Lição 5: Tô sem vontade!

Texto em estudo: Rm 8. 3133, 35, 37,39

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!

Este texto, que iremos estudar, é uma declaração de “plena liberdade” que cada cristão possui para servir a Deus, pois Paulo escreve aos romanos lhes mostrando que em toda a vida não há coisa alguma que possa nos impedir de estarmos unidos a Deus.

Sabemos que existem barreiras na vida cristã, tanto internas como externas, mas isto não se constituem em um impedimento, ao contrario em Deus temos total auxilio para vencermos.

Primeiro; a proteção de Deus; Ele é conosco; para guardar, proteger, ensinar e nos justificar.

Segundo; os fatos internos e externos como perseguição, angustia, tribulação, fome, perigo, espada, nisto somos mais do que vencedores. A exemplo disto note esta declaração de Paulo:

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte. (2Co 12.10)

A primeira vista pensaríamos que alguém que vive sob a injuria, necessidade, angustia e perseguições esta em uma situação terrível, mas a verdade é o contrario disto, todo este estado de fraqueza diante de Deus é estar forte espiritualmente.

Porque quando nos achamos fortes; capazes certamente deixamos de depender de Deus e passamos a confiar em nós mesmos, a partir daí estamos caindo espiritualmente.

Desta forma o crente é mais do que vencedor, porque mesmo que aparentemente a situação seja ruim, estamos vencendo quando dependemos de Deus e confiamos em sua ajuda.

Da mesma forma Paulo declara:

Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; (2Co 4.9).

Embora perseguido não era desamparado por Deus, abatido mas não destruído, avança adiante vencendo todas essas adversidades.

Por ultimo, nem o mundo espiritual pode separar-nos de Deus, nem o mundo das trevas, ou seja, os seres espirituais do mal, de igual modo o tempo, nem o presente e nem o porvir, isto nos fala da total justificação de Deus em nossa vida, coisa alguma pode nos separar de Deus.

A “única” coisa que pode nos separar Dele, é a nossa escolha, temos o livre arbítrio para escolhermos servi-lo ou não. Desta forma vemos que o caminho embora tenha as diversidades, temos Deus que nos dá a total liberdade para seguir adiante.

Objetivos da lição:

Mostrar ao aluno que a vida cristã tenha adversidades, é necessário perseverar no caminho, a fim de alcançarmos nossos objetivos, quer sejam materiais ou espirituais.

Mostrar que existem mudanças positivas na vida, mesmo que ela advenha de uma situação difícil.

Introdução

A lição que iremos estudar hoje é sobre o desanimo. Embora o Senhor tenha nos livrado do mal, em nossa vida podemos nos deparar com situações as quais podem nos trazer desanimo, principalmente se o problema parece não ter uma solução imediata.

O desanimo tira das pessoas o animo para viver e para seguir em frente, buscando o seus objetivos e alcançando as promessas de Deus.

Mas Deus não criou o homem para viver dessa forma ao contrario, Deus deu todas as condições para que a vida fosse inteiramente feliz. A queda do homem foi que levou a situações difíceis, situações essas que desanimam.

Mas o Senhor que sabe de todas as coisas, advertiu os cristãos e os exortou a não desanimar:

Tenho- vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Jo 16.33)

O Senhor afirmou que haveriam aflições, adversidades que iriam nos levar ao desanimo, todavia ele nos exorta a ter bom animo, porque? Porque assim como Ele venceu o mundo nós venceremos também.

I - Os problemas da vida

Antes de falarmos sobre as causas do desanimo, é necessário saber o que ele é exatamente.

Segundo o dicionário desanimo é a falta de animo, desalento e abatimento; o que caracteriza pela falta de vontade de viver, de tal sentimento advêm outros, que são prejudiciais, como o medo, a falta de coragem.

Quando Deus, através de seu filho, no deu a salvação, também nos restaurou nos dando uma nova vida. Uma vida espiritual pela qual temos comunhão com Deus e conseqüentemente uma alegria e paz constante, pois Ele mesmo afirmou; A minha paz vos dou. (Jo 14.27)

Embora esta seja uma realidade, não deixamos, contudo de sermos ainda um ser psicológico sujeito ao nosso exterior.

Caminhamos bem, feliz e satisfeitos quando tudo ao nosso redor esta bem, temos saúde, temos um emprego, nossos pais estão bem; mas quando surgem os primeiros problemas logo imaginamos ser difícil atravessar a situação, o desanimo surge, mas ele não vem só, mas acompanhado de outros sentimentos negativos, por exemplo, o medo, sentimos medo do futuro, do que acontecerá, se este ou aquele problema não for resolvido.

A Bíblia afirma que “tudo”contribui para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28)

Desta forma entendemos que esses mesmos problemas que surgem na vida, servem para que nós aprendamos a vencer, e ao vencer iremos adquirir experiência, e é a experiência que nos faz manter uma vida de perseverança.

I. 2. Causas do desanimo

Sem duvida alguma, os problemas que surgem na vida são as principais causas do desanimo, e sabemos que isto são circunstancias externas, mas há também as causas internas, que surgem no nosso próprio ser, e estas dizem respeito a nossa vida espiritual.

Vejamos algumas:

a) falta de um objetivo

A Bíblia nos diz assim: Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação

de Deus em Cristo Jesus (Fl 3.14)

O cristão possui um alvo a qual tem de ter-lo como o seu principal objetivo, Paulo é claro quando afirma que acabou a carreira, em outras palavras eles estava afirmando que havia chegado ao alvo. Assim devemos ter um alvo, a falta de um objetivo é que leva as pessoas ao desanimo, porque diante do simples obstáculo perde o animo por não ter um lugar a chegar.

Na lição passada dei o exemplo das formiguinhas, que ao chegar a beira do rio não desistiram, pois o seu alvo era chegar a outra banda do rio, se assim não fosse, não Haveria razão para prosseguir adiante, o mais fácil era parar e procurar um novo caminho.

De igual modo agem as pessoas que não tem um objetivo, param diante do obstáculo.

b) Quando olhamos mais para as dificuldades:

Uma famosa frase dizia assim: Não posso impedir que os pássaros voem sobre minha cabeça, mas posso impedir que eles façam ninhos nela.

Nós não podemos impedir que os problemas venham, pois já fomos avisados pelo Senhor que eles surgiriam, mas não podemos olhar mais pra dificuldades do que as promessas de Deus. O apostolo João afirmou:

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (1Jo 5.4)

Para vencermos os obstáculos da vida, vencermos o mundo temos de ter fé, fé no Senhor e em suas promessas. Quando nós olhamos mais para as nossas dificuldades do que para as infalíveis promessas de Deus, nós ficamos desanimados, tristes, fracos e sem fé.

A exemplo disto temos Pedro que quando começou a andar corajosamente sobre as águas, desviou o olhar de Jesus e olhou para violência das águas, na força da correnteza, e começou a afundar.

A Bíblia nos incentiva a olharmos somente para o Senhor:

Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta,

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se

à destra do trono de Deus. (Hb 12.1,2)

c) Quando olhamos para nós mesmos

Acima afirmei que não podemos olhar para os problemas, de igual modo não devemos olhar para nós; olhar para nós significa olhar pra nossas fraquezas e imperfeições, deste modo chegamos a errada conclusão de que não podemos vencer ou resolver o problema.

O desânimo acontece quando afirmamos para nós mesmos que somos derrotados ou impotentes.

Vejamos alguns personagens bíblicos que enfrentaram essa situação:

Moisés quando chamado por Deus para libertar o povo de Israel do Egito, disse: "Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel"? (Ex 3.11)

Jeremias, quando também chamado por Deus, respondeu: "Ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança". (Jr 1.6)

Gideão, quando chamado por Deus para livrar a Israel das mãos dos seus inimigos, disse: "Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai".

Moisés, Jeremias e Gideão foram grandes homens que mudaram a história e nos deixaram um excelente exemplo, nós sabemos que não podemos fazer nada sem o Senhor, mas Nele somos mais do que vencedores.

II- Os exemplos Bíblicos

A Bíblia afirma assim: Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. (Rm 15.4)

Deste modo encontramos exemplos na Bíblia de homens que em certo tempo de suas vidas se encontraram nessa situação, ou seja, em desanimo.

II.1. Os discípulos de Jesus

Os discípulos do Senhor são um exemplo disto, pois uma “circunstância muito difícil” os levou ao desanimo. Enquanto Jesus estava presente entre eles, haviam alegria pois eles haviam encontrado o messias. É bem verdade que até o ultimo momento, os discípulos não compreendiam exatamente a missão do Senhor, pois eles o tinham como um rei, a qual iria naqueles dias restaurar o povo de Israel, visto estarem sob o domínio romano.

Ao desenrolar da historia se encontraram numa situação difícil, com a prisão e morte do Senhor tudo parecia ter chegado ao fim, toda aquela expectativa foi desfeita.

A tristeza e desanimo vieram sobre os discípulos:

E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes e chorando. E, ouvindo eles que Jesus vivia e que tinha sido visto por ela, não o creram. (Mc 16.10,11)

O desanimo causado pela morte do Senhor os fez até mesmo descrê na sua ressurreição, e alguns estavam voltando para as suas atividades normais. Embora os discípulos não compreendiam as palavras do Senhor a respeito da sua morte e ressurreição, o desanimo fez os discípulos esquecerem das promessas do Senhor.

Uma dessas promessas era que voltaria outra vez, de igual modo o Senhor lhes disse para não entristecer e nem deixar se turbar o coração.

2- Paulo e Silas

O nosso texto em estudo da lição é um texto descrito pelo apostolo Paulo, ele tinha experiência para afirmar que de fato nenhuma circunstância pode nos separar do amor de Deus; em certa ocasião Paulo e seu cooperador Silas estiveram em uma situação difícil, uma perseguição seguida de tribulação, pois ambos foram presos e castigados por fazer a obra de Deus.

Em uma situação semelhante, qualquer pessoa estaria totalmente desanimada, e até mesmo questionando o porquê de tanto sofrimento, eles não estavam fazendo nada de errado, mas foram injustiçados, sem duvida seria uma razão para ambos desistirem, mas ao contrario disto, eles continuaram em frente.

Eles invés de murmurar e se lamentar estavam orando e louvando a Deus, o resultado de toda essa confiança em Deus foi o seu livramento, pois Deus operou um grande milagre para livrá-los da prisão, e dar condições que outras almas pudessem ser salvas.

Nas mesmas condições podemos tomar Pedro como exemplo, certa ocasião o rei

Herodes o mandou prender a fim de lhe tirar a vida, ele sem duvida poderia estar triste, desesperado e sem nenhum animo para crer que poderia ser livrado, mas contudo a Bíblia diz que Pedro dormia na prisão, quando um anjo de Deus veio para o livrar. Isto significa que Pedro não se desesperou com aquela situação, mas repousava sem preocupação nenhuma, pois ele confiava no Senhor.

3 - José

O que José passou na sua vida é uma bela historia de perseverança em meio a tantos problemas e situações difíceis. Mas em todas as ocasiões não vimos José se desanimando.

Primeiro sofreu pelas injustiças de seus próprios irmãos, quando o venderam como escravo, depois sofreu um assédio por parte da mulher de seu senhor (patrão) o qual o acusou injustamente, por causa disto ele foi preso.

Na prisão após revelar o significado de um sonho a um preso; servo de Faraó, pediu que ele se lembra-se de José quando estivesse restabelecido ao seu posto, mas o servo de Faraó não se lembrou dele, foi ingrato.

Tudo isso eram circunstâncias que poderiam desanimar José, mas ele confiava em Deus, sabia que toda aquela situação seria mudada, e isto realmente aconteceu, por fim Deus o abençoou grandemente, de tal modo, que veio a ser o governador do Egito.

Por fim o próprio José declara que tudo quanto passou era uma providencia de Deus para que o seu povo, Israel fosse preservado, visto a terra iria passar por um longo período de fome.

Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande. (Gn 50.20)

Se José houvesse desanimado e parado no primeiro obstáculo, não poderia ter dado conseqüência ao plano de Deus.

III- A promessa de Jesus

Poderíamos dar muitos exemplos bíblicos de pessoas que não deixaram o desanimo atrapalhar sua vida, mas não podemos de falar do maior e sublime exemplo, que é o Senhor Jesus.

Nenhuma pessoa sofreu tanto como o nosso Salvador, o seu sofrimento não ficou restrito apenas a ultima semana de vida, mas durante sua vida inteira houve dificuldades.

A Bíblia afirma que ele era um homem de dores, experimentado no trabalho, como homem ele esteve sujeito as tentações, aos mesmos sentimentos humanos, em tudo foi tentado.

Certa ocasião seu sofrimento foi tanto que transpirou sangue, tamanha era a tensão emocional que estava sofrendo, momentos antes afirmava que sua alma estava triste até a morte, por fim no Getsemani pedia ao Pai se possível fosse que passasse aquele cálice dele.

Tudo isso seria mais do que motivos para não seguir adiante, além dos problemas, muitas pessoas não criam nele, até desprezaram, mas o Senhor tinha um objetivo, tinha um alvo, que era consumar a obra que o Pai lhe havia confiado. O Senhor foi até o fim, concluiu sua nobre missão!

O que seria de nós se o Senhor não tivesse terminado sua carreira?

Mesmo com lutas, angustias, perseguições, tribulações; Ele venceu, e a promessa é que nós venceremos também, pois Ele esta conosco para nos auxiliar, ajudar nas nossas fraquezas e imperfeições.

O Senhor afirmou:

Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século (Mt 28.20)

Ele jamais nos desampara, por esta razão Paulo fala: nada pode nos separar do amor de Deus, portanto nem mesmo o desanimo, devemos confiar e esperar em Deus.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença. (Sl 42.05)

III. 1- Para vencer o desanimo

Certamente que a fé em Deus é a arma principal nesta batalha para vencermos o desanimo, contudo podemos nos aparelhar de outras, são pequenas atitudes que devemos tomar, a fim de encorajarmos mais.

a) Ter um alvo certo

Alguém que não tem um alvo, não tem objetivo de chegar a lugar algum, mas aquele que desejar alcançar um alvo; se esforça, e faz  tudo para o seu objetivo ser alcançado. O objetivo do cristão é vencer, é caminhar, até acabar a carreira, para que assim possa receber das mãos do Senhor o premio.

b) Livra- se ou evitar mensagens negativas

Não devemos dar ouvidos a mensagens negativas que surgem na caminhada, às vezes podemos ouvir alguém dizer que não vai dar certo, que não vamos conseguir fazer algo, ou mesmo pode surgir uma voz interior falando que não somos capazes de vencer; não devemos dar ouvidos a isso, se o fizermos estaremos sujeitos a preocupação, ao medo e ao provável desanimo.

c) Ter coragem

Ter coragem significa não ter nenhum medo, pois o medo é o sentimento mais relacionado ao desanimo; medo do futuro, medo de viver.

A causa do medo geralmente é a incerteza e a insegurança; a falta de coragem faz com que a realidade não seja vista, as vezes os problemas são facilmente resolvidos a medida que depositemos em Deus toda a nossa confiança, esperando no seu cuidado.

d) Ter atitude

Devemos ter em mente que como seres humanos não somos perfeitos, estamos sujeitos a errar e falhar a todo momento, portanto falhar faz parte da vida, mas devemos buscar o aperfeiçoamento.

Sendo assim podemos crer que tudo é uma questão da atitude que tomamos diante dos problemas, porque não são os problemas a razão de nossos conflitos, mas sim a atitude que tomamos diante deles.

A exemplo disto: duas pessoas podem ter o mesmo tipo de problema e podem reagir de maneira diferente, mas é a atitude que tomam que vai determinar o resultado. Portanto diante do problema não devemos tomar uma atitude medrosa, duvidosa, mas sim uma atitude diferente e corajosa, olhando para o alvo e confiando no Senhor, pois ele proverá um meio pela qual a solução virá.

e) Livra-se do complexo de inferioridade

Uma das piores emoções do homem é o sentimento de inferioridade, o sentimento de achar-se incapaz diante do obstáculo. A frustração de não conseguir na vida o que outros conseguiram, ou ainda, não conseguir com a mesma facilidade ou rapidez.

Uma pessoa assim menospreza a si mesmo, achando-se sem inteligência ou capacidade. Não devemos nos comparar a outras pessoas, infelizmente nós acabamos por vez a olhar somente a nossas fraquezas nos esquecemos que em Deus, somos vitoriosos e vencedores.

Conclusão

Nada melhor do que o apostolo Paulo que conheceu bem as dificuldades da vida, certa ocasião ele chega a relatar todas as circunstâncias difíceis que superou:

Cinco vezes recebeu dos judeus uma quarentena de açoites menos um, foi espancado, apedrejado, naufragou três vezes, esteve um dia e uma noite perdido no mar, sofreu perigos nos rios, no meio de ladrões, no deserto, no mar e mesmo entre falsos irmãos.

Suportou muitos trabalhos e muitas canseiras, noites sem dormir, fome e sede, muitos dias sem comer, passou frio e falta de roupa. Além disso, sentia o peso das preocupações com todas as igrejas, pois haviam muitos falsos mestres que pervertiam a fé dos cristãos. (2 Co 11.2428)

Desta maneira Paulo tem autoridade para perguntar:

“Quem nos separará do amor de Cristo?”

Apesar de todas essas dificuldades Paulo não desanimou, mas seguiu em frente. Além desses problemas ele se refere ainda as forças angélicas, demoníacas que são hostis ao ser humano.

Ao tempo, o presente e o futuro, absolutamente nada pode nos separar de Deus. Nem a morte.

Todos nós sentimos, muitas vezes, que as dificuldades da vida nos submergem e nos levam ao desânimo. É nestas horas, sobretudo, que devemos escutar o Cântico do amor de Deus.

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?

“Em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou”

“Nada nem ninguém nos poderá separar do amor de Deus, que está em Jesus Cristo, nosso Senhor”

Não importa a circunstância, importa que estejamos firmados em Deus, pois ele tem cuidado de nós e por fim nos dará vitória sobre todo o mal, tão somente estejamos debaixo de suas mãos poderosas.

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a

seu tempo,  vos exalte, Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade,

porque ele tem cuidado de vós. (1 Pe 5.6,7)

Que Deus os abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair César  Oliveira

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 5: Tô sem vontade!"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários