Lição 12: Um encontro emocionante


Texto Bíblico: Genesis 32.1-32; 33.1-20
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se assim como Deus nos ama e perdoa-nos, devemos também amar todas as pessoas e perdoar os que nos maltratam e aborrecem.
Frase do dia...
QUERO APRENDER A PERDOAR
Amplie e cole a figura Prim12 fig 1 da gaeria de imagens em um cartaz, e escreva a frase do dia e o versículo para memorizar,
Fonte:www.historinhasdavozinha.blogspot.com
Memória em ação
“E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo perdoou vocês.” (Ef 4.32b– NTLH)
Explorando a Bíblia
Após estar tudo resolvido com Labão, no dia seguinte, Jacó e sua família continuaram a viagem.
Jacó nunca se esqueceu do mal que havia feito contra Esaú e por isso, tinha medo dele. Portanto, ao voltar para Canaã, Jacó mandou mensageiros a Esaú, dizendo que queria fazer as pazes. Mas, quando os mensageiros voltaram, Jacó ficou mais preocupado, porque Esaú se aproximou com quatrocentos homens.
Naturalmente, Jacó tremeu de pavor, pensando que seu irmão estava planejando matá-lo. Pediu a proteção de Deus e depois, enviou muitos animais de presente ao seu irmão, tentando com isso mostrar-lhe que estava arrependido. Naquela noite Jacó enviou sua família e todos os seus bens para o outro lado de um rio e ficou esperando, sozinho, o perigoso encontro com seu irmão.
Jacó orou para que deus o ajudasse. E Deus enviou um anjo e Jacó se agarrou ao anjo pedindo que o abençoasse, e lutou com ele, sem que qualquer um dos dois conseguisse levar vantagem. Finalmente, o anjo tocou a perna de Jacó, fazendo com que ele não conseguisse andar direito. Quando o dia começou a clarear, Jacó percebeu que havia lutado com um verdadeiro anjo do Senhor, o qual lhe disse:
__ Deixe-me ir, pois já é quase dia!
Mas, Jacó respondeu-lhe:
__ Só depois que me abençoar!
O anjo lhe perguntou:
__ Qual é seu nome?
Ele respondeu:
__ Jacó!
Então, o anjo lhe disse que daquele momento em diante, ele seria chamado de Israel, que significa
“Príncipe de Deus”,porque Jacó tinha lutado com Deus e com os homens e os havia vencido. Portanto, Jacó deu àquele lugar o nome de Peniel, significando, “Eu vi a Deus face a face”.
Logo depois disto, Esaú se aproximou de Jacó. Mas, em vez de brigar, Esaú demonstrou carinho, perguntando qual o significado dos rebanhos a ele enviados. Seu irmão lhe respondeu:
__ Eu os enviei, para que você me perdoasse de todo o mal que lhe fiz!

Inicialmente, Esaú recusou o presente, explicando a Jacó que o havia perdoado e que, além disso, era dono de muitos rebanhos. Mas, Jacó insistiu e, portanto, Esaú aceitou o novo rebanho, para agradar ao seu irmão. Imagine como ambos, Esaú e Jacó, haviam se mudado de atitudes. Anteriormente, Jacó queria levar vantagem sobre seu irmão e por isso, Esaú pensava em matá-lo. Mas, agora ambos quiseram esquecer do passado. Assim, terminou a briga entre os irmãos e Esaú voltou para seu lar.
Jacó continuou a viagem para Canaã, onde montou tendas para sua caravana. Depois, construiu um altar e adorou a Deus, agradecendo-Lhe pela proteção durante a viagem. E deus se agradou muito da atitude de Jacó e Esaú, pois perdoaram-se e viveram em paz.
Oficina criativa
Amplie o desenho Prim12 fig 2 da galeria de imagens para os pequenos colorir
Fonte: www.comvoce.loveblog.com.br
Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva


COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 12: Um encontro emocionante"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários