

Quem ainda não leu a historia de Noemi e Rute, Noemi a nora amável que demonstrava não só em palavras, mas nos seus atos. O amor de Abrão por Sara, de Jacó por Raquel, veja que em todos os casos havia uma retribuição recíproca. É interessante que nenhuma destas historia seja a maior historia de amor e nem a mais bela.

Qual é a maior e mais bela história de amor? A maior e mais bela historia de amor envolve um pecador e o Deus criador do céu e da terra. No evangelho de João 3.16, está registrado a incomensurabilidade deste amor. Quando está registrado que Deus amou o mundo de “Tal” maneira. Fica claro que não se consegue pensar o tamanho deste amor. A vontade livre de Deus levou-o a amar o pecador que nada podia dar em troca, portanto não se trata de um amor recíproco. Deus quis amar independente se o pecador o ama ou não. [1]

O resultado deste amor foi o envio de seu Filho Jesus Cristo para nascer, viver e conviver com os homens e morrer no lugar deste homem pecador. Há uma ilustração que quero aqui compartilhar sobre este tão envolvente amor.

“Suponhamos que o príncipe de um império antigo fizesse uma longa viagem marítima. Enquanto viajava, ele deparou com um pobre homem que estava se afogando. O príncipe imediatamente lançou de si suas vestes reais, e mergulhou nas águas perigosas para salvar o homem que estava afundando. O pobre homem estendeu os braços para o príncipe e foi puxado para lugar seguro.

Daquele momento em diante, o príncipe e o pobre tornaram-se os melhores amigos. O homem que fora salvo jurou que ficaria com o príncipe durante o restante de sua vida. Quando o real retornou a seu pai, estava acompanhado de seu novo amigo. O filho anunciou que o estranho viveria no palácio com ele. Ora, este ato nobre levantou uma questão um tanto embaraçosa, porque apenas duas classes de pessoas viviam no palácio; a realeza e os escravos. A qual classe pertenceria o estranho? O pobre, por causa do grande relacionamento com o príncipe, não poderia ser tratado como mero escravo, mas, por natureza, não fazia parte da família real.

O filho pensou numa solução razoável. – Não estou envergonhado de chamá-lo meu irmão, - disse ele. – Vamos adotá-lo e nossa família real. ( GIBBS , Carl Boyd - A Doutrina da Salvação – Adaptado para o curso da EETAD – 2ª Ed, Campinas – SP – pg 131)

Esta ilustração é semelhante o amor de Deus que enviou o seu Filho para salvar a Humanidade, todos os salvos vive com ele a mais bela e envolvente historia de amor. (Mt 26.6-13)

SENTINDO O AMOR DE DEUS E PARTILHANDO COM O PROXIMO

Que felicidade ser amado sem merecer sem ter feito esforço algum para conquistar o amor do Salvador. “Ele nos amou primeiro” (1Jo 4.19), não fez nenhuma exigência e seu amor é incondicional, não olha para a posição social, a cor da pele, se tem alguma deficiência física, não há arrependimento é o verdadeiro amor. Você está feliz em ser amado assim?

Então compartilhe com seu próximo. A Sulamita, falou tanto de seu amado que despertou o desejo das filhas de Jerusalém (Ct 5.8 – 6.1). Quanto mais nós amamos a Deus, mais queremos falar de seu amor ao nosso próximo. Quando um jovem está amando de verdade ele se alegra ao falar das qualidades de seu amado (a). O amor de Deus derramado em nossas vidas, quando abrimos o nosso coração para amá-lo também é transbordante e de modo natural falamos ao mundo acerca de suas benignidades. [2]

Jesus o nosso exemplo de amor, em seus dias na terra como ser humano viveu cercado de pessoas carentes de amor. Os mendigos, os ladrões, as prostitutas, os dirigentes religiosos enfim pessoas de todas as classes. Não houve no mestre seleção ele demonstrou amor a todos do menor ao maior. Sua mensagem é “amai-vos uns aos outros”, o amor inclui: o valor do individuo, a compaixão para com aquela pessoa (Lc 15.3ss).

Devemos amar a todos, ter um forte trabalho de evangelismo entre os milionários, ricos que moram em bairros importantes. Assim também entre os moradores de ruas, nas comunidades mais necessitadas de nossas cidades. Alcançar as pessoas que moram nas fazendas nos sítios chácaras, ou até mesmo debaixo das pontes devemos demonstrar o amor para com estas pessoas.

Preste atenção nas apresentações que fazemos na igreja, por vezes discriminatórias, levamos o nome de uma pessoa importante para ser apresentada como se ela fosse à atração do culto. São tantos títulos até chegar ao nome, enquanto que um mendigo caso venha conseguir a entrar em algumas de nossas igrejas, nem seu nome procuramos saber. É Bíblico honrarmos o doutor, mas também é bíblico amarmos o mendigo ou a prostituta, o criminoso, tal qual a pessoa importante.

Quem você ama mais? Seu clube do coração, sua namorada? Quem? É muito simples na segunda feira ao chegar ao serviço, na escola, ao encontrar com seus amigos você descobrirá. Se o assunto for o culto de domingo, ou sobre Jesus, não tenha duvida você está transbordando do amor divino, caso contrario?

O AMOR DE DEUS REVELADO NAS PROFECIAS

O amor de Deus é incondicional como já vimos, em cada livro da Bíblia ele esta revelado de forma clara para todos nós. É interessante que não há vontade em Deus em querer mostrar quem ele é, mas o quanto ele nos ama. Ah! Isto esta bem explicito. Deus não se surpreende ao saber que o homem pecou. O plano de salvação já estava pré-estabelecido (Gn 3.15 confira Gl 4.4; Lc 2.7).

Da linhagem de Noé ele escolheu a família de Sem e só começa delinear o plano em Abraão, quando o convida para formar uma nação, prometendo lhe uma semente (Gn 12.3; 18.18 confira At 3.25; Mt 1.1; Lc 3.34). O nascimento de Isaque e posteriormente a escolha de Jacó, a tribo de Judá e a escolha do rei Davi (Is 9.7; 11.1-5 conferir com Lc 3.33; Mt 1.1-6; 2Sm 7.13). Além das escrituras nos apresentarem várias profecias messiânicas vaticinando as funções desempenhadas por Cristo. Ele exerceu a função de Profeta (Dt 18.15; Jo 5.46, Mt 24), Sacerdote (1Sm 2.35; Hb 6.20), Rei (Jr 23.5,6; Jo 12.13), Operador de milagres (Is 35.5,6;Mt 11.4,5), etc. Também o encontramos em cada livro em tipos, figuras e símbolos que mais tarde vemos manifestadas no NT. [3]

Em Genesis, Ele é o descendente da mulher – (Gn 3.15)

Em Êxodo, Ele é o Cordeiro Pascoal

Em Levítico, é o sacrifício Expiatório

Em Numeros, Ele é a Rocha Ferida

Em Deuteronômio, é o profeta

Em Josué, é o Capitão dos Exércitos do Senhor

Em Juízes, é o Libertador

Em Rute, é o Parente Remidor

Em Reis e Crônicas, é o Rei Prometido

Em Ester, é o Advogado

Em Jô, é o Redentor que vive

No livro dos Salmos, é o socorro e alegria

Em Provérbios, a Sabedoria de Deus

Em Cantares, é o Amado

Em Eclesiastes, é o alvo verdadeiro

Nos Profetas, Ele é o Messias Prometido

Jesus é apresentado nos evangelhos como o Salvador do mundo, as profecias do AT, se cumpre nele. Na historia da igreja apresentada no livro dos Atos, vemos o Cristo ressurreto e poderoso. Apresentado pelo Apostolo Paulo e outros escritores das epistolas como a Cabeça da Igreja e no Apocalipse ele é mostrado como o Principio e o fim de todas as coisas, que foi morto, ressuscitaram e voltará para reinar.

Em todo o AT, vemos a preparação para o advento, nos evangelhos sua encarnação, sua vida, nas epistolas suas doutrinas e na revelação a consumação de todas as coisas[4]

CONCLUSÃO

“Grande amor! Amor de Deus! Enche a terra e enche os céus! Grande amor! Amor que abrange a todo o mundo e atinge a mim”[5]

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr. Jair Rodrigues

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 13: Love Story"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários