Lição 1: Eu consegui!!!

Ao Mestre

Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre, segundo a multiforme graça de Deus.

Neste trimestre estaremos estudando um assunto de suma importância para os dias atuais: “Deus escolhe Líderes”. Estamos vivendo a pós modernidade, e o relativismo pernicioso vem dia a dia afrontando a Palavra de Deus, e as principais vitimas são os adolescentes e as crianças, que estão indefesas diante de um sistema de ensino que traz por trás de si a filosofia moderna do existencialismo e do personalismo, a qual, se guiada pelas Escrituras trará resultados benéficos, porém, como “o mundo jaz no maligno”, o que chega aos nossos pequenos é uma antropologia que exclui Deus e coloca o ser humano no centro de tudo. Devemos mostrar aos pequenos que existe um Deus sobre todas as coisas, e que procura pessoas (crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos) que estejam dispostas a se deixar ser guiadas por ELE, e que através DELE farão grandes coisas, mudando a história e a situação do local, ou país em que vivem.

É imprescindível que nós como mestres, escolhidos por Deus para ensinar a sua Palavra, mostremos aos nossos pequenos que Deus escolhe pessoas para realizar grandes feitos, e que mesmo que tenham pouca idade, ou que aos olhos das pessoas pareçam ter pouca força, Deus as capacita e as usa deixando estarrecidos todos os que não crêem no poder de Deus.

Professor (a) ore ao SENHOR apresentando cada aluno em especial, aplique-se a leitura da Palavra de Deus esmere-se no ministério que ELE te confiou, e tenho certeza que dentre os seus pequenos, Deus levantará heróis da fé, que serão acrescentados na galeria do capitulo 11 da Epístola aos Hebreus.

Deus continue a abençoar o seu ministério.

Texto Bíblico:Josué 14.1-14.

Objetivo

Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que assim como Calebe mostrou perseverança e firmeza, nós também confiando em Deus podemos ter essas mesmas qualidades, pois todos os dias Deus procura heróis com quem possa contar.

Exercitando a memória

“Mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças.”(Is 40.31a– NTLH).

Mesmo as pessoas mais fortes se cansam, se fatigam, e muitas até desistem de seus projetos. Mas quem deposita sua confiança em Deus e se deixa guiar pela Sua Palavra, tem suas forças e esperanças renovadas, e mesmo diante das situações mais difíceis se mostram perseverantes e esperançosas. Pois Deus é a fonte de nossa força. Ele sempre nos ouve e ajuda. É somente orarmos a Ele.

Crescendo no conhecimento

Quem se lembra das lições que estudamos no trimestre passado? Isso mesmo, falamos sobre a vida de José, e de como Deus o usou no Egito, e que através de sua obediência toda a sua família e toda a terra foi abençoada, pois através de José foram preservados da fome. Lembram que José antes de morrer, disse aos seus irmãos que Deus os tiraria do Egito e os levaria de volta à terra de Canaã, e pediu que quando esse dia chegasse que eles levassem seu corpo, pois queria ser sepultado na terra que Deus deu aos seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Vocês se lembram disso? Pois bem, isso aconteceu, Deus levantou Moises e com muitos grandes milagres tirou o povo do Egito levando-os de volta à terra que lhes havia prometido. E eles cumpriram o que José lhes pediu.

Hoje iremos estudar sobre Calebe, sua coragem e determinação na conquista da terra de Canaã após os descendentes de José e seus irmãos voltarem do Egito, como José havia dito.

Bem vamos conhecer melhor esse herói?

Calebe era filho de Jefoné, que não era israelita, e sim do povo quenezeu,  um dos descendentes de uma tribo que habitava no sul de Canaã no tempo de Abraão (Gn.15.19) e que devia ser aparentada com a tribo dos “queneus”, à qual pertencia o sogro de Moisés, queneus, aliás, que foram habitar juntamente com os judaítas (Jz.1.16),.Porém, por ter mãe judia da tribo de Judá, aprendeu sobre o Deus Vivo e Poderoso, e era fiel ao SENHOR, porém era maltradado por ser filho de pai não israelita.

O nome “Calebe” significa, em hebraico, “cão” ou “escravo”, nome que, certamente, não era dos melhores, e que somente me ser chamado por sua mãe, já era causa de zombaria de alguns. Calebe tinha todas as condições para ser inferiorizado no meio do povo de Israel. Mas Calebe aprendeu a confiar em Deus, sabia que Deus o amava e cuidava dele. E todos os dias Calebe ora por seu povo, para que deus os abençoasse cumprindo as promessas que foram feitas por vários anos através de seus servos. Assim Calebe cresceu e se tornou um jovem forte e sincero, e se esforçava para não mentir e nem fazer coisas que desagradasse a Deus.

Certo dia, Moisés anunciou que Deus escolheu doze homens para ir espiar a terra de Canaã, que de cada tribo iria um. Todos os rapazes de todas as doze tribos se animaram, e Moisés começou a chamar tribo por tribo e de cada uma citava um nome.

__ Da tribo de Rúben - Samua, filho de Zacur;

Da tribo de Simeão - Safate, filho de Hori;

Da tribo de Issacar - Igal, filho de José;

Da tribo de Efraim - Josué, filho de Num;

Da tribo de Benjamim - Palti, filho de Rafu;

Da tribo de Zebulom - Gadiel, filho de Sodi;

Da tribo de Manassés - Gadi, filho de Susi;

Da tribo de Dã - Amiel, filho de Gemali;

Da tribo de Aser - Setur, filho de Micael;

Da tribo de Naftali - Nabi, filho de Vofsi;

Da tribo de Gade - Geuel, filho de Maqui.

Quando chegou a vez da tribo de Judá, muitos esperavam ser chamado, e ninguém pensou que Deus chamaria o  “cão” ou “escravo”, mas de repente, é isso que todos ouvem Moises dizer:

__ Da tribo de Judá- Calebe, filho de Jefoné. Venha meu filho, você foi escolhido para fazer parte da comissão que irá a terra prometida para fazer um relatório sobre como é lá.

Assim Calebe, Josué e outros dez espias partiram para olhar como era a terra e trazer um relatório. Lá chegando viram que a terra era mesmo maravilhosa, a Bíblia a descreve como terra que “mana leite e mel”, ou seja, além de bela, ainda era muito produtiva. Havia lindas colinas, e era coberta de figueiras com belos e deliciosos figos, havia também tamareiras e amendoeiras. Realmente era como Deus havia prometido. Eles encontraram uvas grandes e suculentas. Precisou dois homens para trazer o cacho de uva, e ainda apanharam romãs e figos (Nm 13.23). Calebe e Josué ficaram muito alegre com o que viram.

Havia também uma cidade de homens bem altos, mas eles não se preocuparam, Deus disse que lhes daria a terra, e eles confiavam em Deus e em Seu poder.

Depois de espionarem a terra quarenta dias, eles voltaram a Cades, no deserto de Parã, onde estavam Moisés, Arão e todo o povo de Israel. E contaram a eles e a todo o povo o que tinham visto e mostraram as frutas que haviam trazido da terra. Eles dez homens disseram a Moisés:

—Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas. Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas. Além disso, vimos ali os descendentes dos gigantes.

Aí o povo começou a reclamar contra Moisés, mas Calebe os fez calar e disse:

— Vamos atacar agora e conquistar a terra deles; Deus nos fará fortes e vamos conseguir isso!

Porém os outros que tinham ido com ele disseram:

— Não. Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós.

Então, naquela noite, todo o povo gritou e chorou. Todos os israelitas reclamaram contra Moisés e Arão e disseram:

— Seria melhor se tivéssemos morrido

Calebe e Josué desmentiram os dez contando as boas notícias acerca do país que iam habitar,  e disseram ao povo:

—A terra que fomos espionar é muito boa mesmo. Se o SENHOR Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica. Porém não sejam rebeldes contra o SENHOR e não tenham medo do povo daquela terra. Nós os venceremos com facilidade. O SENHOR está com a gente, não tenham medo.

Apesar disso o povo ameaçou matá-los a pedradas, mas, de repente, todos viram a glória do SENHOR aparecer sobre a Tenda Sagrada e pararam e assim,  Moises, Arão,  Josué e Calebe não foram apedrejados.

Deus castigou a rebeldia do povo e determinou que, dos israelitas de vinte anos para cima, somente Calebe e Josué teriam permissão de entrar na terra prometida. Além disso, segundo a Bíblia, Calebe recebeu de Moisés um pedaço de terra no novo território do povo de Israel, por ter acreditado na promessa de Deus a seu povo.

Ao entrar e, Canaã Calebe com a fé em Deus, foi capacitado de força, coragem e perseverança e conquistou Hebrom, foram dias de lutas com espadas, mas ele venceu,  indo depois  morar com sua familia ali.

Aplicação da Lição

Geralmente a voz de apenas duas pessoas não é ouvida, e muitos se calam diante de mentiras. Se Calebe e Josué tivessem se calado, Moises teria sido morto pelo povo. Mas ele demonstrou grande coragem, falou a verdade. Foi um dos homens de grande fé do Antigo Testamento pois acreditou na promessa de Deus para sua vida. Calebe não somente tinha fé em Deus, mas também demonstrava isso em suas atitudes, por isso Deus se agradou dele. Sua sinceridade e perseverança se tornou exemplo e Calebe se tornou um principe da tribo de Judá.

E ano a ano Deus renovava suas forças para que ele continuasse a servi-LO auxiliando seu povo. Aos 80 anos se dispôs a ir para a guerra, dizendo que tinha a mesma força de quando era jovem, e Deus o honrou concedendo-lhe vitória sobre os inimigos de Israel.

Fontes Consultadas:

·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003

·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD

·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009

·         Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal

·         Comentário Dr. Caramuru Afonso Francisco – Lição 10 -1º Trim/2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Lição 1: Eu consegui!!!"

Postar um comentário

Obrigado por Comentar!

Curta nossa fã page

Comentários