Lição 2: Eu & a Igreja

TEXTO BÍBLICO - 1Co 12.12-27

ENFOQUE BIBLICO
“Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo” (1Co 6.15a)

OBJETIVOS
Definir o termo igreja
Discutir as atribuições de cada crente na igreja
Comparar o Corpo de Cristo ao corpo físico.

INTRODUÇÃO
O jovem e o adolescente não será a igreja do amanhã, a igreja é composta de crianças, jovens, adolescentes, pessoas de todas as idades. As origens da igreja podem estar no eterno passado, mas a sua missão esta claramente no presente. O jovem e o adolescente foram escolhidos para ser uma benção na escola, na empresa, enfim para as nações.

O QUE É A IGREJA?
Para que haja uma compreensão melhor da natureza da igreja, precisamos observá-la em três aspectos.
- No conceito Etimológico
- A sua origem histórica
- E suas Definições Gerais nas Diversas Interpretações.

Conceitos Etimológicos

  • Grego “EKKLESIA” – a junção da preposição “ek” = de, e o nominal “Klesia” do verbo “Kaló” = chamar, resulta numa expressão que significa “chamada de”. Portanto a igreja neste prisma é uma Comunidade de indivíduos chamados para fora do mundo ou da humanidade em geral. Esse vocábulo aparece 103 vezes no NT, para indicar igrejas locais.
  • Hebraico “QAHAL” – assim se denominava a congregação de Israel, convocada como em Números 10, referindo-se uma assembléia de homens (Dt 4.9-13).
  • Hebraico “EDAH” – referindo-se a comunidade da aliança, como na convocação do Sinai (Ex 19).
  • Grego “SYNOGÔ” – originou nos tempos do exílio babilônico, servindo de instituição espiritual. (Ez 11.16; 8.1). A Sinagoga tinha um tríplice propósito: Adoração; Educação e Governo Civil. Aparece 96 vezes para identificar o povo de Deus reunido.

Conceitos históricos

Para melhor compreensão precisamos entender que o vocábulo “EKKLESÌA”, será mais bem entendido recorrendo o contexto histórico. Este conceito tem origem no século V a.C, devido às crises políticas dos estados independentes da Grécia, as reformas sociais que eram propostas pela convocação dos cidadãos das “polis”. Convocados a uma Assembléia popular, que reunia para deliberar sobre as questões importantes. A arma era o “logos” , a palavra, o vencedor era aquele que se destacava na oratória. As assembléias eram abertas com orações e cerimônias aos diversos deuses cultuados no mundo grego, e ai dependia da cidade, cada qual tinha as suas divindades.

O conceito EKKLESÍA, vai ter conotação religiosa 600 anos depois, quando os cristãos primitivos se reuniam ou eram convocados a se reunirem.

Conceitos Gerais de Igreja.

  • Igreja não é o Templo material – o templo maciço com seus altares de sacrifícios tem sua origem no judeu-pagão. Houve diversos problemas como a idéia da transubstanciação nos templos medievais. O “templo-centrismo”, hoje um perigo, na verdade o lugar da adoração é o que esta na Bíblia MT 18.20.
  • Igreja não é uma confissão de fé – a historia revela que os desvios doutrinários e a crescente ignorância dos membros da igreja quanto a Bíblia. Faz com que a confissão de fé se torne uma necessidade em muitas igrejas. No entanto a Bíblia não é apenas um tratado de Teologia, é a Historia da Salvação. É muito complicado entender, por exemplo, o sistema teológico dos cristãos primitivos, mas a vitoria da fé demonstrada por eles era o segredo da comunhão com Cristo. Isto os levava a uma poderosa unidade de espírito, eles eram espiritualmente vivos.
  • Igreja não é uma denominação – as denominações existem devido as tradições seculares. E ai surgiu devido à formulas doutrinarias, as estruturas administrativas etc., trata-se de algo próprio das pessoas humanas no uso da liberdade de anunciar o evangelho.

O que é igreja? Numa definição mais abrangente, todos os que adoram a Deus e a seu filho Jesus Cristo sob a orientação do Espírito Santo. É a congregação de discípulos de Cristo batizados, que o reconhecem com cabeça e confiam no seu sacrifício expiatório para justificação diante de Deus. São aqueles que dependem totalmente do Espírito Santo para a Santificação, que são unidos pelo Evangelho, comprometidos a manter suas ordenanças e obedecer a seus preceitos. Aqueles que se reúnem regularmente para o culto e coopera para a expansão do Reino de Cristo no mundo.

A igreja no conceito neotestamentário é universal, mística, composta de todos os crentes em todos os tempos e de todos os lugares. É considerada a um organismo espiritual que tem Cristo por centro. A união da igreja com Cristo se dá através de seu Espírito, e não devido a uma organização, transcende a denominações evangélicas (Ef 3.10, 21; 5.23,24,27,29,32).

Também podemos afirmar que a igreja é local, e a forma neotestamentária de comunhão entre os crentes. Através de Jesus ela é composta de pessoas regeneradas e batizadas em águas, residentes em uma comunidade, tendo como objetivo o servir a Deus, unidos no mesmo organismo. Tendo sobre eles a direção de um ministro separado para o serviço de Deus, que sem acepção de pessoas, ou desnível social se reúnem regularmente em um mesmo lugar.

Dentro do conceito igreja temos dois aspectos de uma mesma realidade, ela é invisível quanto a sua essência e visível quanto à concretização. Enquanto invisível ela se relaciona com Deus e na visibilidade realiza reuniões, cultuam, dá testemunhos, se organiza, governa e vivem em comunidade local.

QUAL A NOSSA FUNÇÃO NA IGREJA?

O que cada crente deve fazer uma vez que faz parte do corpo de Cristo? Cada um em individual tem a sua função, sabe qual é a sua? A igreja é lugar de educar, uma educação diferente da educação secular, seu objetivo é a mudança do individuo. O propósito da educação na igreja é levar o cidadão a ter um conhecimento genuíno de Deus e se firmar na fé, a qual professamos. Conforme a participação do crente nos cultos de ensino, na escola dominical, enfim ser um crente assíduo nos cultos. Ele cresce na fé, no conhecimento de Deus, no conhecimento doutrinário, ele passa a se identificar melhor com a igreja.

Quando o crente aprende a diferenciar a doutrina bíblica da doutrina da igreja, passa a conhecer os seus limites, ele sente o desejo de participar das atividades da igreja. Não fará nada por imposição de alguém, mas regido pelo amor divino em seu coração, esse crente será tomado de um sentimento cristão de ajudar. O nosso maior exemplo é Jesus, que ao se batizar nas águas do Rio Jordão, inicia o seu Ministério terreno. Sua trajetória ministerial é um exemplo de humildade tanto a quem ensina quanto a quem aprende. Olhando para os exemplos de Jesus, a gente aprende enquanto ensina e ensina enquanto aprende. Portanto o envolvimento com o trabalho é constante, não há tempo para as coisas passageiras desta vida.

Há trabalho para todos, no entanto, cada qual deve procurar com sabedoria o seu posto de trabalho, não fomos todos chamados para fazer a mesma coisa. Há aqueles que pensam que trabalhar para o Senhor é preciso estar no púlpito da igreja. O apostolo Paulo usa uma metáfora para ilustrar a nossa posição no corpo de Cristo (1Co 12. 18 – 31). Repare que os membros do corpo estão espalhados e em posição diferentes, embora ligados no mesmo corpo e dirigido pela mesma cabeça. A mão, por exemplo, não procura tomar o lugar dos pés e nem o ouvido o do nariz, cada qual tem funções distintas, ajudando uns aos outros.

Na igreja os membros também têm funções diferentes uns dos outros, há o ministério e este é o mais visado. Ele é composto, de ministros homens chamados e vocacionados para serem enviados como mensageiros e embaixadores de Cristo, homens  com mensagens de edificação, exortação e consolação. Outros são evangelistas, sempre revestidos de novidades dos céus para o  pecador. Alguns homens, Cristo os tem escolhido para o pastorado, homens que tem sempre o alimento para as ovelhas do Senhor e por fim os que têm recebido de Deus a capacidade de ensinar o rebanho, homens vocacionados para expor as doutrinas com fundamentos, para a edificação dos fieis.

Mas há muito que fazer sem estar no ministério da igreja, podemos contribuir para a obra missionária, ser professor em uma das classes da EBD, ser Diácono,  contribuir com a assistência social da igreja. Representar a igreja com o nosso testemunho pessoal, evangelizar, dizimar, ofertar, dirigir culto nos lares, promover encontros para propagação do evangelho. Você pode ainda como jovem e adolescente enviar torpedos com mensagens bíblicas, Emails, Twitters, etc,. Deus pode te usar poderosamente em sua obra, desde que você esteja no lugar certo, fazendo a coisa certa.

O CORPO DE CRISTO E O CORPO FISICO
A expressão corpo de Cristo é muito utilizada por Paulo em suas Epistolas, considerada a mais rica metáfora para falar da natureza da igreja de Cristo (1Co 12.27; Rm 12. 5; Ef 4.12; Cl 1.24). Podemos destacar a seguintes lições:

  • Cristo é a cabeça da igreja – é o que tem autoridade e liderança sobre o corpo é exatamente o que Paulo prega “Ele é a cabeça do corpo”. O corpo é composto de crentes salvos, que na verdade são muitos membros e todos formam um só corpo, sustentado pela cabeça que é Cristo. Ele tem a primazia (Cl 1.15 -18).
  • União e reciprocidade – a vida cristã é vida em sociedade e não de forma desacompanhada. Se não houver companheirismo, interdependência entre os membros, não pode se considerar um corpo.  (1Co 12.12; Gl 6.2; Mt 18.15-17).
  • Diversidade – embora haja união não somos todos iguais, como são o tijolos, ou blocos que são de uma mesma forma, somos diferentes. Mas isto não contraria a uniformidade em Cristo (1Co 12.14; Rm 12.4). Funciona como a engrenagem quando cada parte cumpre com eficiência sua vocação.

“O corpo humano é constituído por diversas partes que são iter-relacioandas, ou seja, umas dependem das outras. Cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem todos os instantes dentro do nosso  corpo, seja para captar energia para manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada a vida.” WWW.webciencia.com/10  - Disponível em 07/04/10

O corpo humano é dividido por sistema:
a)  Digestivo – responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para as diferentes funções do organismo.
b) Respiratório – órgãos responsáveis pelas trocas gasosas do organismo.
c) Circulatório – coração, vasos sanguíneos,  transporta o sangue e distribui para os tecidos.
d) Nervoso – coordena a atividade dos músculos e a movimentação dos órgãos.
e) Muscular – permitem a movimentação tanto a externa quanto a interna.
f) Urinario – deposito e a eliminação da urina, composto de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.
g) Reprodutor – dizem respeito unicamente a reprodução
h) Ósseo – sustentar e dar forma ao corpo protege os órgãos vitais
WWW.wikipedia.org

Bem assim o corpo funciona, sem contar os membros como pernas, braços, olhos, cabeça e etc,. Qualquer destes sistemas que vier a falhar, o corpo pode morrer se o socorro não vier logo e for eficiente. Assim a igreja também funciona como o corpo nada pode enfermar e ser deixado ao acaso, pois pode vir a falência. Portanto Jesus é extremamente zeloso quando o assunto é a igreja.

CONCLUSÃO
A igreja é aperfeiçoada na medida em que seus membros enquanto igreja local, abre o coração como indivíduos para a operação de Cristo através de seus dons. (Ef 4.11, 12).

OBRAS CONSULTADAS

  • IBALDO, Osvaldo Gomes – apostila sobre Eclesiologia, 1997 – Curitiba – PR
  • OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de – Doutrinas Bíblicas, EETAD, 3ª Edição 1995 – Campinas – SP

Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 2: Eu & a Igreja"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários