Lição 13: No comando do controle

Objetivos da lição:

Quanto possível; revisar as lições do trimestre

·         Incentivar seus alunos a exercer o pleno controle das suas vidas

·         Instruir os alunos a discernir bem, todas as coisas.

Texto em estudo: Dt 7.26

                              1 Co 6.12,13

                             1 Ts 5.21, 22

Não meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás e de todo a abominarás, porque anátema é. (Dt 7.26).

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. (1Co 6.12,13)

Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal. (1Ts 5.21,22)

Orientação didática

Estamos com a lição 13 encerrando mais um trimestre no currículo de Pré adolescentes, momento oportuno para mais uma vez fazermos uma avaliação.

Esta avaliação não diz respeito somente aos alunos, ou seja, o aprendizado, o desenvolvimento da classe, mas o próprio professor deve se avaliar; se cumpriu ou não a tarefa de mestre.

Tarefa esta que é de grande responsabilidade, tanto diante dos homens, e de Deus principalmente; diante dos homens o professor tem um compromisso com seu superintendente ou Pastor que o confiou essa função importante; diante de Deus o professor tem a responsabilidade de guiar, ou seja, de levar seus alunos a conhecer a Deus, cumprindo assim uma tarefa gloriosa.

Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente (Dn 12.3)

Esta é a gloriosa recompensa a todos que ensinam; refulgir como as estrelas!

Mas o que é refulgir: segundo o dicionário é brilhar intensamente; resplandecer; destacar- se pela celebridade, pela glória. Os que ensinam também permanecem constantes e firmes.

Muitas vezes não recebemos o devido reconhecido por parte de alguns, mas o que importa é que o Senhor vê e atenta na sua dedicação e na ocasião certa lhe recompensará.

Que o Senhor o aperfeiçoe cada dia mais, na sua Santa e Bendita presença.

Introdução

Durante o trimestre estudamos muitas situações diferentes, a cada lição uma situação, ou melhor dizendo um embaraço, a qual sem duvida nenhuma prejudica a vida cristã, observe:

Lição 01-Está difícil vencer!

Estudamos as dificuldades e obstáculos que temos na vida cristã

Lição 02-Fazendo a diferença

Estudamos o comportamento que devemos ter diante das pessoas e do mundo

Lição 03- Amigo urso ou amigo irmão?

Estudamos sobre as escolhas das amizades

Lição 04- Que preguiça!

Estudamos a importância do trabalho e do serviço a Deus

Lição 05- Tô sem vontade!

Estudamos sobre o desanimo que as vezes nos sobrevém

Lição 06- Duvidar ? Jamais

Estudamos a confiança e esperança que devemos depositar em Deus

Lição 07- Medo de que?

Estudamos sobre a falta de coragem para vencer os obstáculos da vida

Lição 08- Sou da paz!

Estudamos a necessidade de sermos mansos e pacificadores

Lição 09- Eu quero, eu quero!

Estudamos sobre o mal que a inveja pode nos causar

Lição 10- Nada além da verdade

Estudamos as duras conseqüências da mentira

Lição 11- Quero ser rico!

Estudamos os males que o amor e desejo pela riqueza produz

Lição 12- Primeiro, eu!

Estudamos sobre o egoísmo demasiado

E finalmente a Lição 13- No comando do controle

a qual estudaremos agora.

Obs.: Diante desta listagem acima o professor pode fazer um brevíssimo resumo de cada lição,

mencionando os pontos mais importantes, para que assim o aluno tenha uma visão ampla de todo o conteúdo do trimestre.

I - No comando do controle

Ao lermos o titulo da lição temos de imediato uma idéia de redundância, isto porque ambas as palavras “comando” e “controle” parecem significar a mesma coisa, mas ao analisarmos cada uma delas verificamos que são coisas diferentes!

E dentro da proposta do trimestre que é estudar os embaraços da vida cristã, vemos na lição 13 a conclusão de tudo quanto estudamos nas lições passadas.

Então vejamos por palavra:

Segundo o dicionário “Comando” significa: Ação de comandar, posto, autoridade ou função de comandante. Direção, governo, e liderança.

Isto nos faz entender que o “comando” está ligado a uma pessoa.

Já quanto ao “Controle” o dicionário diz que é um Ato, efeito ou poder de controlar; domínio, fiscalização exercida sobre as atividades de pessoas, órgãos, departamentos, ou sobre produtos, etc., para que tais atividades, ou produtos, não se desviem das normas preestabelecidas.

Autodomínio físico e psíquico.

Embora tenha uma forte relação com “comando” o controle nos dá uma idéia de equilíbrio mediante a observação de normas e regras, porque para haver um controle existem limites preestabelecidos por este controle.

Assim sendo, quando associamos essas duas palavras a nossa lição concluímos que:

O pré adolescente precisa ser o comandante da suas ações, observando cuidadosamente as regras e normas; para que exista um “controle” na sua vida cristã.

No inicio deste comentário afirmei que esta lição é a conclusão do trimestre, isto porque, todos esses embaraços que estudamos anteriormente devem ser combatidos e ultrapassados, mas isto só pode acontecer quando o pré adolescente se posiciona corretamente, ou seja, quando todas as suas ações de seu cotidiano estão sob o controle de Deus através do Espírito Santo, mediante a obediência a sua Palavra.

II - O comando

Como afirmamos acima, no comando existe o ato de comandar, dirigir, liderar; de uma forma ampla sabemos que Deus tem de ser o “comandante” da nossa vida, temos de permitir que a nossa vida seja inteiramente governada por Ele; como filhos de Deus temos esta responsabilidade, ou seja, fazer a sua vontade.

Mas em termos pessoais temos a permissão de Deus para decidir obedecer ou não, pois Deus mesmo sendo Senhor de tudo e de todos, nos permite escolhermos, a isto chamamos de livre arbítrio. Deus embora pudesse na condição de criador e pai não nos impõe a sua vontade, mas permiti o homem escolher. Assim devemos tomar a decisão de permitir que Deus seja de fato o comandante de nossa vida.

Quanto a nós cabe uma atitude responsável, sabemos que a nossa vida de alguma forma segue uma direção, um governo; certamente seremos abençoados se esta direção vier de Deus.

Ao longo do trimestre estudamos algumas personagens bíblicas, muitas delas fizeram escolhas ruins que por fim causou um grande prejuízo a sua vida.

Lembra de Acã no deserto, a ordem de Deus era de que não tomassem do despojo pois era maldito, aquela ordem de Deus deveria ser cumprida., pois era a direção para a vida de todos os israelitas, mas Acã achou melhor seguir a sua própria vontade, o fim foi trágico.

Todas as vezes que alguém tentou de si mesmo governar a sua vida, acabou por errar, pois a nossa natureza pecaminosa não nos permite tomar as decisões certas e certamente haverá problemas, pois ao recusar o domínio de Deus estamos abrindo uma oportunidade para que um “outro” dirija nossa vida. No mundo que estamos vivendo existe pessoas e até adolescentes que suas vidas são totalmente governada pelos vícios, pelo pecado.

Quem comanda a sua vida, você, o pecado ou Deus?

No que compete a nós devemos conduzir nossas vida de forma responsável e sabia não permitindo que ninguém e nenhuma coisa além de Deus seja o dirigente da nossa vida.

III- O controle

Quando falamos em controle também estamos falando em fiscalização, auto domínio; no que diz respeito a nossa vida, não basta apenas comandarmos com responsabilidade priorizando a vontade de Deus, é necessário tomar algumas atitudes para que este comando tenha de fato efeito. Se para que Deus tenha o comando de nossa vida é necessário permitirmos, o mesmo se dar quanto ao controle, para que de fato esse comando seja exercido, temos de nos policiar, ou seja, fiscalizar, controlar as nossas ações.

E isto significa tomar algumas atitudes preventivas. Ao longo do trimestre vimos que para cada embaraço tínhamos um conselho de Deus, assim sendo, para mantermos o controle de nossa vida temos de aceitar alguns conselhos do Senhor. Alguns destes conselhos estão descritos no “texto em estudo” desta lição, a qual veremos no tópico seguinte.

Quando falamos em controle em termo espiritual, estamos também nos referindo a “vigilância”

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. ( Mt 26.41)

Assim, advertiu o Senhor os seus discípulos, na nossa vida não podemos impedir que a tentação venha, estamos sujeitos a isso, mas temos de vigiar, para não cairmos na tentação.

Muitos de nossos problemas e embaraços advem muitas vezes da falta de vigilância, ao vermos algo ruim à frente não paramos para pensar, analisar e por fim tomarmos a atitude correta, ao contrario, acabamos por vezes não resistindo, e acabamos fazendo o que é errado e assim o resultado é desastroso.

Mais o que é vigiar?

O dicionário é claro: significa observar atentamente; velar, tomar cuidado; estar atento;

estar acordado ou atento; estar de sentinela; estar alerta; precaver-se, precatar-se, acautelar, prevenir.

Para mantermos um bom controle sobre nossa vida temos de estar vigilantes, assim poderemos discernir, comparar e enfim escolher o melhor. A nossa felicidade é uma conquista dia após dia por isso temos que ser vigilantes, escolhendo sempre o melhor, não nos deixando seduzir pelos prazeres e facilidades terrenas.

A bondade de Deus por meio do livre arbítrio nos concede a liberdade de nossos atos e ações, entretanto, devemos verificar se estes atos e ações estão de acordo com os princípios divinos.

Se realmente temos o desejo ser sermos felizes e ao mesmo tempo fazer a vontade do Senhor, temos que traçar planos corretos para alcançá-la, não podemos por nós mesmo fazer isto, mas é observando a Palavra do Senhor que tudo prospera em nossa vida.

Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. (Sl 119.9)

O que tem determinado à infelicidade de muitos é a falta de objetivos e falta de roteiro, de rumo e sobretudo, de vigilância. Se vigiarmos teremos o controle.

III - Normas do controle

Concluímos o tópico anterior mencionando o Salmo 119.9, como o jovem o adolescente pode purificar seu caminho? A resposta é clara! Observando conforme a tua Palavra.

É justamente na Palavra de Deus que encontramos as normas ou conselhos de Deus a qual devem reger este controle.

O “texto em estudo” desta lição será a nossa base, nele encontramos os princípios que nos mostra a maneira como este controle pode ser exercido, examinemos versículos a versículos:

Não meterás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás e de todo a abominarás, porque anátema é. (Dt 7.26)

Se observarmos o contexto deste versículo veremos que diz respeito aos ídolos, ou seja a idolatria, Deus aqui recomenda que os israelitas não poderiam ter nenhum contato com os ídolos das nações que eles estavam vencendo, nem cobiçar a prata e o ouro, porque eram malditos, algo extremamente abominável aos olhos de Deus.

“não meterás, pois, abominação em tua casa” nos fala de aproximação, ou melhor dizendo, a ação de trazer para si o mal, como já afirmamos anteriormente estamos sujeitos a tentação, mas devemos resistir, e rejeitar todo o mal.

A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos Das armas da luz. (Rm 13.12)

Não podemos tomar a atitude de trazermos conscientemente o mal para casa, devemos nos afastar dele. Este “mal” pode ser entendido de varias formas, desde coisas materiais (revistas impróprias, más companhias, etc.) como espirituais, pois quando falamos em “casa” estamos nos referindo a nossa vida.

Aqui quatro versículos do apostolo Paulo, vejamos um por vez:

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu

não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Co 6.12)

Certamente que a liberdade é uma marca da fé cristã, pois fomos livres do pecado, da morte e do diabo, contudo não podemos abusar desta liberdade.

Paulo escreveu este versículo aos Corintios lá alguns crentes justificavam seus pecados dizendo que Cristo já havia eliminado todos os pecados, então poderiam viver como quisessem.

Quando Paulo afirma que todas coisas são licitas, ele não está dizendo que podemos fazer tudo quanto queremos, está dizendo que temos a liberdade de examinarmos tudo, contudo sabendo que existem coisas que não nos convém porque são prejudiciais a vida espiritual, e exemplo disto vimos na lição passada, podemos desejar bens materiais, é licito, mas é inconveniente ter amor ao dinheiro.

Paulo esclarece que não devemos usar da liberdade para continuarmos fazendo o que sabemos que pé errado, embora algumas ações não sejam pecaminosas em si, porem não são apropriadas a um cristão, pois algumas podem controlar nossa vida e nos afastar de Deus.

Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. (1Co 6.13)

Este versículo esta bastante relacionado a circunstância da carta aos Corintios, naquele tempo a sociedade ímpia tinha um conceito errado quanto ao tratamento dado ao corpo, pois para eles assim como o estomago era designado para os alimentos assim também os órgãos genitais era destinados as experiências sexuais, do mesmo modo como a fome era suprida pelo alimentos, o desejo sexual era suprido por varias praticas imorais.

Neste sentido Paulo escreve a fim de concerta esse conceito errôneo, pois em algumas religiões o corpo é desprezado, dão mais valor a alma; mas no cristianismo o corpo é valorizado tal como a alma e o espírito. Pois o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e pertence a Cristo, uma conduta imoral é totalmente inconveniente ao um cristão.

Examinai tudo. Retende o bem. (1Ts 5.21)

Aqui o texto nos parece semelhante ao de Corintios, me refiro à liberdade, contudo, ao verificarmos a palavra no original grego temos uma definição melhor acerca deste “examinar”

Pois o sentido vai muito alem de simplesmente “ver”

No original a palavra tem o sentido de investigar, buscar informação, pesquisar, julgar, por a prova, e por ultimo distinguir. Por isso a segunda parte do versículo é um encaixe perfeito, pois após investigar, pesquisar etc, distinguimos então o que é bom, daí retemos apenas o bem.

Um exemplo disto são os livros escolares, o quais muitos adolescentes utilizam nas escolas seculares, a matéria em si é boa, mas quando examinamos as respostas quanto as questões da vida em especial do ser humano e sua origem, não podemos aceitar a opinião da ciência, esta parte devemos rejeitar, e reter apenas o que é bom.

Achei por bem não fazer uma menção maior sobre a TV, pois o comentarista da revista já o fez, mas a TV se encaixa nesta parte, pois muitas coisas de sua programação são inconvenientes.

Deste conteúdo devemos apenas reter o que for útil, um noticiário, por exemplo, é útil.

Abstende vos de toda aparência do mal. (1Ts 5.22)

Por fim Paulo é categórico, devemos nos abster, ou seja, nos afastar, não participar de toda aparência do mal. Existe situações na Bíblia em que Deus nos encoraja a ir em frente, avançando e vencendo obstáculos, contudo há circunstancias em que o conselho de Deus não é de enfrentar, mas fugir!!

O mesmo Paulo disse ao jovem Timóteo:

Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a {ou o amor} caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. (2Tm 2.22)

Deus sabe da estrutura do ser humano, neste caso a estratégia é fugir, se afastar, quando o Senhor Jesus incentivou a orar existia uma razão; “porque a carne é fraca” ou seja, nós temos uma forte inclinação para o pecado, e não temos força suficiente para resistirmos, se não for pela graça de Deus, assim, fugir é a melhor forma de vencer.

Então Paulo afirma, devemos nos afastar de tudo quanto nos lembre o mal, pois o mal pode nos induzir ao erro, temos de evitar ter contato com ele. Quando Paulo diz aparência do mal, se refere a uma serie de circunstâncias cotidianas, desde uma conversa com um amigo até um filme na tv, ou qualquer situação que aparentemente não exista mal, temos de ter discernimento, pois o mal não vem de forma aberta, mas oculta.

Conclusão

Amados professores, concluímos mais uma lição, bem como um trimestre, a Palavra de Deus afirma que Cristo ao ver todo o seu trabalho sua alma se alegrou, que este também possa ser o sentimento que cada mestre sinta; alegria, satisfação e animo para uma nova empreitada.

Precisamos estar firmes e decididos a continuar nesta caminhada, ensinando a Palavra, com amor, dedicação e obediência a Deus. Ele é a razão que todo esse trabalho, que sua graça, misericórdia e poder estejam plenamente disponíveis para que a sua obra seja cumprida com eficácia.

Deus o abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 13: No comando do controle"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários