Lição 7: Estudar é preciso

TEXTO BÍBLICO (Dn 1.1 – 21 ; 2.46 – 48; 3.28 – 30)

ENFOQUE BIBLICO
“E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens” (Cl 3.23).

OBJETIVOS
Explicar
por que o trabalho é uma forma de serviço a Deus.
Demonstrar a importância de estar preparado para assumir posições de destaque.
Convencer os alunos da necessidade de se atualizar periodicamente, fazendo cursos e lendo bons livros.

INTRODUÇÃO
Por necessidade, por investimento ou por satisfação, Estude! Estudar é preciso. Neste mundo globalizado a informação já não tem tempo de ser anotada em livros. Textos são enviados em questão de segundos. A informação caminha quase que na rapidez da luz, não dá tempo de correr atrás, o segredo é estar pronto, preparado quando as oportunidades surgirem.

TRABALHANDO E SERVINDO A DEUS
Antes de adentrarmos no assunto propriamente dito, precisamos analisar que tipo de trabalho agrada a Deus. Na nova modalidade em que vivemos tem se colocado como trabalho, várias categorias, algumas na verdade desagradam a Deus. O nu artístico, por exemplo, chamado de Trabalho, nós cristãos sabemos que este é um tipo de trabalho que não dignifica. Existem outros que poderíamos colocar na lista, mas já em nossas consciências, somos cobrados, caso resolvamos a realizá-los.

Devemos também pensar naquele tipo de trabalho que nos impedem de servir a Deus. Caso, a pessoa aceite a Cristo e seu trabalho o coloque a numa condição de impedimento de ir ao culto, por exemplo, ele não deve sair assim de qualquer maneira, e ninguém pode exigir que ele abandone seu emprego. Mesmo que ele esteja num emprego comprometedor não é da nossa alçada impedi-lo de trabalhar. Quanto a sua permanência dependerá da ação do Espírito Santo, deixe que Deus trabalhe abrindo as portas de um novo emprego que venha permitir ele congregar ou dignificar o nome do Senhor.

O problema que por vezes enfrentamos é que a pessoa quer apenas uma ressocialização, não se pensa em conversão. Uma coisa é reaver posições perdidas por distúrbios sociais, outra bem diferente é a mudança de comportamento através da conversão. É comum pessoas que “aceitam” o evangelho e sem que haja mudanças de comportamentos, saem pregando, testemunhando, e por incrível que pareça, aquilo que eles não vivem. Vedem seus CDs, DVDs e livros, sem conteúdo algum. Cabe aqui uma pergunta: Este tipo de trabalho agrada a Deus? Ajuda em que a obra de Deus?
O trabalho é uma forma de serviço a Deus, como analisar isto do ponto de vista bíblico? Como pensar em uma forma de agradar a Deus pelo trabalho. Primeiro agradecendo, pois, num mundo de desemprego, ou de grande competição, estar empregado num emprego digno é motivo de glorificar a Deus. Ao expressar que o trabalho é uma forma de serviço a Deus, entendamos que, no reino de Deus o progresso depende do financeiro. Como essa expansão se dará?

Conheci um pastor que sempre falava em suas prédicas: “o dinheiro de Deus está no bolso do crente fiel”. Podemos de certa forma concordar com ele, pois, o crente fiel coopera na obra de Deus com seus dízimos e com suas ofertas, o dizimo é um dever, quanto às ofertas, um ato de gratidão. Ao criar o homem Deus viu que não era bom ele estar só e lhe deu uma companheira para formarem juntos a família.  A manutenção desta família está a cargo do homem e ele só pode fazer através do trabalho.

“Crescei e multiplicai”, duas ordens difíceis de serem cumpridas sem que trabalhe. Quem inventou o trabalho? Se eu pegasse quem inventou o trabalho? São frases usadas constantemente por pessoas, quando cansadas de um determinado trabalho ou quando tem pela frente uma árdua tarefa. Será que estão certas? Alguns dizem que o trabalho é o resultado do pecado original, assim define o dicionário de filosofia em um de seus conceitos (ABAGNANO – pg 975). Ele faz isto baseado nos conceitos de Agostinho e Tomas de Aquino.

Bem o que encontramos na Bíblia como algo abominável é a preguiça, o preguiçoso sim não contribui para nada que dignifique (Pv 6.9; 19.15). Com certeza a ordem de crescer e multiplicar não tem aprovação para o preguiçoso, a estes o Apostolo Paulo recomendou que seja bom que eles não comam (2Ts 3.10). Como apresentar um serviço a Deus sendo preguiçoso? A recompensa do preguiçoso é a pobreza, pobreza no sentido de não ter nada por não trabalhar, vive na dependência de alguém por preguiça.

Como o nosso assunto é para jovens adolescentes, enfim para quem está se despertando para a vida. Não importa se o trabalho seja uma pequena ajuda em casa, na empresa do pai, na feira, pois tenho visto muitos adolescentes ajudando a seus pais nas feiras. Talvez pelo bom emprego que Deus deu a seus pais, sua missão é apenas estudar e se preparar para um futuro melhor, não se acomode, esforce-se, principalmente nos trabalhos da igreja (1Co 15.58). Não fique em casa jogando vídeo game, ou num programa fútil qualquer, esteja sempre pronto para servir, pois isto agrada a Deus. 

PREPARE-SE! VOCE PODE ASSUMIR LUGAR DE DESTAQUE
Acredito que todo trabalhador gostaria de crescer em sua profissão o medico quer se destacar, o comerciante quer ser o melhor, o servente quer no futuro ocupar um lugar como profissional. Tem pessoas que imaginam pertencer alguma casta como os indianos, por exemplo, que não se preocupam em sair daquela situação, uma vez que é uma tradição familiar. Nunca podemos pensar nas hipóteses contrarias, ficar apenas pensando negativo, como se as oportunidades surgem apenas aos que tem dinheiro, ou posição social privilegiada.

Primeiramente você não é uma pessoa qualquer é um servo de Deus, em segundo lugar, se você estiver preparado, que vença o melhor. Muitos se acomodam como a história da águia que pensava como uma galinha, conta-se que ela foi encontrada por um camponês e criada junto com as galinhas. Você vai encontrar a história em vários sites, mas em um livro que li, o autor contou que a águia ao ver outra águia voando alto, pensou: “Ah! Quem me dera poder voar como aquele pássaro,” ela desconhecia a sua origem. Quantos há que não se lembram que servem o Deus que pode fazer e vivem a murmurar.

Para que isto não venha a acontecer no futuro, prepare-se. Em outras lições comentamos que há diversos cursos de especialização oferecidos pelos governos. São gratuitos, podem não atingir seus objetivos, mas vá passo a passo, com um pequeno trabalho você pode pagar uma modesta faculdade ou um curso técnico. Depois você pode se especializar e chegar o ponto de suas expectativas. Temos vários testemunhos na historia de jovens pobres que se esforçaram e foram destaques na humanidade.

Em 1904 – Henry Rolls, um menino de rua que conseguiu vencer na vida se formou em engenharia, associou-se ao aristocrata Charles Royce e fundaram a Rolls Royce. Tornaram o símbolo do mundo automobilístico, em 1992 estabeleceu um acordo com a BMW, para o desenvolvimento de motores. Rolls, é famoso por fabricar os carros mais famosos e luxuosos do mundo. (WWW.tiosam.net/enciclopédia/?q=Rolls_royce.)

Vale aqui uma pequena historia de um menino criado nas ruas de uma pequena cidade do interior que veio para a região do grande ABCD, fez um curso técnico de torneiro mecânico. Com o salário que passou a ganhar se formou em direito e passou no curso da OAB. Que belo exemplo? ( WWW.planettami.com.br

Os exemplos bíblicos como os de Daniel e seus amigos, Ester, Neemias. O apostolo Paulo, que preparo! Quando Deus precisou deles eles estavam prontos, Daniel revolucionou a Babilônia, era o nome da vez, nada se fazia sem que ele soubesse e quando as coisas no palácio não davam certas, Daniel era chamado como o mais bem preparado para solucionar o problema. Quando Deus precisou de alguém para revolucionar o mundo com a mensagem do evangelho, lá estava Paulo, falando os mais variados idiomas, discutindo os mais polêmicos temas com grande saber.

Para alcançar um lugar de destaque principalmente para agradar a Deus é preciso de grande preparo. Não deixe para se preparar quando as oportunidades chegarem, muitos cometem este erro e choram por não conseguirem. Prepare-se, em Deus você pode.

ATUALISE-SE SEMPRE QUE TIVER OPORTUNIDADE
Reciclar os conhecimentos é qualificar-se cada vez mais para o futuro. Tem pessoas que se comporta como um pato, uma ave domestica que tenta fazer três coisas e todas as três de forma feia. O pato tenta voar e tem um vôo curto, procura ser uma ave aquática, mas nada muito feio e anda com certa dificuldade. Quantos que não sabe ao certo o que quer presta vestibular para direito, muda para matemática e nunca termina nada, sempre que ele tem a oportunidade de se especializar-se ele procura algo diferente para fazer.

O bom profissional procura sempre se atualizar alguns até vão para o exterior, para se capacitar melhor. O mercado de trabalho sempre exigiu qualificação, na década de 50, os cursos básicos, taquigrafia, datilografia, treinamento de vendas, treinamento corporativo, exercícios práticos, simulações de tomadas de decisões e psicodrama. Técnica de psicografia em grupo estes tipos de treinamento eram papeis relevantes na avaliação de funcionários.

Na década de 60, criaram-se os laboratórios de treinamentos de sensibilidades e mudanças comportamentais. Treinamento gerencial, desenvolvimento organizacional, destacando o papel do diretor de treinamento. Já na década de 70, o alvo era a especialização da mulher, para o mercado de trabalho, principalmente se discutiu o cargo de supervisão. A necessidade de qualificação aumenta, devido a um numero maior de pessoas no mercado de trabalho.

O treinamento nas diferentes funções e agora a luta pela melhoria, logo se passa a pensar no desenvolvimento pessoal, mas também nas estruturas organizacionais. A partir de 1980, aparece o Computador, a, principio para composição de textos. Não só isto, mas começa a estudar a questão do custo beneficio como a documentação do retorno do investimento. A questão do mercado global, a adaptação nas operações globais. As novas tecnologias chegaram forte na década de 90,  com o avanço do computador. Mudanças de comportamento funcional, principalmente na adaptação das demandas de economias globais.

Hoje nós já estamos em 2010, em pleno século 21, não se pode imaginar em décadas para que as mudanças ocorram no mundo da cibernética. As empresas que conseguem se modernizar exige também qualidade profissional de seus funcionários. O jovem cristão não pode de forma alguma ficar esperando a banda passar, ele precisa glorificar o nome do Senhor. Como? Se qualificando e atingindo postos de destaques das grandes empresas, sem esquecer seu objetivo maior – Ganhar almas para o Senhor, contribuindo com seus dízimos, ofertas missionárias, cooperando na igreja em que ele congrega e o nome de Deus seja Louvado através destes exemplos.  

CONCLUSÃO
No Egito precisava de um jovem em quem houvesse o Espírito de Deus, e lá estava Jose. Na Babilônia precisava de sábios, qualidade encontrada em Daniel e seus companheiros. Precisou de uma rainha, encontrou Ester. Hoje Deus precisa de jovens que influencie os mais altos postos nesta nação e no mundo. Você jovem está preparado para assumir? Estude!

OBRAS CONSULTADAS

  • Rascunhos das aulas de filosofia do trabalho.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 7: Estudar é preciso"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários