Lição 8: Eu tenho a força!

Texto Bíblico:Juízes cap. 14 e 15

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se que a verdadeira força não está em nossos braços, mas a força está na nossa fé em Deus.

Exercitando a memória

“Porque sem mim vocês não podem fazer nada” (Jo 15.5 – NTLH).

Crescendo no conhecimento

Sansão cresceu e se tornou juiz em sua nação.

Sansão governou o povo de Israel vinte anos, na época em que os filisteus dominavam aquela terra.Deus o capacitava de força sempre que precisava. Certo dia, Sansão desceu com os seus pais até a cidade de Timna. Quando estavam passando pelas plantações de uvas de Timna, um leão novo veio rugindo para cima dele. Mas o Espírito do SENHOR fez com que Sansão ficasse forte. Com as suas próprias mãos, Sansão despedaçou o leão, como se fosse um cabrito.

Seus pais não gostavam que sansão andasse em outras regiões. Mas Sansão ao invés de fazer seus afazeres, ficava passeando, certo dia inda a Timna, foi conversar com uma moça e gostou dela. E disse aos seus pais que queria se casar com ela. Seus pais ficaram trsites pois sabiam que isso traria muitos problemas. E disseram a ele que não eram bom fazer assim, que tinha moças em Israel, jovens bonitas e que criam e obedeciam a deus, diferente das jovens de outras religiões, mas ele não quis obedecer, e de tanto falar que ia fazer, seus pais não falaram mais nada quanto a isso, e a pedido de Sansão seu pai foi à casa da moça e a pediu em namoro, e Sansão deu um banquete ali, como era o costume dos moços.

Quando os filisteus o viram, trouxeram trinta rapazes para festejar com ele. E Sansão lhes disse:

— Eu tenho uma adivinhação para vocês. Aposto trinta túnicas de linho puro e trinta roupas finas que, antes de se passarem os sete dias da festa de casamento, vocês não me darão a resposta.

Eles responderam:

— Diga qual é a adivinhação.

E Sansão lhes disse:

— Eu tenho uma adivinhação para vocês. Aposto trinta túnicas de linho puro e trinta roupas finas que, antes de se passarem os sete dias da festa de casamento, vocês não me darão a resposta.

Eles responderam:

— Diga qual é a adivinhação.

Sansão disse:

__“Do que come saiu comida, e do forte saiu doçura.”

Três dias depois eles ainda não haviam encontrado a resposta para a adivinhação.

No quarto dia disseram à noiva de Sansão:

— Dê um jeito de fazer o seu noivo dar a resposta da adivinhação. Se você não fizer isso, nós vamos pôr fogo na casa do seu pai e vamos queimar você junto. Vocês só nos convidaram para poder nos roubar, não foi?

Aí a moça de Sansão lhe disse, chorando:

—Você não me ama! Você me odeia! Você deu uma adivinhação aos meus amigos e não me contou a resposta!

—Eu não contei nem para o meu pai nem para a minha mãe! —respondeu ele. —Por que acha que eu iria contar para você?

Então ela chorou durante os outros dias da festa. No sétimo dia, como a mulher não parava de insistir, ele disse a resposta. E ela contou aos seus amigos. Assim, no sétimo dia, antes de anoitecer, os homens da cidade disseram a Sansão: “Que coisa é mais doce do que o mel? E o que é mais forte do que o leão?” Sansão respondeu:

—Se vocês não tivessem conversado com a minha noiva, não saberiam agora a resposta.

Então o Espírito do SENHOR fez com que Sansão ficasse forte, e ele desceu até Asquelom e ali matou trinta homens. Tirou as roupas finas que eles vestiam e as deu aos rapazes que tinham respondido à adivinhação. Depois voltou para a casa do seu pai, furioso com o que havia acontecido. E a noiva de Sansão foi dada ao homem que tinha sido o seu padrinho de casamento.

Algum tempo depois, durante a colheita do trigo, Sansão foi visitar a sua noiva e levou para ela um cabrito. E disse ao pai dela:

— Quero visitar a minha noiva.

Mas o pai não deixou  e respondeu:

—Eu pensei que você a odiava, e por isso a dei em casamento ao seu amigo. Mas a irmã menor é ainda mais bonita. Se você quiser, pode ficar com ela.

Sansão disse:

— Desta vez eu não sou responsável pelo que fizer com os filisteus.

Então caçou trezentas raposas, amarrou-as duas a duas pelos rabos e prendeu em cada par de rabos uma tocha. Pôs fogo nas tochas e soltou as raposas nas plantações de trigo dos filisteus. E o fogo queimou não só o trigo que já havia sido colhido, mas também o que ainda estava nas plantações. Também os bosques de oliveiras foram queimados.

E os filisteus perguntaram:

—Quem foi que fez isso?

E ficaram sabendo que Sansão tinha feito aquilo porque o seu sogro havia tomado a noiva dele e dado ao seu amigo. Então os filisteus foram e queimaram viva a mulher de Sansão e a família dela.

Aí Sansão disse:

—Então é assim que vocês fazem? Pois eu juro que não descansarei até que paguem por isso!

E atacou furiosamente, matando muitos deles. Depois saiu de lá e foi para a caverna da rocha de Etã. Os filisteus foram, acamparam em Judá e atacaram a cidade de Leí. Os homens de Judá perguntaram aos filisteus:

— Por que foi que vocês nos atacaram?

E eles responderam:

— Viemos até aqui para prender Sansão e fazer com ele o mesmo que ele fez com a gente.

Então três mil homens de Judá foram falar com Sansão na caverna da rocha de Etã. E disseram:

— Você não sabe que os filisteus mandam em nós? Por que você foi fazer aquilo?

—Eu fiz com eles o que eles fizeram comigo! —respondeu Sansão.

—Nós viemos até aqui para amarrar e entregar você aos filisteus! —disseram eles.

Sansão respondeu:

— Prometam que vocês não me matarão.

— Prometemos! —disseram eles. —Nós vamos somente amarrar você e entregar aos filisteus. Não vamos matá-lo.

Então o amarraram com duas cordas novas e o fizeram sair da caverna. Quando Sansão chegou a Leí, os filisteus, gritando, vieram encontrá-lo. Mas o Espírito do SENHOR fez com que Sansão ficasse forte. E ele arrebentou as cordas que amarravam os seus braços e as suas mãos, como se fossem fios de linha queimados. Encontrou por ali uma queixada de jumento que ainda não estava seca. Pegou a queixada e com ela matou mil homens.

Aí começou a cantar assim: “Com a queixada de um jumento, matei mil homens. Com a queixada de um jumento, fiz montões e montões de corpos.” Depois jogou fora a queixada. E aquele lugar foi chamado de “monte da Queixada”.Sansão ficou com muita sede e orou a Deus e o Senhor Deus o ouviu e abriu um buraco, e dele saiu água. Sansão bebeu daquela água e sentiu-se bem melhor. Aquela fonte foi chamada de En-Hacoré e existe até hoje.

Aplicação da Lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que Sansão estava começando a desobedecer aos preceitos de Deus, andando por lugares que desagradavam a Deus e namorando moças que não acreditavam em Deus. Com isso, ele estava entristecendo ao SENHOR e isso sempre traz problemas.

Devemos obedecer os preceitos de Deus pois isso sempre nos faz bem.

Fontes Consultadas:

·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003

·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC - Editora Hagnos – Edição 2009

·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD

·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

·         Enciclopédia de Trabalhos Manuais – Shedd Publicações – 2ª Reimpressão setembro/2010

Colaboração para Portal  Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 8: Eu tenho a força!"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários