Lição 12: Um sonho que parece impossivel


Texto Bíblico:Genesis 45.1-28; 46.28-34; 47.1-12
Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se que Deus sempre esteve no controle de todas as coisas. José entendeu que era propósito de Deus tudo que ocorreu e esperou Nele.
Exercitando a memória
E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual por meio do Seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que pedimos ou até pensamos.” (Ef 3.20 – NTLH).
Crescendo no conhecimento
Jose ao ouvir Judá chorando e pedindo que o senhor do Egito não prendesse Benjamim, se emocionou e compreendeu que seus irmãos haviam mudado.e entendeu que havia chegado a hora de contar a seus irmãos quem ele era.
Jose deu ordem para que os servos e soldados saíssem da sala deixando somente ele e os judeus.
E quando todos os servos saíram, José disse a seus irmãos:
__ Eu sou José. Eu sou irmão de vocês. Meu pai ainda vive?
Os irmãos quase não podiam acreditar. José? Agora ficaram ainda mais preocupados. Ficaram com medo. Eles se afastaram de José.  Vocês sabem por quê?
Sim, eles tinham sido muito maus para com José. Tinham vendido José como escravo!
E agora pensavam que José não quereria nada com eles.
Mas José bondosamente disse:
__ Cheguem-se mais perto de mim. Eu sou seu irmão José. Vocês me venderam para ser escravo no Egito. Mas não se preocupe na verdade foi Deus quem me enviou ao Egito. Ele fez isso para conservar a vida de vocês nesses anos de fome.
Os irmãos ficaram muito surpresos! José abraçou todos seus irmãos começando com seu irmão mais novo, Benjamim. José estava tão feliz que chorou. Seus dez irmãos ficaram muito tristes pelo que tinham feito a José. Depois, ficaram contentes por que José lhes perdoara.
Jose contou tudo a Faraó e disse que queria trazer sua família para o Egito. Faraó autorizou e disse-lhes aos seus irmãos que trouxessem seu pai e suas famílias para o Egito, pois assim teriam bastante alimento. Ele lhes prometeu alguma terra onde pudessem viver e trabalhar. Pediu que contassem ao pai que ele ainda vivia. José lhes deu presentes para levarem para casa. Embora eu tenha certeza que eles estivessem felizes com todos aqueles presentes, acho que o que mais os tomava felizes era saber que José lhes perdoara.
Os irmãos de Jose foram e anunciaram a Jacó que Jose estava vivo, e confessaram o mal e a mentira que haviam praticado. A alegria de Jacó ao saber que reencontraria Jose era tamanha que nem se irou com o que soube. Apressou-se a arrumar os pertences para viajar logo para o Egito e reencontrar José.
Assim que tudo estava pronto iniciou a viagem. Ao aproximar-se do Egito, Jacó mandou que Judá fosse na frente para pedir a José que viesse encontrá-los em Gosém. Quando eles chegaram. José mandou aprontar o seu carro e foi para Gosém a fim de se encontrar com o pai. Quando se encontraram, José o abraçou e chorou abraçado com ele por muito tempo.
Então Jacó disse:
Já posso morrer, agora que já vi você e sei que está vivo!
Aplicação da Lição
Professor enfatize aos pequenos Jose sempre confiou em Deus, por isso obedecia e servia a Deus mesmo em meio aos sofrimentos, por essa razão deus o abençoou grandemente, se assim fizermos Deus nos concederá grandes realizações pois Ele é fiel para os que o amam e obedecem a Sua Palavra
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Estudo da Mulher – Editora Mundo Cristão/SBB – Edição 2003
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva


COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 12: Um sonho que parece impossivel"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários