Lição 3: Um exemplo a ser imitado

Ao Mestre

Amado (a), neste trimestre temos a oportunidade de transmitir aos nossos alunos, com entusiasmo, a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, e por essa razão teremos mais condição de abordar assuntos profundos que podem conduzir nossos alunos a conhecerem melhor o Salvador, e recebê-lo em seus corações, com compromisso de fé. Mas para que isso ocorra é imprescindível o empenho do professor tanto na metodologia, como na espiritualidade.

Mas como fazer? – Jesus, o Mestre dos mestres, tinha uma metodologia maravilhosa, sua meta era que aprendessem, “...aprendei de mim...” (Mt 11.29) dizia o Senhor.

O Senhor Jesus sempre estimulou seu discípulos a pensarem por meio de perguntas inquiridoras,levando-os a profundas reflexões. Seus questionamentos exigiam que os discípulos comparassem, examinassem, relembrassem e avaliando expressasse o que haviam aprendido – e não é isso que também precisamos em nossas aulas?

A Pedagogia moderna diz que ensinar é fazer pensar, é estimular a mente. Portanto, o professor

(a) deve estimular o educando a pensar por conta própria, ou seja, produzir pensamentos novos, por sua própria vontade, isso o conduzirá a refletir e a decidir, o ensino deve influenciar e converter nossos alunos, levando-os à Cristo. E isso é tarefa nossa como professores.

Oremos, e coloquemo-nos diante do Mestre por Excelência, pedindo-lhe que nos conceda a sabedoria e a unção, para conduzirmos nossos alunos à Sua Presença – lembre-se que um dos lemas da EBD é: Cada aluno, um crente salvo. Deus vos abençoe.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa:

Saber expressar o principal pré-requisito para o batismo em água; descrever o porquê do pedido de batismo feito por Jesus a João Batista; entender a missão de João Batista.

Para refletir

“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele.” (Mt 3.16 ARC).

O batismo de Jesus não era para arrependimento (como é para nós), era apenas um sinal de que

Jesus se colocava ao lado dos fieis, e confirmando o ministério de João Batista. Além disso, era a unção sacerdotal de Jesus, em cumprimento da cerimônia descrita em Ex 29.47.

Neste texto vemos a presença da Trindade. Jesus, o Filho, em carne; o Espírito Santo, sob a forma de uma pomba; e o Pai falando do céu.

A Doutrina da Trindade mostra-nos que Deus subsiste em três Pessoas distintas, contudo, é um em Sua Essência. Deus é um, ainda que constituído simultaneamente por três Pessoas. Este é um dos mistérios de Deus que nossa mente humana não pode alcançar – mas chegará do dia em que entenderemos, pois “...ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos.” (1 Jo 3.2).

Texto Bíblico em estudo: Mt 3.1317.

Introdução

O Batismo nas águas é uma das Ordenanças da Igreja, é o ingresso do membro como membro do corpo de Cristo, e simboliza o começo da vida cristã.

A palavra “batismo” descrita em Mateus 28.19,20, significa literalmente “mergulhar”, ou

“emergir”, essa interpretação é confirmada por estudiosos da língua grega e pelos historiadores da Igreja.

O Batismo é um assunto importante nas Escrituras. Muitos textos mostram que o Batismo está intimamente relacionado com outros temas fundamentais do Evangelho. Quando Jesus encarregou os apóstolos da Grande Comissão, Ele fez o Batismo ser um elemento central da mensagem que eles deveriam pregar ao mundo:

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do EspíritoSanto; ensinando-asa guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estouconvosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mt 28.1820- ARC).

Quando Paulo apresentou os sete fundamentos da unidade cristã, o Batismo era um deles:

“Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4.46- ARA).

Você pode perceber a importância do Batismo por causa da sua ligação com os outros elementos vitais do cristianismo. Infelizmente, poucos entendem o que a Bíblia afirma acerca da relação entre batismo e salvação, que o Batismo é um requisito para a salvação.

João Batista, o Precursor de Cristo

João Batista não é nenhum outro senão o mensageiro que Deus enviou antes de Jesus Cristo. Por que João Batista teve que ser enviado a essa terra seis meses antes de Jesus Cristo nascer? A razão para isso é que João iria cumprir nessa terra a profecia proferida pelo profeta Isaias:

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” (Is 40.3).

“João” no hebraico Yohãnã significa “Deus teve Misericórdia”. A Palavra “Batista”referese a sua vocação especial de batizar, assinalando arrependimento em preparação para a aceitação de

Cristo. Embora pouco seja dado na Escritura sobre João Batista, temos o suficiente para nos mostrar seu zelo, sua dedicação, sua fé e (mais importante) Sua humildade. Temos muito para aprender desse profeta entusiástico, mas inflexível, que anunciou a chegada do Messias

Sua missão era abrir mentes e corações do povo para o sacrifício expiatório de Cristo dentro do plano de salvação. Tudo o mais que Jesus veio fazer – as curas, o ensino, a pregação, a ressurreição dos mortos – deveria apontar não somente quem Ele era, mas o que faria por eles por meio da Sua morte. Sem essa morte, e o que ela faria ao mundo, no fim, tudo mais teria sido em vão. João Batista cumpriu sua missão, o próprio Senhor Jesus testificou dele dizendo:

“Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista.” (Mt 11.11).

João pregava que o “Reino de Deus está ao alcance das mãos” através do arrependimento dos pecados, e essa pregação reunia em sua volta centenas de pessoas sedentos de palavras verdadeiras.

João escolheu o Vau de Betânia para pregar. Este local de passagem era frequentada por inúmeros viajantes que levavam a mensagem de João a lugares distantes. Isto favoreceu grandemente o “espalhar” das suas palavras.

João era um pregador heróico. Ele falava ao povo expondo os lideres iníquo e as suas transgressões. Quando o assemelhavam a Elias, era porque este tinha o mesmo aspeto rude e admoestador do seu antecessor. João não queria simpatia. Ele pregava a mudança, chamava os desobedientes de “raça de víboras” e com o indicador apontado, tal como Elias o tinha feito anteriormente, e isto o categorizou como profeta. João tinha discípulos. Isto significa que ele ensinava, que tinha aprendizes com quem dispensava algum tempo em ensinar.

O Batismo de Jesus

O batismo de Jesus também foi por imersão, exatamente como nos mostra a palavra no original... Seu desígnio também era diferente do administrado por João aos pecadores confessos e dos administrado pela Igreja aos crentes arrependidos. Simbolizava que Ele daria sua vida nossos pecados, seria sepultado e depois ressuscitaria em Glória.

Não era uma crença, era o cumprimento da vontade do Pai, ou como o próprio Senhor Jesus disse: "Para que se cumpra toda a justiça".

Nesta passagem vemos a importância da pessoa que administra o batismo, pois, o Senhor Jesus podia ter batizado a si próprio, mas não o fez. Andou mais de cem quilômetros e foi até onde João estava batizando, e lá, recebeu o batismo da pessoa que o próprio Deus tinha ordenado para o ato.

Com o batismo começa a vida pública do Senhor. O Precursor resiste a batizá-lo, mas Jesus insiste e João Batista o batiza. Foi o momento da manifestação de Jesus ante o povo de Israel como o Messias prometido do Antigo Testamento e como o Filho de Deus, igual ao Pai.

O Batismo nas águas é um Mandamento de Jesus para todos os crentes e deve ser feito por imersão total do corpo. Não batizamos bebês visto que o batismo é um ato de fé, que cada pessoa terá de fazer por convicção pessoal e de livre vontade.. É um ato externo que identifica o cristão com Cristo na Sua morte e Ressurreição. (Mt.28.19; Rm.6.4; Cl.2.12; At.2.3639).

O Espírito Santo e seus dons

O Espírito Santo foi enviado para a Terra no dia de Pentecostes (At 2.1) e permanece conosco até ao arrebatamento da Igreja. É Ele que nos equipa e fortalece com Seus Dons para fazermos a

Obra de Deus.

Os Dons do Espírito Santo são:

Dons de Poder: Fé, Milagres, Dons de Curar.

Dons de Inspiração: Variedade de Línguas, Profecia e Interpretação de Línguas.

Dons de Revelação: Palavra de Sabedoria, Palavra de Conhecimento e Discernimento de espíritos.

Os Dons são do Espírito Santo e é Ele que concede a cada um a manifestação para o que for útil segundo a Sua Vontade. (Jo.14.16,17,26; Jo 15.26;Jo 16.714; At 2.4;At 10.38;At 19.11,12; 1Co 12.1,411).

Conclusão

A Bíblia é bem clara sobre a necessidade de uma pessoa nascer de novo para receber a vida eterna. Jesus cunhou esse termo em João 3.37, quando disse a Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."

O que é nascer novamente aqui? Nascer novamente não é só desistir de uma vida pecaminosa e começar uma nova vida depois que acreditar em Jesus, como a maioria das pessoas pensam. Embora isto seria bom, isto em si não faz nascer novamente, nem terá como salvar. Quando a Bíblia conta-nos que nós devemos nascer novamente da água e do Espírito, significa que os

"pecadores devem arrepender-se, devem acreditar no batismo de Jesus e no sangue da Cruz, e assim receber a remissão dos pecados nos seus corações e tornar-se justo " Em outras palavras, significa nascer de cima. Isto não é uma mudança que vem do ser humano, mas é uma transformação que vem de Deus.

Em 1 João 5.68, a Bíblia diz, “Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam num.”

Jesus nasceu encarnado no corpo da virgem Maria na carne de homem, e quando completou 30, foi batizado por João Batista no Rio Jordão. O trabalho de salvação que nos faz nascer novamente da água e do Espírito começou com o nascimento de Jesus.

Sabemos muito bem que Jesus foi condenado em nosso lugar, derramou Seu sangue na cruz.

Mas por que Jesus, o próprio Deus sem pecados, teve que suportar esta condenação na cruz?

Há causas e efeitos em todas as coisas. Jesus morreu na Cruz para nossos pecados, afim de nos resgatar para Deus.

No batismo de Jesus está escondido o mistério da remissão dos pecados, o mistério do nascer da água e do Espírito. Se, apesar disso, nós quisermos ignorar este batismo de Jesus e não acreditar nele, então nós nos estaremos traindo e nos afastando de Deus e abandonando a própria salvação.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 3: Um exemplo a ser imitado"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários