É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha...

Há centenas de anos, nas muralhas de Jerusalém (onde existem resquícios até hoje), haviam pequenas portinholas chamadas FUNDO DE AGULHA. Porque os grandes portões da cidade, eram fechados as 6 horas da tarde, e o único jeito das caravanas de camelos entrarem na cidade de Jerusalém, após esse horário, eram através do fundo de agulha.

Só que para o camelo passar por essa portinhola, ele tinha que passar de JOELHOS e DESCARREGADO, (andar de joelhos não é difícil para um camelo), fazendo aí a simbologia de que para entrarmos no Reino do Céus, devemos estar de joelhos (humildemente) e sem carga (sem nossas riquezas materiais).

Certamente você já ouviu algum pregador dizer que esse “camelo” citado por Jesus era na verdade um fio de linha feito de algodão usado na confecção de roupas, ou seja, o que conhecemos hoje em dia pela nossa mãe ou avó fazendo roupas de tricô ou crochê. Explicam que por se tratar de um material feito manualmente, esse fio não tinha a firmeza que os fios industriais de hoje em dia possuem, dificultando assim a passagem pelo orifício de uma agulha de costura e levava-se muito tempo para conseguir fazer isso, e finalmente quando se conseguia atravessá-lo, uma parte difícil do trabalho havia sido conquistada, logo, um rico entrar no reino de Deus era tão difícil quanto a tal tarefa, por isso Jesus usou esse exemplo.

E a agulha? Dizem que a agulha era uma pequena porta nos muros da cidade e os viajantes ao chegarem durante a noite, deixavam os camelos do lado de fora do muro e passavam abaixados por essa porta, porque as outras portas que os camelos usavam ficavam fechadas durante a noite, devido ao perigo de assaltos e roubos, mas essa pequena porta deixada para as pessoas entrarem era obviamente impossível ser usada por um camelo. Sei e ninguém roubava o camelo?

Existem muitas outras explicações, dizem também que a porta era a passagem estreita de um curral e seria uma passagem muito apertada dificultando assim o camelo sair do curral. O animal ficava preso durante o tempo que não estava sendo usado em trabalhos, logo, o rico entrar no reino de Deus era semelhante a essa dificuldade que o camelo tinha em fugir do lugar onde era posto.

Jesus na verdade falou das impossíbilidades e nao das possibilidades.
Ele não disse que o camelo passa, ele disse que é mais fácil...
É mais fácil eu criar asas e voar do que correr a 100 km/h. É um exemplo de impossibilidade.

Agora troque o rico por qualquer um de nós e veremos que Jesus estava falando de salvação, então: Ninguém vai ao pai a não ser por mim, disse Jesus. E um rico verdadeiramente convertido ao evangelho se salva pela graça que há em Cristo Jesus, e depois de convertido não terá a necessidade de adquirir tesouros na terra e sim no céu.

COMPARTILHAR:

+1

2 Comentarios "É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha..."

  1. Creio que a simbologia apresentada seja correta, entretanto, dizer que devemos entrar "sem cagar" é meio abstrato. Tudo bem que não devemos ter apego as coisas materiais, mas querer elas assim como qualidade de vida, vem de Deus, afinal Ele prometeu tais bens(desde que não se apegue a eles). Não está escrito para buscarmos o reino do céu e SUA JUSTIÇA?
    E todas as coisas vos serão acrescentadas...

    É justo uma pessoa viver contando moedinha e se dizer de Deus?
    Poisé, uns tem fé para comer pão com ovo... outros pra comer caviar.

    ResponderExcluir
  2. sem carga*
    e não cagar, kkk malz.

    ResponderExcluir

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários