Lição 1: Está difícil vencer?

A partir de hoje estaremos estudando um novo trimestre, com um tema muito importante; e até podemos considerá-lo como uma continuação do trimestre anterior.

No tema anterior estudamos “a Bíblia e a Ciência” aprendemos como nos portar diante de todo desenvolvimento e ciência dos dias atuais e também a crermos na Bíblia como nossa única fonte segura da verdade.

Já neste trimestre estudaremos os embaraços que prejudicam a vida cristã, pois assim que aceitamos a fé, também nos foi proposto uma carreira, ou seja, o exercício da vida cristã é caminhar em direção a Deus a fim de recebermos o grande premio; a salvação de nossa alma.

Mas no percurso da caminhada podemos passar por alguns problemas, que vem como o intuito de nos atrasar e até mesmo parar no caminho.

Pois todos os embaraços que nos sobrevém têm o mesmo objetivo, de nos fazer parar, mas com a graça de Deus venceremos todos os embaraços.

Outro fato importante a destacar neste trimestre é que todas as aulas têm um conteúdo pratico, é claro que todo ensino bíblico deve ser obedecido, mas este em especial, porque não implica apenas em termos o conhecimento (como no trimestre anterior), mas na necessidade de praticar tudo quanto nos é ensinado.

Introdução

Sem duvida alguma que o texto bíblico escolhido para estudo poderia ser considerado o texto áureo de todo o trimestre e não apenas da lição 01.

Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, (Hb 12.1)

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2Tm 4.7)

Supõem se que o apostolo Paulo também é o escritor da carta aos hebreus, e isto tem fundamento a medida que observamos o que Paulo diz a Timoteo, pois Paulo estava afirmando que já havia acabado a carreira e isto se encaixa perfeitamente no conselho dado na carta de hebreus. Outro fato interessante é que o mesmo apostolo usa de simbologia para demonstrar como deve funcionar a carreira cristã.

Para isto Paulo usa a figura de um atleta esportivo:

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. (1Co 9.24)

Não devemos apenas correr, mas alcançar o premio, chegar ao fim. Para entendermos melhor verificaremos o significado das palavras carreira e embaraço:

a) Embaraço

Segundo o dicionário embaraço é um impedimento, obstáculo, estorvo, dificuldade, perturbação, atrapalhação. Biblicamente compreendemos como algo que vem a nos imobilizar e atrapalhar a andarmos perfeitamente.

b) Carreira

Segundo o dicionário carreira é caminho, estrada, modo de vida; profissão.

Freqüentemente ouvimos falar em carreira militar, carreira esportiva ou até mesmo carreira artística, assim nos referimos também a vida cristã, que é sem duvida uma carreira, pois o cristão deve ter em mente que não pode apenas aceitar a fé e ficar parado, mas sim, caminhar, crescer, cumprir a carreira.

I-O valor do exemplo

A Bíblia diz na carta aos romanos que tudo que foi escrito nas Escrituras nos foi deixado para o nosso ensino:

Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. (Rm 15.4)

Desta forma a Bíblia é um livro com muitos conselhos e recomendações de Deus para que a nossa vida seja bem sucedida em todos os aspectos, e dentre esses conselhos estão o exemplo de muitas pessoas que tiveram uma carreira a cumprir.

Na Epistola aos Hebreus no cap. 11 encontramos alguns versículos aos quais compõem a chamada “Galeria dos heróis da Fé”.

Ali estão mencionados os nomes de vários homens e mulheres de Deus que foram vitoriosos porque creram no Senhor, e certamente as suas vidas nos servem de exemplo de paciência, perseverança e fé. Por fim todos foram vitoriosos em suas carreiras.

Nas lições posteriores nós estudaremos a vida de alguns deles, e outros fieis que não estão mencionados nesta galeria, mas assim como nós eles tiveram muitos problemas e embaraços na carreira, mas venceram e por essa razão as suas vidas nos ensinam muito.

II- O exemplo do apostolo

Para iniciarmos, nada melhor do que usar como exemplo a vida de um homem que teve muitos embaraços na caminhada, mas isso não foi motivo para que o fizesse parar, ao contrario, ele avançava para frente, pois ele não foi somente um bom exemplo de vida, mas procurava incentivar ao outros a fazer o mesmo.

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. (Fl 3.17).

Estamos nos referindo ao apostolo Paulo, ele enfrentou uma serie de obstáculos e embaraços, tanto internos como externos, mas nada disso o desanimou; cada obstáculo era superado pela graça de Deus. O próprio Paulo na carta aos corintios faz uma listagem das lutas que passou para cumprir sua carreira. Vejamos:

Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um; três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas. (2 Co 11.23-28)

Todos esses fatos enobrecem Paulo como um exemplo fiel de perseverança, na vida cristã, houve momentos em que ele se abateu, mas não desistiu.

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; (2Co 4.8,9).

É por sua perseverança e fé em Deus que ele pode no final da carreira, declarar a sua vitória:

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2Tm 4.7)

III- Encarando a conspiração

Nós podemos classificar as dificuldades que Paulo enfrentou de duas formas; a interna e a externa.

a) forma interna

Como um ser humano comum, Paulo enfrentou problemas internos; problemas esses que lhe causavam aflições, tristezas e dores; pois ele mesmo afirma que esteve abatido, e por muitas vezes temeu.

E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; (At 18.9).

Paulo também se afligia internamente pela luta que enfrentava para fazer o bem e a vontade de Deus. (Rm 7.15,19)

Outro aspecto interno era a aflição que sentia no cuidado das igrejas, Paulo se preocupava com os irmãos das igrejas que havia fundado estando longe ele se preocupava com os falsos ensinadores que corrompiam a fé no Senhor.

b) forma externa

Nós já mencionamos no tópico anterior os problemas externos que Paulo passou; além dos problemas normais a vida cristã, Paulo se afligia pela perseguição que sofria por partes dos judeus.

Alem das lutas que os falsos irmãos lhe causavam.

Dentre essas grandes dificuldades destacamos a conspiração, isto porque essa foi uma dificuldade que Paulo teve de superar, bem no inicio de sua carreira.

Como sabemos Paulo foi um perseguidor da igreja, posteriormente ele próprio reconhece que o fazia de forma ignorante, pois tinha zelo embora sem entendimento.

De perseguidor ele passou a ser perseguido, isto porque os judeus decidiram que Paulo deveria morrer, pois estava pregando que Jesus era o messias prometido a Israel.

Se Paulo tivesse olhado para esse problema não teria iniciado sua carreira, pois em muitas ocasiões ele sabia que enfrentaria problemas.

Senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. (At 20.23)

IV- Superando o desprezo e o insulto

Um outro problema enfrentado por Paulo foi o desprezo e insulto, a lição menciona o caso ocorrido em na cidade de Corinto, mas Paulo foi rejeitado em outras cidades, como em Tesalônica.

E alguns deles creram e ajuntaram se

com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de

gregos religiosos e não poucas mulheres distintas.

Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos dentre os vadios, e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, procuravam tirá-los para junto do povo. (At 17.4.5)

Alem da questão religiosa, creio que era uma razão de tristeza para Paulo o ser rejeitado por seus patriotas; Paulo iniciou seu ministério anunciando o evangelho aos judeus, mas estes desprezando a Paulo não lhe deram outra escolha se não ir ao gentios, é por essa razão que Paulo é considerado o apostolo dos gentios. (2Tm 1.11)

Mas isto não era tudo, porque alguns “cristãos” também o desprezavam, porque não

consideravam Paulo como apostolo.

Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. Esta é a minha defesa para com os que me condenam. (1Co 9.2,3)

V- Vencendo os obstáculos

Assim como Paulo enfrentou problemas podemos enfrentar também, assim como ele venceu poderemos vencer também.

Em Romanos 15:4 está escrito:

Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

Com paciência e esperança seremos vencedores, pois temos a Bíblia como aliada nessa grande caminhada que o Senhor nos propôs. O versículo acima afirma que as Escrituras nos consolam, assim esta escrito:

Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Jo 16.33)

O Senhor já havia advertido que na caminhada haveria aflições, mas era para termos ânimos pois, assim como Ele venceu, nós haveríamos der vencer também, por essa razão ele nos advertiu, se confiarmos no Senhor, teremos animo, encontraremos nele a paz.

Portanto mesmo que a vida cristã nos surpreenda com suas lutas e embaraços, não devemos desanimar, ao contrario, lembramos dos grandes exemplos bíblicos, pois assim como eles venceram nós venceremos também, estejamos pois confiando inteiramente no Senhor.

Conclusão

Concluirmos aqui nossa primeira lição deste trimestre, este trimestre é importante que o professor exponha os assuntos de forma pratica, pois vivemos nos últimos dias, as quais são considerados trabalhosos, pois vemos uma atuação maligna que não poupa nem as crianças.

Assim sendo, temos como professores essa tarefa de instruí-los na verdade, conforme a Bíblia declara:

Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele. (Pv 22.6)

Hoje vemos nas igrejas, infelizmente, um grande numero de jovens e adolescentes que abandonam a igreja iludidos pelas ofertas do mundo, é verdade que existem muitos outros fatores que os levam a esse ponto, mas no que diz respeito ao professor, não venha ser a falta de instrução a razão do abandono.

Portanto se esforce, use exemplos práticos, tantos os bíblicos, como as suas próprias experiências, mostrando sempre, que estamos seguros na casa de Deus. Que nenhum prazer mundano é permanente, mas temporário. A paz, alegria, a vida; está somente em Deus, nosso Salvador.

Que Deus os abençoe.

Colaboração para Portal Escola Dominical –Prof. Jair César S. Oliveira

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 1: Está difícil vencer?"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários