Lição 12: Jugo desigual, o que é isso?

TEXTO BÍBLICO 2 Co 6.14-18

ENFOQUE BIBLICO
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Co 6.14)

OBJETIVOS
Definir a palavra “jugo”.
Ilustrar os efeitos negativos da parceria e comunhão entre o crente e o não crente.
Apontar o posicionamento bíblico sobre as relações sociais do crente com o mundo

INTRODUÇÃO
Crentes somando a crentes é igual a acréscimo de benção divinas, descrentes somando a descrentes é igual problemas e dificuldades ainda maiores. Crentes somando a descrentes é igual a dificuldades, lagrimas e choros de arrependimento e às vezes sem ter o que fazer e nem a quem clamar. Pense!

O QUE É JUGO?
Sempre que o jugo for usado, dois animais da mesma natureza estarão juntos. É impossível dois animais de naturezas diferentes andarem juntos atrelados pelo jugo. Na seção “Fique Alerta”, há uma regrinha da matemática, quando se multiplica sendo os sinais iguais, resultado positivo, quando a multiplicação se dá com sinais diferentes, resultados negativos. Sendo assim o jovem crente é o sinal positivo e o descrente o sinal negativo, não tenha duvida que o sinal seja matemático, será negativo.

Observe a figura acima são dois bois num jugo, caso de um lado estivesse um jumento ou outro animal, seria impossível dar certo. Primeiro as naturezas são diferentes, pode se levar em conta no caso dos animais o porte físico, a rejeição de ambos em andar juntos, pois são de andares diferentes. Não há acordo entre ambos ( Am 3.3 - Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?)

RESULTADOS DA PARCERIA ENTRE CRENTE E O NÃO CRENTE.
Toda vez que não se obedece a Palavra de Deus, o resultado será sempre funesto, como já vimos a regra da matemática, sinais diferentes multiplicados o resultado será sempre negativo. Qualquer sociedade com ímpios seja no namoro, nos negócios ou no casamento a incompatibilidade estará presente. Sempre o negativo fará com que a sociedade não de certo, não há comunhão luz e as trevas (2Co 6.14).

Deus, não aceita misturas entre os seus, não há acertos, a recomendação bíblica é que sempre nos purifiquemos nos separemos daquilo que é profano, mundano (Ex 12.38; Nm 11.4; Os 7.8). O lado infiel, descrente sempre influenciará levando o crente fiel a corrupção. O descrente não tem compromisso algum com Deus, sempre estão a cometerem pecados, procuram andar por caminhos tortuosos, escuros. E como pode um servo de Deus andar com alguém que age de maneira obscura?

A Bíblia registra o casamento de Acabe com Jezabel, os pecados de Acabe, foram terríveis, foi o mais terrível dos reis de Israel. Achou leve andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebat. É interessante que a Bíblia diz: “ainda”, casou-se com Jezabel, filha do rei dos Sidônios (1Rs 16.28; 21.25-28). O casamento de Acabe trouxe uma idolatria generalizada em Israel, como ele era o rei, a influencia de sua mulher causou um grave prejuízo à nação.

Alguns outros casamentos trouxeram duras lições, o de Esaú trouxe amargura de espírito a seus pais (Gn 26.34,35). Podemos também analisar aqui os relacionamentos amorosos de Sansão, casa com uma das filhas de filisteus, se envolve com Dalila, termina como os olhos vazados, tornou uma das principais atrações dos filisteus, motivo de chacota e divertimentos nos dias de sacrifícios a Dagon, deus filisteu. Termina seus dias  morto  entre os escombros da casa de show dos filisteus (Jz 14,15,16).

Não é somente o casamento com pessoas descrente que configura jugo desigual, o mesmo está também na área comercial. O crente tem seus compromissos com Deus, dízimos, ofertas, votos etc., caso ele seja sócio de uma pessoa descrente que gasta seu dinheiro com bebidas, com as orgias deste mundo, a tendência é empobrecer. O crente pela sua fidelidade prosperará, vem ai a desconfiança e conseqüentemente a ruína. Quando se consegue sair sem muitos prejuízos pode se der por satisfeito, pois a tendência é que aconteçam coisas piores.

O associamento de crentes com entidades duvidosas com ideologias comprometedoras, o ecumenismo, por exemplo, é algo que o crente não deve se envolver. Obedecendo a Bíblia Sagrada, o crente não deve participar de nada que o leve a associar com as trevas.

(  + Luz) X ( + Luz ) = + Luz
( - Trevas) X ( - Trevas) =  - Trevas
(+ Luz) X ( - Trevas) =  - Trevas
(Ef 5.11 e 2 Co 6.14)

AS RELAÇÕE SOCIAIS DO CRENTE COM O MUNDO A LUZ DA BÍBLIA
Tem sido preocupante o numero de namoros entre crentes e descrentes, assim como as sociedades obscuras. Para andar como filho da luz é preciso estar bem longe destas armadilhas da escuridão. Foi Jesus quem disse: “aquele que andar de dia não tropeça”, tem sido muito difícil, conforme coloca o seminarista Jailson dos Santos, em seu texto “descrente dos crentes”. “O pluralismo religioso e a relatividade da verdade estão levando o século XXI, a uma mistura filosófica-teológica, que romperam tudo o que, historicamente se tem crido como verdades fundamentais. Parece que o secularismo, o relativismo e o pós modernismo e pluralismo tem levantado a mesma bandeira.

“O seminarista continua dizendo que estes movimentos condenam qualquer idéia de verdade absoluta. O pluralismo eleva os conceitos sobre o exercício da fé, como o deísmo, teísmo, ateísmo, politeísmo, seja quem for, é a essência do pensamento humano, portanto o homem pode crer deixar de crer no que quiser, sem ser descriminado. Segundo os defensores dessas idéias é preciso que haja tolerância, o que seria um sinônimo de concordância.” (WWW.jailsonipb.blogspot.com)

Bem isto significa dizer que tudo está certo, não podemos descriminar nada, todos os caminhos levam ao céu. A diferença está na forma de crer das pessoas que são diferentes, mas tudo é igual, neste caso qualquer sociedade, com pessoas de fé diferentes, não se trata de jugo desigual. O crescimento dos sem religião no Brasil só perde para os evangélicos, é crescente e assustador. A causa é exatamente o momento em que vivemos “tudo é igual”.

O desejo de Deus é que seu povo seja santo, separado das atividades mundanas, pessoas que não se relacionam com aqueles que estão envolvidos com as trevas. Quando Israel se misturou com as nações, passaram a praticar as mesmas coisas, perderam a força, a gloria de  Deus, saiu de entre eles e a miséria tomou conta, foram para os cativeiros, sofreram as mais duras afrontas. A igreja continuará forte e triunfante enquanto viver a busca da santidade, não se misturar com o que é mundano, procurar sempre agradar a Deus. Deus quer estar presente no seu casamento, quer ser o convidado principal, ele quer estar presente na sua sociedade, e ainda quer estar com você na sociedade, por onde você anda.

CONCLUSÃO
“Não vos prendais a um jugo desigual”, saia dessa situação enquanto é tempo, sua namorada ou o seu namorado não é crente? E nem se preocupa em mudar de vida? Ainda é tempo de sair desta situação (2Co 6.17,18). Por mais que sejam bonitos, tenha boas qualidades, no futuro o problema aparecerá, é como atrelar um boi ao jumento, são de naturezas diferentes, e tudo dá errado, exatamente porque o jumento não é um animal de canga, não se põe num mesmo jugo um jumento e um boi, tudo terminaria devido ao jumento.

Colaboração para Portal  Escola Dominical   – Pr. Jair Rodrigues

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 12: Jugo desigual, o que é isso?"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários