Ao Mestre
Prezado (a), chegamos ao final de mais um trimestre segundo a grande misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. Aproveite para avaliar-se se tem amadurecido espiritualmente e se sua comunhão com Deus tem aumentado em grau, isso é imprescindível a um servo (a) de Deus que quer dedicar-se ao ensino das Escrituras – a comunhão íntima com o AUTOR das Escrituras Sagradas. Quanto mais perto DELE, maior é a compreensão dos textos por ELE inspirados.
Quanto mais nos aproximamos DELE mais O conhecemos, e assim teremos maior êxito em levar os pequenos sob nossa responsabilidade a conhecê-LO também.
Deus continue a abençoar grandemente seu ministério.
Texto Bíblico: Genesis 35.1-29
Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se todos nós devemos adorar a Deus agradecendo-lhe pela vida que nós dá, pois é Dele que vem a vida, e Ele sempre cuida de todas as pessoas.
Frase do dia...
VAMOS ADORAR A DEUS
Amplie e cole a figura Prim13 fig 1 na galeria de imagens em um cartaz, e escreva a frase do dia e o versículo para memorizar, enfatizando aos pequenos que Davi ao escrever este salmo, ele estava agradecendo a Deus, adorando-O, pois via o Seu Agir em sua vida pessoal e na história de toda a humanidade. Davi louvava a deus por Sua Misericórdia em Ação em prol de seu povo, que dia a dia nos livra de tantos males e perigos, e a todos os que O buscam ELE concede preciosos benefícios.
Fonte: www.iblr.wordpress.com
Memória em ação
“Ó SENHOR Deus que todo o meu ser te louve.” (Sl 103.1– NTLH)
Explorando a Bíblia
Vocês se lembram que na aula passada vimos o reencontro de Jacó com seu irmão Esaú? Então após fazerem as pazes e se abraçarem perdoando-se uns aos outros, naquele mesmo dia Esaú voltou pelo mesmo caminho para a região de Edom. Jacó, por sua vez, foi para Sucote. Ali construiu uma casa para si e abrigos para o gado. Por isso puseram naquele lugar o nome de Sucote. Assim, Jacó voltou da Mesopotâmia para Canaã; ele chegou são e salvo à cidade de Siquém e armou o seu acampamento ali perto.
Certo dia, Deus disse a Jacó:
— Apronte-se, vá para Betel e fique morando lá. Em Betel construa um altar e o dedique a mim, o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú.
Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele:
— Joguem fora todas as imagens dos deuses estrangeiros que vocês têm. Purifiquem-se e vistam roupas limpas. Aprontem-se, que nós vamos para Betel. Ali vou fazer um altar dedicado ao Deus que me ajudou no tempo da minha aflição e que tem estado comigo em todos os lugares por onde tenho andado.
Eles entregaram as imagens dos deuses estrangeiros que tinham e os brincos que usavam nas orelhas. E Jacó enterrou tudo debaixo da árvore sagrada que fica perto de Siquém. Quando eles foram embora, Deus fez com que os moradores das cidades vizinhas ficassem com um medo terrível, e por isso eles não perseguiram Jacó. Assim, Jacó e toda a sua gente chegaram a Luz, cidade que também é conhecida pelo nome de Betel e que fica na terra de Canaã. Ali ele construiu um altar e pôs naquele lugar o nome de “O Deus de Betel” porque ali Deus havia aparecido a ele, quando estava fugindo do seu irmão.
Quando Jacó voltou da Mesopotâmia, Deus lhe apareceu outra vez e o abençoou, dizendo:
__ Você se chama Jacó, porém esse não será mais o seu nome; agora o seu nome será Israel.” Assim, Deus pôs nele o nome de Israel. Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Tenha muitos filhos e muitos descendentes. Uma nação e muitos povos sairão de você, e entre os seus descendentes haverá reis. A terra que dei a Abraão e a Isaque darei também a você e depois a darei aos seus descendentes.”
Quando acabou de falar com Jacó, Deus subiu e foi embora daquele lugar. Então Jacó pegou uma pedra e a colocou como pilar no lugar onde Deus havia falado com ele. Ele a separou para Deus, derramando vinho e azeite em cima. E pôs naquele lugar o nome de Betel.
Jacó continuou a viagem para Canaã, onde montou tendas para sua caravana. Depois, construiu um altar e adorou a Deus, agradecendo-Lhe pela proteção durante a viagem. Mais tarde, Jacó construiu um outro altar no lugar chamado Betel, em memória à promessa que Deus lhe tinha feito, naquele mesmo lugar, quando fugia do seu irmão. E Deus falou de novo com ele, lembrando-lhe da promessa daquela terra como herança, de muitos descendentes poderosos, e, destes descendentes, o prometido Messias, Jesus.
Enquanto Jacó e sua família viajavam para a pequena vila de Belém, aconteceram dois fatos marcantes: Ao dar à luz ao caçula, Benjamin, sua amada esposa, Raquel, faleceu em conseqüência de complicações durante o parto. Jacó tristemente a enterrou e construiu um monumento para marcar a sepultura. Finalmente, Jacó continuou até Hebrom, no sul de Canaã, onde reencontrou a Isaque, o velho pai, o qual ficou feliz em estar novamente com seu filho.
Professor (a) enfatize aos pequenos quantas vezes Jacó fez um altar para adorar e agradecer a deus, que devemos sempre agradecer ao SENHOR por tudo o que Ele nos dá, e por sua proteção sobre nós e nossa família.
Oficina criativa
Amplie o desenho Prim13 fig 2 na galeria de imagens para os pequenos colorir
Fonte: www.bibliaeaciencia.blogspot.com
Fontes Consultadas:
· Bíblia NTLH - SBB
· Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
· Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
· Bíblia para Crianças: Histórias sempre vivas - Lois Rock/Cristina Balit – Editora Sinodal
Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
0 Comentario "Lição 13: Obrigado Deus!"
Postar um comentário
Obrigado por Comentar!