AJUSTAMENTO SEXUAL DO CASAL


Texto: I Co 7.2-5: Hb 13.4; Pe 3.7.

Há muitos casais cristãos que ainda não aprenderam o que a Bíblia realmente diz acerca do sexo, de como gozar plenamente o que Deus planejou para o marido e esposa. A consciência do sexo já existia antes do pecado entrar no mundo. Isto porque Deus instituiu o casamento antes da queda, Gn 2. A sexualidade está no ser humano por soberana vontade de Deus. Por isso o sexo, na perspectiva, bíblica é santo e puro.

Segundo Masters Johnson, pelo menos 50 por cento dos casamentos são prejudicados por alguma forma de desajuste ou disfunção sexual. Algumas vezes os problemas sexuais surgem primeiro e produzem as discórdias conjugais.

A palavra sexo vem do latin (sexus) do verbo secare, que significa cortar, secionar, separar, distinguir. Uma definição geral de sexo - é tudo o que diferencia o homem da mulher. Essa diferenciação dá-se em quatro sentidos: Morfológico, Fisiológico, Biológico e Psicológico.

O sexo é a parte fisiológica e a sexualidade é a parte psíquica. De modo mais amplo, "a sexualidade" é a dimensão da nossa personalidade ativada pelo sexo.

PERGUNTAS IMPORTANTES:

♦ Você foi orientado (a) sobre sexo por seus pais?

♦ De que forma você obteve orientação sexual?

♦ De que forma você trata sobre este assunto com seus filhos?

♦ O sexo é um presente de Deus para você?

♦ Como você vivência isto?

♦ É difícil para você falar neste assunto? Por quê ?

1) O CRISTÃO E A SEXUALIDADE.

A Bíblia aborda o assunto desde os seus primeiros capítulos. Exemplos: (Gn 1:27,28; 2.24; 4.1; Lc 15,18,20; Pv 5,7; Cantares de Salomão; Mt 5.27,28 e 32; Jo 2; 1 Co 7.3-7). Casos ilustrativos: Sansão e Dalila, (Jz 14 e 16); Davi e Bate Seba (2 Sm 11 e 12); José e a mulher de Potifar, (Gn 39); o caso Amnon e Tamar (2 Sm 13).

2) A SANTIDADE DO SEXO NO CASAMENTO, Hb 13.4; 1 Co 7.2-5.

"Mas, por causa da prostituição, tenha cada homem sua própria mulher e cada mulher seu próprio marido. O marido pague à mulher o que lhe é devido, e do mesmo modo a mulher ao marido. A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência."

Antes da queda, o homem conhecia e desfrutava do ato conjugal, Gn 1.28,31; 2.24. É bom lembrar que a queda acontece no cap. 3 de Gênesis. No cap. 13 e versículo 4 do livro de Hebreus está escrito: "Digno de honra seja entre todos o LEITO sem mácula...." Aqui a palavra LEITO no grego é (KOITE).que significa implantação de espermatozóide.

3) QUAIS SÃO AS BÊNÇÃOS QUE DEUS
PLANEJOU PARA O CASAL ATRAVÉS
DO ATO CONJUGAL?

1. A benção do companheirismo.

2. A benção da unidade física, emocional e espiritual.

3. A benção da procriação.

4. A benção do prazer e gozo conjugal.

4) CONHECENDO AS DIFERENÇAS
ENTRE HOMEM E MULHER.

1. No homem o sexo é mais biológico do que afetivo. Na Mulher, o sexo é mais afetivo do que biológico e está intrinsecamente ligado a maternidade.

2. O homem é um ser basicamente lógico; A mulher é um ser basicamente emotivo. A mulher guarda mais facilmente datas que envolve emoção; e o homem guarda datas puramente históricas.

3. O homem é mais racional, A mulher mais intuitiva.

4. O homem é mais prático naquilo que executa. A mulher vê mais o lado estético das coisas.

5. O homem vê mais o conjunto das coisas, A mulher cuida mais com os detalhes.

5) O QUE O SEXO SIGNIFICA PARA O
HOMEM.

1. Conhecendo a fisiologia do sexo, para que haja ajustamento nessa área no casamento.

1. Satisfaz seu instinto sexual.

2. Satisfaz seu senso de masculinidade.

3. Aumenta seu amor pela esposa

4. Reduz as tensões no lar.

5. Proporciona a mais emocionante experiência da vida conjugal.

6) O QUE O SEXO SIGNIFICA PARA
MULHER.

1. Satisfaz seu senso de feminilidade.

2. Assegura-lhe do amor do marido.

3. Satisfaz seu instinto sexual.

4. Proporciona-lhe relaxamento do sistema nervoso.

5. Dá-lhe a suprema experiência da vida conjugal.

7) O AJUSTAMENTO SEXUAL.

1. O processo de aprendizagem depende de:TEMPO; (Nenhum casal tem atuação perfeita na cama no começo). COMPREENSÃO, PACIÊNCIA, ESTUDO, EXPERIÊNCIA, DECISÃO, DISCUSSÃO FRANCA.

"Se sua relação com o parceiro não é tudo o que você espera que seja, 'o problema', na maioria dos casos, não é a 'relação sexual', mas o relacionamento.

8) EFEITOS DOS PROBLEMAS SEXUAIS NO CASAMENTO.

1. Incapacidade de realização. Alguns problemas mais comuns no casamento nessa área:

1. Frigidez ou "disfunção pré-orgásmica". (Incapa­cidade ou negativa da mulher em experimentar o prazer sexual em sua plenitude, inclusive o orgasmo).

2. Impotência,( incapacidade do homem de chegar ou manter a ereção com a finalidade do intercurso sexual).

3. Ejaculação prematura ( ejaculação do sêmen com consequente perda da ereção, imediatamente antes, ou logo depois da introdução do pênis na vagina ).

4. Dispareunia (intercurso dolorido ). Embora cada um deles possa ter uma causa física, ela é no geral psicológica.

2. Diminuição da auto-estima. A auto-estima e a capaci­dade sexual no geral andam juntas, especialmente nos homens. Se o intercurso não é satisfatório, o marido e a mulher podem ter dúvidas quanto à sua competência sexual - Taís dúvidas às vezes são agravadas pelas brincadeiras do parceiro.

3. Escolha de Substitutos. Quando o sexo no casamen­to não é satisfatório, os maridos e esposas quase sempre se voltam para atividades substitutas. Estas incluem:

1. Masturbação. Estímulo dos próprios órgãos genitais até chegar ao orgasmo.

2. Fantasias.

3. Sexo extraconjugal. Infidelidade - o sexo com alguém que não seja seu cônjuge.

4. Relacionamento em deterioração. Os problemas
sexuais geralmente produzem ira, ressentimento, tensão
interpessoal, quebra de comunicação, e algumas vezes
divórcio.

9) CAUSAS DOS PROBLEMAS SEXUAIS NO CASAMENTO.

Muitas pessoas se aproximam do casamento esperando a liberdade sexual que terão a seguir. Mas inúmeras destas mesmas pessoas ficam decepcionadas quando descobrem (às vezes na própria lua - de - mel; outras mais tarde) que o sexo no casamento não é tão excitante e agradável quanto pensavam ou esperavam. As causas são várias:

1. Má informação. Apesar da visão moderna sobre sexo, frequentemente ficamos surpreendidos no trabalho de aconselhamento, por ver a ignorância e falta de conhecimento correto que caracterizam muitos casais. Esta ignorância pode ter origem na falta de educação sexual correta, desinformação adquirida através de companheiro da mesma idade, inibições que impedem as pessoas de fazer perguntas, expectativas falsas obtidas de filmes, livros e as próprias fantasias, e falha em compreender que as reações masculinas e femininas diferem. Os impulsos e instintos sexuais são inatos, mas o conhecimento e como fazer amor precisam ser aprendidos.

2. A fadiga, a Pressa e a Falta de Oportunidade. A fadiga tem sido considerada como a causa mais comum do sexo insatisfatório. O intercurso sexual mutuamente agradável, exige energia física e mental. Ele também requer uma atitude relaxada, sem pressa, que não se preocupa muito com o correr do tempo.

3. O tédio. Depois de estarem casados por algum tempo o casal acostuma um com o outro. Eles não têm mais ideias novas para fazer amor. O jogo que precede o ato conjugal encurta, e o coito toma-se rotina. Depois de vários anos, as atividades sexuais tornam-se monótonas. Os parceiros passam pouco tempo estimulando-se sexualmente e a pessoa às vezes se descuida da sua aparência. O sexo nessas circunstância não é satisfatório e o cenário foi então preparado para um caso extraconjugal com alguém mais excitante e diferente do nosso cônjuge. O diabo tirará proveito disto.

4. Atitudes culturais e experiências passadas. A soci­edade em que a pessoa vive geralmente influencia as suas atitudes e comportamentos sexuais. No passado, o sexo não era discutido abertamente, mas a fidelidade conjugal era a norma esperada.

5. Causas físicas. Os problemas sexuais têm às vezes origens físicas, tais como distúrbios endócrinos, obesidade, diabetes, baixo nível de energia, ou o enfraquecimento dos músculos vaginais nas mulheres que tiveram filhos.

O principal impedimento para a satisfação sexual talvez seja o uso de drogas, inclusive o álcool.

6. Bloqueios Psicológicos. Algumas pessoas se casam acreditando que o ajuste e satisfação sexual serão fáceis, automáticos, rápidos e permanentes. Na maioria dos casos isto não acontece. Por quê?

1. Dúvidas quanto a própria masculinidade e ou feminilidade.

2. Medo.

3. Embaraço.

4. Diferença nas preferencias sexuais.

5. Culpa.

6. Ira.

7. Cuidado com o tabu da olimpíada sexual, quantidade x qualidade.

7. Conflito Conjugal.

8. Causas Diversas.

1. Medo de tendências homossexuais,

2. Preocupação com assuntos não sexuais como finan­ças ou tensão familiares,

3. Tensão ambiental,

4. Crenças religiosas inibidoras tabus e mitos,

5. Excesso de envolvimento na profissão ou outras atividades,

6. Mitos e tabus a respeito da olimpíada sexual, (qualidade x quantidade),

7. Preferências, dons, aptidões e capacidades. A sexualidade ou a intensidade do desejo sexual varia de pessoa para pessoa. É importante encontrar um ponto de equilíbrio.

10) VIVER UMA VIDA SEXUAL ABUNDANTE.

1. O cônjuge deve compreender o direito do outro, (1 Co 7.3,4).

2. O marido nunca deve negar sua participação para atender à necessidade e prazer sexual da esposa.

3. O homem e a mulher devem estar se perguntando freqüentemente sobre o que possa ser a necessidade do cônjuge nessa área sexual.

4. O leito de um homem e uma mulher crente, deve viver o clima da mais absoluta democracia.

11) QUANDO E PORQUE O CASAL DEVE
SE ABSTER DO ATO CONJUGAL.

1. Por consentimento mútuo. (Os dois concordam.)

2. Por tempo determinado pelo casal.

3. Para oração.

4. Por doença.

12) A RELAÇÃO SEXUAL DEVE SER
CARINHOSA, VISANDO O PRAZER DO
CÔNJUGE

1. A Relação sexual não se presta exclusivamente para procriação. Por que ?

2. Uma pergunta que as vezes é formulada por muitos: "A espiritualidade sufoca o espírito romântico do casal ?" NÃO. É possível ser espiritual e ao mesmo tempo ser carinhoso(a). (Gn 26:8,9; Dt 24:5)

13) A BÍBLIA E AS TÉCNICAS DO ATO SEXUAL

Desfazendo exageros, Pv5.18,19. Por falta de informações e compreensão da Palavra, muitos tem menosprezado aquilo que Deus preparou para o nosso prazer. O livro de Provérbios e Cantares nos ajudam a compreender e viver melhor nesta área.

1. QUATRO FAZES NO EXCITAMENTO:

1. DESPERTAR (ESTÍMULO). Criando um ambiente...

2. PLATO (tempo de maior excitação).

Aprendendo no livro de cantares de Salomão.

(Ct 1.2; 2.6-14; 4. 1-7, 10,11; 5.3-5,10-16; 7.1-8.)

3. ORGASMO.

4. RELAXAMENTO.

Nota : O livro de Cantares de Salomão pode ser interpretado de três formas, todas corretas, Fala de Deus e Israel, Cristo e a Igreja, Salomão e a Sulamita e também sobre o marido e sua esposa.

14) ALGUNS CONSELHOS PARA OS QUE DESEJAM MELHORAR.

1. Nunca seja egoísta, 1 Co 7.5; 1 Tm 4.3.

2. Elimine os complexos através da oração e compreensão.

3. Lembre-se, a canseira pode ser a causa do fracasso.

4. Desenvolva uma comunicação franca nesta área.

5. Procure não praticar o ato com a tensão de um problema.

6. Reserve tempo para o exercício do ato

7. A privacidade do casal é de fundamental importância.

8. O asseio é uma necessidade de todos.

9. A preocupação com uma possível gravidez, pode ser a causa da baixa qualidade da relação sexual.

10.Nunca se esqueça que o homem se excita pelo que vê e a mulher pelo que ouve.

11 .Nunca tenha o sexo como obrigação. Todo relacionamento deve ser voluntário.

12. Cuidado com a contaminação do leito, que deve ser sem mácula.

13. Cuidado com as relações pornográficas, Rm 1.26.27.

 

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "AJUSTAMENTO SEXUAL DO CASAL"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários