Lição 6: Eu & os amigos

TEXTO BÍBLICO Lc 6.27-38

ENFOQUE BIBLICO

“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18.24).
OBJETIVOS

Definir uma verdadeira amizade, sob o ponto de vista bíblico.
Refletir sobre o tipo de pessoa que deve fazer parte do seu circulo de amizade.
Avaliar o papel do jovem crente num relacionamento de amizade.

INTRODUÇÃO

Quero aqui se lembrar dos moços levados para a Babilônia, houve alguns momentos difíceis em suas vidas. Venceram juntos os desafios, tal era o grau de amizades que decidiram juntos a não participarem dos manjares do rei da babilônia e juntos venceram.  Juntos decidiram a não adorar a imagem feita pelo rei Nabucodonosor. Foram lançados na fornalha de fogo ardente. O maior trunfo foi quando juntos foram honrados. Amigos prontos para qualquer momentos eram moralmente e espiritualmente irrepreensíveis, amigos ao mesmo nível. 

AMIZADE DO PONTO DE VISTA BÍBLICO.

O termo amizade vem do latim que significa “dedicação”, “benevolência”, amigo é aquele que se dedica, demonstrando benevolência para com o objeto de sua amizade. Goethe, escritor e pensador alemão, fala das afinidades eletivas, das coincidências de gostos e sentimentos que geram a amizade. E ai se pergunta, procede de escolha a verdadeira amizade? Uma vez que os semelhantes se atraem; gostam de estar juntos, devido à relação estabelecida entre eles? A resposta é não. Não depende de escolha, a relação se estabelece quando as idéias estão no mesmo nível.

O ser humano conforme se desenvolve moralmente e espiritualmente ele muda de amigos. Se moralmente mal ele tem amigos na mesma classe em que se encontra, se bem espiritualmente os amigos sempre estarão na mesma condição. O celebre Voltaire define amizade como contato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas. “Os interesseiros reúnem sócios, Os políticos congregam partidários, O comum dos homens ociosos mantém relações, Os príncipes tem cortesões. Só os virtuosos possuem amigos”

A verdadeira amizade do ponto de vista bíblico, aquele que procura andar com os justos é como ter um guia. Em contrapartida os que procuram os maus é como se procurasse um caçador para lhe espreitar (Pv 12.26,27). No aspecto disciplinar divino, o nosso desenvolvimento da sabedoria é afetado pela companhia que preservamos (Pv 13.20). 
O conselho bíblico é para que sempre evitemos as más companhias, no texto de Provérbios 1. 10-16, vários são os conselhos, podemos aqui destacar o que um mau amigo pode fazer. Primeiro pode levar a furtos organizados, pequenos objetos ou grandes tirados de forma sutil, sem que ninguém saiba, e ninguém do grupo vai dizer quem foi, segundo os maus amigos podem levar a uma violência generalizada.
A Bíblia fala de boas amizades tal qual a de Davi e Jonatas, Jonatas era filho do rei Saul e amigo de Davi. É interessante parece até inversão de valores, quem poderia ter ciúmes de Davi era exatamente Jonatas e não Saul, mas a Bíblia diz que Saul tinha ciúmes de Davi e queria matá-lo. Aqui aparece o amigo prestativo e sensível as causas um do outro, (1Sm 19. 1-7), Jonatas aparece fazendo as pazes entre Davi e Saul. Não durou muito, pois o arrependimento de Saul não era profundo. A perseguição de Saul a Davi, fora por vezes intuída por Jonatas que ajudou a Davi escapar em vários momentos fatais. Até que a prova de uma boa amizade é revelada, Jonatas na região de Ezel separa-se de Davi dando suas armas ao amigo para fugir (1Sm 20. 11-43).

Na podemos ter amigos tipo Jonadabe, que instruiu a Amnon como estuprar a própria irmã (2Sm 13). Um amigo de intenções criminosas, e que na verdade é tido como esperto, alguém que sabe das coisas. Amnon foi na conversa dele e acabou assassinado, perdeu a vida porque procurou conselhos de um “amigo” falso, que desaparece depois que o outro, aquele instruído por ele esta na pior. O que dizer de Roboão? Os anciões lhe aconselhou de maneira correta, como fazer para ter um governo bem sucedido, mas ele foi a procura dos amigos da escola (1Rs 12.7-11). Resultado perdeu o controle das coisas.

A verdadeira amizade do ponto de vista bíblico é sem duvida a com os justos (Sl 1).

(Observe comentários na lição 1 “Eu e Jesus” – disponível em www.ebdnet.com.br

QUEM PODE SER MEU AMIGO?

Certa vez durante a Segunda Guerra Mundial, dois jovens se conheceram pelos campos de batalha e passaram a ser grandes amigos. Por muito tempo permaneceram isolados nas trincheiras e aguardavam ansiosos o dia em que poderiam retornar para seus lares novamente. Pensavam até em trabalhar juntos ou fazer qualquer coisa que os mantivesse unidos já que quase não se separaram naquela época difícil de suas vidas.
  Uma noite os inimigos atacaram de surpresa o lugar onde estavam escondidos e o capitão ordenou que todos batessem em retirada o mais depressa possível. Em meio á correria da fuga, os dois acabaram se perdendo um do outro. Mais tarde quando a tropa se restabeleceu num outro local mais seguro, o capitão fez uma rápida contagem e percebeu que um dos amigos estava faltando.
  Quando o outro se deu conta da falta de seu companheiro dentro do grupo, ficou desesperado e começou a chamar pelo seu nome nos arredores, aflito em busca do amigo desaparecido. Todos sabiam que provavelmente o jovem havia morrido durante a fuga, mas mesmo assim o colega não se contentava e continuava a gritar continuamente atrás do outro.
  O capitão preocupado com a atenção que ele chamava para o local onde estavam escondidos, ordenou que ele se calasse e retornasse ao seu posto, mas logo o soldado lhe respondeu:
-Senhor, me perdoe, mas como posso ficar calmo sabendo que meu companheiro pode estar perdido nas terras do exército adversário? Deixe que eu retorne ao local onde estávamos e procure por ele antes que seja tarde demais!
  O capitão olhou para os olhos do soldado e viu um profundo amor em seu coração, mas sabia que se concedesse essa permissão a ele, certamente  não sobreviveria.
-Sei que você era muito amigo dele, mas não posso dar esta ordem. Com certeza ele foi baleado ou capturado e se você for morrerá também. Por isso fique aqui e ajude seus companheiros feridos no acampamento.
  O soldado desesperou-se ainda mais quando ouviu a resposta do capitão e pôs-se a correr em lágrimas na direção de onde haviam sofrido o ataque anteriormente. Mesmo em meio aos gritos do superior, não houve maneira de pará-lo antes que sumisse no meio da mata fora do alcance de todos.
  Um dia inteiro se passou e a tropa já se preparava para deixar o local quando viram de longe uma sombra se aproximando lentamente. Chegando mais próximo, o capitão percebeu que se tratava do soldado que havia fugido no dia anterior e que agora carregava o corpo ensangüentado do amigo nos braços.
  Olhando melhor para a cena, o capitão indignou-se quando viu que ele também estava muito machucado e com certeza não resistiria aos ferimentos com vida. Muito irado com o resultado daquela jornada, começou a esbravejar e gritar com o rapaz que chorava abraçado ao corpo morto de seu amigo:
-Está satisfeito com o resultado de sua aventura seu soldado desobediente? Agora não me bastava perder um de meus homens, terei de enterrar você também por sua teimosia e insubordinação! Diga-me, está feliz com o que causou a si mesmo? Será que valeu a pena morrer por alguém que já não tinha chances de sobrevivência! Responda-me!
  O soldado já agonizando em seus últimos momentos de vida, olhou uma última vez para o companheiro ao seu lado e sorriu ao pronunciar suas palavras finais:
-Senhor, com certeza valeu muito a pena. Pois quando o encontrei na floresta ele já estava ferido e prestes a desfalecer. Mas mesmo assim ainda tive tempo de ouvi-lo sussurrar nos meus ouvidos: EU SABIA QUE VOCÊ VIRIA ME BUSCAR!

Cayus Marcws pocotirios
Publicado no Recanto das Letras em 02/02/2008
Código do texto: T843137
(
www.recantodasletras.uol.com.br/contossurreais/843137)

A Bíblia fala em amigo mais chegado que um irmão existe este tipo de amigo? Sim, a Bíblia diz, pode haver poucos, mas há. A pergunta aqui é: vale à pena ter amigos que induzem ao erro? Que ao invés de procurar as coisas boas da vida, esta sempre convidando para as baladas? O poema citado é conhecido e tem varias versões, mas o verdadeiro amigo é aquele que está disposto a sofrer pelo outro.

Ter em conta amizades que só querem serem amigos enquanto tudo vai bem, não é interessante. Seu circulo de amigos precisa ser selecionados, sem fazer acepção de pessoas. Mas para que serve um amigo que só nos leva ao mal? Falamos de Jonadabe, quantos deles estão por ai? Ensinando adolescentes a pecarem e se tornarem desobedientes a seus pais. O jovem crente precisa de amigos a exemplo de Jonatas que em momentos difíceis está presente doando suas armas. Jovens são introduzidos as drogas e conseqüentemente ao crime por aqueles que aparecem em seus círculos de amizades com pinta de esperto. Que Deus ajude a nossa mocidade a terem amigos verdadeiros e sinceros, que tenham temor e respeitem seus pais e os dirigentes das igrejas onde congregam.

O RELACIONAMENTO DO JOVEM CRENTE.

O papel de um jovem crente num relacionamento de amizade é de suma importância. Primeiro ele precisa cuidadosamente escolher seu amigos, evitando aqueles que sempre querem levar os demais ao pecado. Conheci um irmão na minha adolescência que sempre procurava nos levar a pecar, em alguns momentos pecados graves. A mocidade daquela igreja vivia sempre fraca e daqueles jovens quase todos se desviaram. Alguns nunca mais voltaram para os caminhos do Senhor. É bem verdade que não devemos seguir o errado, fazemos isto de nossa própria vontade, mas quando se trata de alguma referencia é complicado, uma vez que gostamos de fazer o que não se deve.

Vez por outra ouvimos alguém dizer: “é na casa do fulano”, e depois se sabe que rola muitas coisas erradas, como bebidas, namoros indecentes. É só dar uma olhadinha nos sites de relacionamentos às fotos são comprometedoras. A posição de um jovem crente deve ser de cristão, não apenas nominal, mas praticante. Amigo é aquele que quando erramos nos corrigem (Pv 27.5,6). Portanto o jovem cristão deve cortar as amizades que prejudicam sua vida espiritual.

Alem disso o jovem cristão deve ser um amigo fiel e de confiança, principalmente quando se sabe que alguém está passando por momentos difíceis. Nesta hora o nosso amigo mais precisa de nós. Ao dirigir se ao melancólico, ferido devido à situação, não deve ser com palavras para agradar, mas com sabedoria de Deus, pode até corrigi-lo. Nunca agir com falsidade, fingir que é amigo quando na verdade se tem até culpa do momento ruim que o outro está passando.

Uma amizade sincera pode mudar a vida de outra pessoa, enquanto que um amigo falso pode destruir. O jovem crente deve sempre manter uma relação sincera com Deus antes de qualquer amizade, ser cheio do Espírito Santo, para discernir bem as coisas no meio desta humanidade perversa. Valorizar a qualidade dos amigos, nada adianta ter muitos amigos sem qualidades, mas poucos com qualidades ajudam (Pv 18.24). 

CONCLUSÃO

O maior e melhor amigo é Cristo, sem duvida nenhuma o hino 198, é um dos mais bonitos quando cantamos; “achei um bom amigo/Jesus meu Salvador/ O escolhido dos milhares para mim...Levou me as dores todas/ As magoas lhe entreguei/ Minha fortaleza é na tentação....
Você conhece outro? Para mim não há.

OBRAS CONSULTADAS

  • O NOVO COMENTÁRIO DA BIBLIA – VIDA NOVA
  • BASE – BIBLIOTECA DE AUXILIO AO SISTEMA EDUCACIONAL –LIVRARIA EDITORA IRACEMA –SP

Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 6: Eu & os amigos"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários