Lição 8 - Educação cristã, responsabilidade dos pais

Lição 8 - Educação cristã, responsabilidade dos pais I Plano de Aula

1º SLIDE

INTRODUÇÃO

- No modelo bíblico da família, cabe aos pais a educação dos filhos, em especial a educação doutrinária.

- A falta de ensino da sã doutrina nos lares tem sido poderoso fator para a lamentável situação em que se encontram os filhos dos servos do Senhor em nossa sociedade.

2º SLIDE

I – DEVEMOS TER E EDUCAR FILHOS

- Um dos objetivos principais da família é a reprodução (Gn.1:28).

- Os filhos são herança do Senhor e o fruto do ventre, o Seu galardão (Sl.127:3).

- Os filhos devem ser, portanto, em primeiro lugar, desejados.

3º SLIDE

- Não basta que os filhos sejam desejados. Eles precisam ser bem cuidados, pois, além de ser uma bênção do Senhor, são uma responsabilidade que Deus põe em nossas mãos e da qual deveremos prestar contas.

- Deus faz os nossos filhos inocentes e puros, ou seja, na Sua parte, prepara-nos para que possamos fazer com que estes filhos possam crescer e amadurecer dentro de uma educação que prime pelos valores divinos.

4º SLIDE

II – AS REGRAS BÍBLICAS DO RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS – A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NO LAR

- Regras bíblicas estabelecidas para a relação pais-filhos.

a) os filhos devem devotar honra a seus pais  (Ex.20:12; Dt.5:16; Ef.6:2,3).

b) os pais devem ensinar a Palavra do Senhor a seus filhos (Dt.6:6-9)

c) os pais não devem provocar a ira a seus filhos (Ef.6:4)

d) os pais devem criar seus filhos na doutrina e admoestação do Senhor (Ef.6:4b)

5º SLIDE

- A base d relacionamento com os filhos é o amor e amar significa:

a) estar disposto a se privar do que for mais precioso em favor do filho;

b) cuidar, acompanhar, consolar;

c) corrigir;

6º SLIDE

- A base d relacionamento com os filhos é o amor e amar significa (II):

d )demonstrar afeto;

e)buscar sempre o melhor para o filho.

f) interceder.

7º SLIDE

III – AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ NOS LARES

- Cabe aos pais a tarefa de educação dos filhos (Dt.6:6-9; Ef.6:4). Igreja e sociedade têm tarefas secundárias, suplementares (Dt.31:9-13).

- A omissão dos pais causa a perdição espiritual dos filhos (Jz.2:7-10).

8º SLIDE

- Os pais precisam evitar ser substituídos pela mídia e pelo sistema educacional.

- Os pais precisam “tirar o veneno da panela”, acompanhando a formação dos filhos, impedindo que a “doutrinação maligna” seja exitosa.

9º SLIDE

- Os pais precisam levar seus filhos a conhecer a Deus, ou seja, criar uma intimidade entre o Senhor e seus filhos.

- Cada família deve ser um “lar”, um local de invocação do nome do Senhor (Gn.4:26).

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Lição 8 - Educação cristã, responsabilidade dos pais I

Deus cometeu aos pais a responsabilidade pelo ensino da sã doutrina aos filhos.

INTRODUÇÃO

- No modelo bíblico da família, cabe aos pais a educação dos filhos, em especial a educação doutrinária.

- A falta de ensino da sã doutrina nos lares tem sido poderoso fator para a lamentável situação em que se encontram os filhos dos servos do Senhor em nossa sociedade.

I – DEVEMOS TER E EDUCAR FILHOS

- Um dos objetivos principais da instituição familiar, instituição esta criada por Deus, é a da reprodução. A primeira palavra de Deus dirigida ao homem registrada na Bíblia Sagrada continha, precisamente, este objetivo: " Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra…" (Gn.1:28). A capacidade de reprodução do homem era o grande diferencial entre esta criatura e os seres celestiais. Natural que, então, seja um dos principais alvos do nosso adversário.

OBS: “…A procriação foi a mais importante dádiva do Criador para a natureza. Todos os seres vivos formados da matéria receberam este favor. É importante maravilhoso sabermos que Deus concedeu ao homem, o poder de procriar um ser que traz consigo a imagem e a semelhança Sua. A procriação é o dom de Deus à natureza, para que ela exista e permaneça existindo. Este dom foi dado a todos os seres materiais vivos, mas apenas o homem tem poder de transmitir à sua prole a imagem e semelhança do Criador. Os anjos e todos os seres espirituais não têm este dom de procriar. No caso dos humanos, os filhos trazem consigo a imagem e semelhança do Criador, mesmo sendo eles pecadores. Esta é uma das razões pelas quais Satanás tenta destruir o homem, pois no homem a imagem de Deus é perpetuada na Terra.…” (SILVA, Osmar José da. Reflexões filosóficas de eternidade a eternidade, v.2, p.138)

- Na possibilidade de procriação, Deus nos dá mais um aspecto de nossa qualidade de imagem e semelhança de Deus, pois, com a reprodução, temos uma participação na própria obra criativa do Senhor, pois, no instante em que geramos filhos, trazemos nossa marca no processo de criação do universo. Deus, pela Sua infinita misericórdia, faz-nos participantes de Sua obra de criação.

- Não é por outro motivo que a Bíblia nos diz que os filhos são herança do Senhor e o fruto do ventre, o Seu galardão (Sl.127:3). Ao nos tornarmos pais, recebemos um prêmio, uma recompensa do Senhor, pois passamos a ser participantes da criação, ou seja, apesar de nossas faltas, de nossas fraquezas, Deus nos dá o privilégio de podermos ser atores no processo da criação.

- Os filhos, portanto, são uma bênção que Deus nos dá. Como consequência disto, devemos desejar ser pais e, muito mais do que ser pais, ser bons pais, pois ser pai não se limita a gerar um novo ser humano, mas inclui todo um processo de educação e de cuidado que possa tornar este novo ser biológico não apenas mais um ser vivo na face da Terra, mas um novo servo do Senhor, que seja motivo para glória do Senhor.

OBS: “…No testamento ‘ético’ dirigido ao próprio filho, Rabi Eleazar, o ‘ Grande” de Worms (c.1050) resumiu o objetivo principal dos pais judeus: ‘ Meu filho ! É teu dever ter filhos e criá-los para o estudo da Torah. Por eles serás considerado digno da vida eterna.’ Esse relacionamento entre a educação de filhos dignos, o estudo da Torah (no entender dos devotos, essa era a estrada principal para a virtude), e a recompensa final da vida eterna, formaram uma venerada tradição da religião judaica.…” (AUSUBEL, Nathan. Relações familiares, esquemas tradicionais de. In: A Judaica, v.6, p.708)

- Se os filhos são uma bênção do Senhor, devemos desejar ter filhos. Caso tenhamos uma vocação para uma vida conjugal (que é o natural e normal entre os seres humanos, embora possa haver aqueles que Deus tenha chamado para uma vida celibatária, ou seja, para que não forme família), devemos ter o profundo desejo de cumprir todos os propósitos divinos para a família, o que inclui a procriação. Isto não quer, em absoluto, reduzir o objetivo da vida conjugal a ter filhos, pois este é um dos muitos fins divinos para o casamento, mas reconhecer que a vinda de filhos é o coroamento desta vida a dois.

- Desejar ter filhos, também, não significa deixar de planejar a vinda dos filhos. O planejamento familiar, mormente nos dias difíceis em que vivemos, é uma necessidade na vida de qualquer casal. Devemos, como servos de Deus, buscar a orientação do Senhor e, dentro da Sua vontade, bem planejarmos a vinda dos nossos filhos, a fim de que possamos dar-lhe uma vida digna e com condições de criá-los na doutrina e admoestação do Senhor.

- Os filhos devem ser, portanto, em primeiro lugar, desejados. Este desejo sincero e puro, concorde com o plano de Deus para o homem, é o primeiro e indispensável passo para que os filhos sejam sempre uma bênção. Muitos estudos têm demonstrado que a rejeição do filho é um fator que tem causado enormes perturbações psicossomáticas em muitas pessoas, desde o ventre de suas mães. Um filho rejeitado, mesmo durante a gravidez de sua mãe, será, certamente, um filho desajustado e que trará enormes problemas para os pais ao longo da vida.

- Uma das características dos povos antigos, inclusive o judeu era, exatamente, o de haver um desejo ardente dos casais em terem um filho, pois o fato de haver uma determinação divina para a procriação levava os hebreus a uma verdadeira obsessão pela procriação, a ponto de a mulher estéril ser considerada uma amaldiçoada. A Bíblia registra esta circunstância e o desespero de Raquel bem ilustra a situação a que era remetida uma mulher que não tinha condições de gerar (Gn.30:1). Embora não seja elogiável esta discriminação social, o fato é que ela reflete a grande consideração que se dava, naquela época, à procriação.

OBS: “…A missão universal dos judeus, como instrumento da vontade de Deus, no sentido de conduzir todas as nações irmanadas ao Monte Sion através da Torah, exigia a preservação da continuidade biológica deles. Além do mais, ela exigia dos pais judeus, geração após geração, que preparassem seus filhos para tão elevada incumbência. Para aumentar a força moral desse dever supremo, os Sábios ensinaram ao povo que na ‘criação’ de cada criança, havia três sócios: seu pai, a sua mãe e Deus. De fato, Deus era considerado o sócio principal, embora ‘silencioso’, na criação de todas as crianças, tendo os pais como seus associados ativos. No entanto, eram eles, e não Deus, inteiramente responsáveis pelo produto ‘final’ – um produto que desejavam fosse digno do Criador a cuja divina imagem se acreditava que houvesse sido feito.…” (AUSUBEL, Nathan. Relações familiares, esquemas tradicionais de. In: A Judaica, v.6, p.708).

- Atualmente, porém, tem sido considerado que ter filhos é um estorvo, é um obstáculo ao progresso material e à inserção da mulher no mercado de trabalho, sendo cada vez mais frequente que as mulheres busquem ter filhos somente quando já estabilizadas financeiramente ou, então, o que é mais corriqueiro nas camadas mais carentes da população, os filhos têm sido considerados apenas como uma fonte de sobrevivência para quem não consegue (ou não quer) trabalhar, pensamento que tem gerado a conhecida "indústria da pensão alimentícia" ou, mais recentemente, a indução pela procriação por causa dos programas sociais governamentais (“Bolsa Família”). Ambas as concepções são ditadas por um materialismo excessivo e estão completamente alheias ao princípio bíblico da procriação.

- O desejo de filhos, nas páginas da Bíblia, era tanto que mesmo intervenções divinas para mulheres estéreis eram solicitadas e, numa comprovação de que o desejo de filhos é algo que se encontra dentro da vontade do Senhor, Deus ouviu estas orações e abriu a madre de muitas mulheres, como Sara, Rebeca, Raquel e Ana.

- Não basta que os filhos sejam desejados. Eles precisam ser bem cuidados, pois, além de ser uma bênção do Senhor (e toda bênção do Senhor deve ser preservada e zelosamente tratada pelo abençoado), são uma responsabilidade que Deus põe em nossas mãos e da qual deveremos prestar contas.

- O cuidado com os filhos deve anteceder à própria concepção. O planejamento familiar não envolve apenas a quantidade de filhos, mas também a qualidade de sua educação. Devemos estar preparados para, na vontade de Deus, criarmos nossos filhos na doutrina e admoestação do Senhor (Ef.6:4). Devemos ter o mesmo sentimento de Manoá, o pai de Sansão, que orou ao Senhor pedindo orientação divina para a educação de seu filho (Jz.13:8), antes mesmo de seu nascimento. É mister que tenhamos a orientação do Senhor para a educação dos nossos filhos, assim como busquemos todas as informações que a ciência e o conhecimento humano possam nos fornecer para que demos uma vida de qualidade para nossos filhos. Qualidade não significa opulência material, mas é muito mais do que isto: é uma educação com amor, com valores bíblicos, uma educação que faça de nossos filhos verdadeiros servos do Senhor.

- Outra importante lição que extraímos da Palavra de Deus sobre os filhos é de que, ao nascerem, serão eles inocentes e, por conseguinte, pessoas sem qualquer pecado ou culpa. Jesus ensinou que as crianças são isentas de pecado, pois das tais é o reino dos céus (Mt.18:1-5; Lc.18:15-17). Assim, embora sejam dotadas de uma natureza pecaminosa, de modo que, assim que adquirirem a consciência, inevitavelmente irão pecar, as crianças vêm ao mundo sem pecado, de modo que a educação é um poderoso instrumento de evangelização e de criação de valores conformes à vontade de Deus. Assim, é dever indeclinável dos pais instruir a criança no caminho em que deve andar, pois, como afirmou o sábio Salomão, mesmo na velhice ela não se esquecerá do que lhe foi ensinado (Pv.22:6).

- Deus faz os nossos filhos inocentes e puros, ou seja, na Sua parte, prepara-nos para que possamos fazer com que estes filhos possam crescer e amadurecer dentro de uma educação que prime pelos valores divinos. Há até mesmo uma consideração de que os filhos dos crentes são considerados santos, ainda que um dos cônjuges não sirva a Deus (I Co.7:14). Diante deste quadro, percebemos que Deus, quando geramos filhos ou quando, já tendo família formada, aceitamos a Cristo, dá-nos condições favoráveis para que levemos a cabo nossa responsabilidade de educar. Estamos, sim, num mundo mal e que jaz no maligno, mas o Senhor garante, em Sua Palavra, que o ambiente por Ele criado para que iniciemos nosso trabalho nos é favorável. Assim, se perseverarmos em nosso trabalho educacional, se não descuidarmos, Ele, que sempre promete estar conosco, trar-nos-á, certamente, a vitória e o gozo de vermos não só nossos filhos, mas os filhos de nossos filhos e a paz sobre Israel, ou seja, a bênção de Deus sobre a nossa família (Sl.128:6).

- Diz o salmista que os filhos da mocidade são flechas na mão do valente (Sl.16:4). A flecha é uma das armas cuja utilização exige grande destreza (tanto que o arco e flecha acabou se tornando um esporte olímpico). Ao comparar os filhos como flechas, o salmista mostra-nos a necessidade de termos muita sabedoria na educação de nossos filhos, pois, assim como eles podem representar a nossa alegria, o cumprimento de nossos objetivos e fins para eles (como a flecha atinge o alvo, tornando o esportista um vencedor), do mesmo modo, esta mesma flecha poderá ser fatal e acabar tirando-nos até mesmo a vida ou a alegria de viver, ferindo mortalmente o nosso coração. Há alguns anos, a mídia noticiou a tragédia familiar de um filho drogado, que acabou sendo morto por seu pai, pai este que, alguns dias depois, acabou morrendo de desgosto pelo infortúnio. Cenas assim têm se repetido cada vez mais nos nossos dias e, pasmem todos, inclusive com pessoas da igreja. Por quê? Porque não temos sido cuidadosos nem sábios para criar os filhos, estas flechas que Deus nos dá.

II – AS REGRAS BÍBLICAS DO RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS – A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NO LAR

- Vista a importância que devemos dar ao relacionamento entre pais e filhos, vejamos agora, então, quais são as regras bíblicas estabelecidas para esta relação. A Bíblia preocupa-se muito com este relacionamento, que é fundamental para que se cumpra o objetivo divino da procriação, além do que é um relacionamento que figura a própria relação entre Deus e o homem.

- A primeira regra sobre o relacionamento entre pais e filhos diz respeito à honra que os filhos devem devotar a seus pais. Um dos dez mandamentos, o único mandamento com promessa, afirma que os filhos devem honrar pai e mãe para que os seus dias fossem prolongados na terra (Ex.20:12; Dt.5:16; Ef.6:2,3). Os filhos devem, portanto, respeitar seus pais, ser-lhes obedientes e dar-lhes a devida dignidade. A honra envolve o reconhecimento dos filhos de que seus pais são um dos fatores primordiais da sua existência e não se resume apenas na obediência, que é um fator importante, mas não exclusivo. Honrar pai e mãe envolve, também, zelar

pela imagem social dos genitores, evitando que os pais sejam alvo de calúnias, injúrias e difamações na sociedade onde vivemos.

- Lamentavelmente, vemos que, nos nossos dias, há um grande incentivo para que os filhos critiquem e denigram a imagem de seus pais na sociedade. Aliás, dentro da filosofia mundana hoje reinante, é imperioso que o jovem ou o adolescente xinguem, difamem e desprezem seus pais perante os seus amigos e companheiros de grupo. Isto tudo contraria o que ensina a Palavra do Senhor.

- A obediência aos pais é condicionada. Como bem explana o apóstolo Paulo, a obediência aos pais somente tem sentido enquanto estiver em consonância com a obediência ao Senhor (Ef.6:1). É a isto que a Bíblia denomina de obediência justa. Devemos obedecer a Deus, em primeiro lugar, depois aos homens (At.5:29). Assim sendo, os filhos não devem obedecer a seus pais quando esta obediência significar pecado, ofensa a Deus. Dizemos isto, pois, há alguns anos atrás, tivemos a surpresa em saber que um crente chegou a se queixar dos professores da Escola Dominical de seu filho, porque, ao mandar seu filho mentir para um cobrador que lhe batia a porta, dizendo que não estava, o filho falou a verdade, "desobedecendo" ao Pai. A que ponto chegamos!

OBS: “…Há uma diferença entre obedecer e honrar. Obedecer significa agir de acordo com as instruções recebidas. Honrar significa respeitar e amar. Os filhos não devem desobedecer a Deus aos obedecerem aos seus pais. Não se requer que os filhos adultos obedeçam a pais tiranos. Os filhos são obrigados a obedecer enquanto estiverem sob os cuidados dos pais, mas a responsabilidade de honrá-los é vitalícia.” (BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL, com. Ef.6.1,2, p.1654).

- Dar a devida honra aos pais significa, também, amparar-lhes na dificuldade e, primordialmente, quando em idade avançada. Este princípio, aliás, além de ser bíblico, é até, no Brasil, um dever constitucional, como se observa no artigo 229 da Constituição da República, que afirma que "… os filhos maiores têm o dever de ajudar os pais na velhice, carência ou enfermidade". É triste vermos que, hoje em dia, muitas pessoas que se dizem servas de Deus abandonam seus pais idosos à própria mercê, delas não cuidando, nem com elas se importando, numa atitude de ingratidão que põe em dúvida a sua suposta conversão ao Senhor.

OBS: O Corão, livro sagrado dos islâmicos, em diversas passagens, afirma este dever dos filhos para com os pais. Assim, por exemplo: "…Dize (ainda mais): Vinde, para que eu vos prescreva o que vosso Senhor vos vedou: Não Lhe atribuais parceiros; tratai com benevolência vossos pais; não sejais filicidas, por temor à miséria- Nós vos sustentaremos, tão bem quanto aos vossos filhos…" (6:151). Os judeus, também, tinham este pensamento: "…Quando atingiam a maturidade, os filhos e as filhas tinham a obrigação de sustentar os pais, da melhor maneira que pudessem, quando isto tornasse necessário. Deveriam tomar conta deles com devoção na doença e na velhice. 'Meu filho,' escreveu Jesus Ben-Sira, o grande mestre de sabedoria de Jerusalém (c. do início do século II a.E.C.), 'ajuda a teu pai na velhice, e não o aborreças enquanto ele for vivo, e tem paciência com ele se a mente dele fraquejar. No entanto, nem todos os filhos e filhas judeus comportavam-se como modelos de devoção a seus pais nas horas das adversidades. Esses réprobos aparecem ilustrados no dito popular judaico, cheio de amargura:' um pai pode sustentar dez filhos, e no entanto dez filhos não podem sustentar um pai.'…" (AUSUBEL, Nathan. Relações familiares, esquemas tradicionais de. In: JUDAICA, v.6, p.712).

- A segunda regra constante da Bíblia Sagrada com respeito à relação entre pais e filhos é de que os pais devem ensinar a Palavra do Senhor a seus filhos (Dt.6:6-9). Moisés é bem incisivo ao afirmar que os pais deveriam intimar a Palavra do Senhor a seus filhos. Intimar é mais do que ensinar, é mais do que orientar. Intimar é determinar, é falar com autoridade a doutrina. Tanto assim é que, hoje em dia, usamos a expressão "intimar" sempre que uma autoridade chama alguém para que compareça em algum lugar. É um chamado de quem tem autoridade. Dentro desta perspectiva, vemos que os pais somente se incumbirão deste dever se forem verdadeiros imitadores de Jesus. O Senhor, ao proferir o sermão do monte, fê-lo com autoridade (Mt.7:29). Assim, os pais, ao ministrarem a Palavra do Senhor, devem não apenas demonstrar conhecimento racional, mas, sobretudo, devem, com sua vida, mostrar aos filhos um verdadeiro testemunho cristão. A multidão ficou admirada com Jesus não pelo que Ele dissera, pois muito do que disse já tinha sido dito pelos escribas e pelos fariseus. Entretanto, os escribas e fariseus ensinavam uma coisa mas viviam outra totalmente diversa. Como será que nossos filhos têm nos visto? Como escribas ou fariseus ou como Jesus?

OBS: " …Se a felicidade da família judaica girava em torno de uma relação harmoniosa entre marido e mulher, o objetivo principal era o de educar filhos retos e devotos(…). Esse relacionamento entre a educação de filhos dignos, o estudo da Torah (no entender dos devotos, essa era a estrada principal para a virtude) e a recompensa final da vida eterna, formaram uma venerada tradição da religião judaica.(…). Constitui um fato singular o de que em nenhuma outra religião se considera obrigação categórica dos pais assumir a responsabilidade primeira, como educadores, dos próprios filhos. Entre os judeus, em tempos antigos, essa tarefa era considerada uma missão precípua e sagrada. 'Abençoado é o filho que estudou Torah com o pai, e abençoado o pai que instruiu o filho !', regozijava-se um antigo Sábio…" (AUSUBEL, Nathan. Relações familiares, esquemas tradicionais de. In: JUDAICA,v.6, p.708-9).

- Está aqui um dos maiores problemas que temos enfrentado nas famílias de crentes nos nossos dias. Os pais não têm um bom testemunho. Assim, não se sentem à vontade para ensinarem seus filhos a Palavra do Senhor ou, quando o fazem, criam um ambiente de total falta de autoridade, já que não podem ensinar com autoridade. Como dizer aos filhos que se deve orar e ler a Bíblia diariamente, se os pais não o fazem? Como ensinar seus filhos que devem ir à igreja assiduamente, se não o fazem? Como querer que os filhos tenham intimidade com o Senhor, se não lhes ensinam as passagens bíblicas? Instruir o menino no caminho em que deve andar, eis o que manda dizer a Bíblia Sagrada.

- Devemos dedicar parte de nosso dia à devoção individual, mas também devemos dedicar parte de nosso dia para a devoção familiar. Como poderemos ser responsáveis diante de Deus com os nossos filhos, se não nos preocupamos em seu crescimento espiritual? Há muitos crentes que, numa forma absurda, defendem que os filhos devem, primeiro, atingir a maturidade para que decidam se servirão a Deus, ou não. Este pensamento é um conceito antibíblico e que não pode ser compartilhado por um verdadeiro crente. O crente ama o próximo como a si mesmo e como poderá deixar ao léu o seu próprio filho? Como considerar como possível que um filho seu, que nasceu num lar de um crente, possa ser mantido à margem da Palavra de Deus, à margem de um contacto mais íntimo com o Senhor? Evidentemente trata-se de uma astuta mentira satânica, a que muitos crentes têm dado crédito.

- Se quisermos ser valorosos instrumentos na mão do Senhor, temos de começar em nossas próprias famílias, junto a nossos filhos. Não é por acaso que Deus inicia o ministério de muitos escolhidos Seus, na Bíblia Sagrada, com determinação para que este ou aquele nome fosse dado a um filho do vaso escolhido. O gesto de dar nome a um filho é a primeira relação que se estabelece entre pai e filho e é neste primeiro ato da relação entre pai e filho que começa o ministério do homem de Deus (cfr. Gn.5:21; Is.8:3,4; Os.1:4-11). Em o Novo Testamento, um dos requisitos para que sejam escolhidos ministros na casa de Deus é o seu comportamento junto aos filhos (I Tm.3:4,5), pois, como diz o texto sagrado, como alguém que não cuida bem de seus filhos, poderá cuidar bem da igreja de Deus?

- Mas, para que haja a instrução na Palavra do Senhor, é mister que se tenha comunicação entre pais e filhos. Um dos grandes problemas que temos, nos nossos dias, é a falta de diálogo entre pais e filhos. Pais não se comunicam com os filhos, não há sequer uma conversa um pouco mais longa entre pais e filhos durante vários dias na semana. O corre-corre do cotidiano agitado de nossas cidades, não raras vezes, faz com que pais e filhos não estejam em casa na maior parte dos dias e até não se vejam durante dias.

- Entretanto, este estado de coisas deve ser driblado pelos pais, pois a falta de comunicação entre pais e filhos é uma brecha que impedirá que se erga um muro contra o pecado e o mal em volta de nossos filhos. Devemos cuidar para que, pelo menos durante um período, a família possa conversar diariamente e dialogar, momento em que, senão diariamente, com uma frequência no mínimo semanal, seja realizado também um culto doméstico. É preciso que cuidemos da estrutura espiritual de nossos filhos, mas devemos dialogar e ficar sabendo dos sentimentos, das preocupações, das lutas de cada um. Esta falta de convívio no lar é uma necessidade indispensável para os filhos e, se em casa eles não conseguirem ter esta atenção e cuidado, começarão a procurá-lo fora de casa e, sem dúvida, encontrarão quem se disponha a dar-lhes afeto entre os agentes de Belial (más companhias, narcotraficantes, pessoas prostituídas e prostituidoras etc.).

- Mesmo dentro de casa, temos a possibilidade de vermos ser erodido o pouco tempo que teríamos para desfrutar de um convívio familiar. Os meios de comunicação têm sido responsáveis diretos pela ausência de diálogo e comunicação entre pais e filhos. Em vez de conversarem, de ensinarem a Palavra de Deus, muitos pais preferem dar atenção a programas de televisão ou a navegações na internet, de modo que a orientação bíblica e afetiva acaba sendo substituída pelas mensagens explícitas ou subliminares das programações destes meios de comunicação, mensagens estas que, via de regra, divulgam e estimulam condutas totalmente contrárias à Palavra do Senhor. Este tempo não pode ser desperdiçado. Que os pais possam seguir os conselhos de Paulo e remir o tempo, porque os dias são maus (se já o eram no tempo de Paulo, que dirá hoje, em que sentimos que a vinda do Senhor se aproxima) (Ef.5:15,16; Cl.4:5).

- O culto doméstico deve ser uma reunião simples, com reverência, em que, numa mensagem que possa ser compreendida por todos, a família louve ao Senhor, ore e compartilhe de suas ansiedades e expectativas, agradecendo a Deus pela salvação e livramentos e pedindo a intervenção divina para a supressão das necessidades existentes. Com a participação de todos, ouça uma mensagem do Senhor através de algum de seus membros e, depois, seja o culto encerrado. Parece algo muito simples, mas sua frequência trará resultados que só no futuro os pais saberão. Temos a certeza de que o adversário procurará sempre impedir a realização deste culto, mas, com fé no Senhor e discernimento, poderemos restaurar esta grande arma que temos à nossa disposição para a boa educação e formação de nossos filhos.

- A terceira regra que vemos no relacionamento dos pais com os filhos é a que os pais não devem provocar a ira a seus filhos (Ef.6:4). Aqui temos um mandamento que inclui a questão da correção dos filhos pelos pais, questão importante e que deve ser analisada dentro de seus parâmetros bíblicos.

- Os gentios possuíam regras extremamente duras no que respeita à correção dos pais pelos filhos. Até mesmo os romanos, que foram o povo que mais avançou na Antiguidade em termos de direito, reconheciam ao pai o direito de vida e de morte sobre os filhos, ou seja, o pai era o senhor absoluto do filho. A própria palavra "família" contém a ideia de posse e de propriedade, pois "famulus" era o escravo, o servo. Assim, o filho não tinha melhor condição, em certo aspecto, do que o próprio escravo. Esta idéia acabou sendo herdada pela cultura originária de Roma, onde se incluem os povos latinos, como o nosso.

- Entretanto, a Bíblia Sagrada trazia um outro conceito quanto a este assunto. Os pais foram considerados, como já vimos supra, como pessoas que tinham deveres em relação aos filhos, algo que era impensável no ambiente gentílico. Assim, embora tivessem autoridade sobre os filhos, os pais são concebidos, na Palavra de Deus, como alguém que age com autorização divina, a Quem incumbe, com exclusividade, todo o senhorio.

- Em sendo assim, os pais devem atuar com respeito a Deus e debaixo dos princípios divinos. Não podem os pais decidir sobre a vida e a morte de seus filhos, portanto, nem tampouco atingir-lhes a integridade física, moral e psíquica. Falamos isto, pois, há uns alguns anos atrás, ficamos constrangidos ao sermos interpelados por uma assistente social forense que nos pediu esclarecimentos sobre os ensinamentos das Assembleias de Deus com relação à educação de filhos, pois os últimos três casos graves de maus-tratos naquela cidade tinham sido praticados por pais que se diziam membros assíduos e participantes de nossa denominação.

OBS: "…O controle e a disciplina das crianças eram cuidadosamente moderados pelos suaves preceitos que os Sábios Rabínicos haviam ensinado. Eles fornecem um estudo curioso em contraste com os regulamentos legais e os costumes dos pais em voga entre os romanos e seus contemporâneos. Segundo a lei romana, o pai, enquanto estivesse vivo, continuava sendo o senhor absoluto das ações e dos destinos dos filhos. Entre os judeus, entretanto, o filho, depois de casado, ficava livre para levar uma vida independente, e, contanto que se conduzisse honestamente e não fosse culpado de desrespeito filial, não era responsável por seus atos perante o pai. Desde os primeiros anos da Era Rabínica, os pais eram advertidos para que não fossem desmedidamente rigorosos com os filhos, especialmente ao impor disciplina aos filhos e às filhas mais velhos. Era-lhes apontado que o castigo muitas vezes faz com que a criança fique amargurada e ressentida, e poderia provocar nela um comportamento agressivo, prejudicando assim a sua atitude e afetando-a para toda a vida. Ao contrário, os pais eram aconselhados a demonstrar tolerância e a agir suave e pacientemente com uma criança rebelde ou desobediente, usando com ela da razão ao invés da força (…). Tornou-se uma prática tradicional e bastante generalizada entre os judeus o corrigir os filhos não violentamente, com a vara, mas suavemente, com amor, e com a argumentação. Duas máximas do Talmud tornaram-se linhas mestras para os pais: ' Não ameaces a uma criança; castiga-a ou perdoa-lhe… Se tens que bater em teu filho, faze-o com um cordão de sapatos'…" (AUSUBEL, Nathan. Relações familiares, esquemas tradicionais de.In: JUDAICA, v.6, p.710)

- Não ter o direito de ofender a integridade física, moral e psíquica dos filhos não significa, em absoluto, que o pai não tenha o direito de corrigir seu filho, direito, aliás, que é, antes de tudo, um dever. A correção do filho é uma demonstração de amor do pai pelo filho (Hb.12:9). Não corrigir o filho, deixá-lo à própria sorte, como têm defendido muitos psicólogos e apologistas da libertinagem nos nossos dias, é algo impensável para quem tem responsabilidade com os filhos que trouxe ao mundo, como também compromisso com Deus. Eis o motivo por que os servos do Senhor devem ser contrários a iniciativas estapafúrdias como a chamada “lei da palmada”, que quer retirar dos pais este direito natural e inalienável de correção dos filhos, mais uma indevida intervenção do Estado na família.

- É preciso corrigir o filho, inclusive com uso moderado da força física, se necessário for, pois, como diz Salomão, " não retires a disciplina da criança; porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá" (Pv.23:13). Observe bem o que diz o texto sagrado: devemos fustigar a criança com a vara, ou seja, podemos corrigir a criança com uso de força física, mas desde que o façamos com moderação, com equilíbrio. Fustigar significa bater com alguma coisa flexível, levemente, sem causar traumas, hematomas ou ferimentos. A nossa lei civil, inclusive, diz que somente perde o poder familiar (ou seja, a autoridade sobre os filhos), o pai (ou mãe) que castigar imoderadamente o filho (artigo 1638, I do Código Civil), numa prova de que a ideia que tem sido divulgada (em especial pela mídia) de que não se pode sequer encostar num filho para fins de correção é uma mentira e mais um movimento em prol da desordem e da destruição da família. O castigo equilibrado é possível e não constitui em qualquer ilegalidade perante os homens (pelo menos até a aprovação da “lei da palmada”), bem como diante de Deus.

- Agora, para que um pai possa corrigir, é preciso que, antes, ele tenha ensinado seu filho. O que temos visto é que muitos pais têm corrigido seus filhos, têm castigado sem que, antes, tivessem ensinado seus filhos. Os pais devem agir conforme os ensinamentos da Bíblia Sagrada e as próprias Escrituras indicam quais são os níveis que devem ser seguidos pelos pais, os mesmos níveis com os quais Deus nos ensina a seguir Sua vontade(cfr. II Tm.3:16). Em primeiro lugar, os pais devem ensinar seus filhos. Ninguém nasce sabendo e precisamos ensinar nossos filhos o certo e o errado, o que agrada a Deus e o que não Lhe agrada.

- Em segundo lugar, devemos redarguir nossos filhos, ou seja, caso não tenham compreendido o ensinamento dado, devemos repeti-lo, mormente nos dias em que vivemos em que o bem virou mal e o mal, bem (Is.5:20). Embora ensinemos nossos filhos a Palavra de Deus, é certo que sofrerão eles a influência dos ambientes que estão a frequentar, o que os levará a tomar atitudes contrárias aos nossos ensinos. Devemos, então, redargui-los, ou seja, repetir os ensinamentos.

- O terceiro nível é o da correção. Se houver, após a repetição dos ensinos, a repetição da atitude errônea, chega o momento do castigo, o momento da correção, com a utilização de medida que seja suficiente para a correção.

OBS: "…é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor. É a família, e não a igreja ou a Escola Dominical, que tem a principal responsabilidade do ensino bíblico e espiritual dos filhos. A igreja e a Escola Dominical apenas ajudam os pais no ensino dos filhos.…" (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Pais e filhos.p.1839).

- Quando corrigirmos nossos filhos, não podemos, em hipótese alguma, demonstrar revolta, ódio, raiva ou ira. Se o pai estiver com este sentimento, não deve disciplinar seu filho naquele instante. Deixe para um instante em que estes sentimentos e emoções deploráveis tenham passado, pois o objetivo da correção não é a vingança contra o filho, nem criar revolta, ódio ou amargura entre pai e filho. É preciso que tudo seja feito com a finalidade de ensinar a virtude e o valor para o filho. Verdade é que a correção gera uma tristeza momentânea no filho (Hb.12:11), mas jamais podemos permitir que esta tristeza se torne em amargura e, muito menos, em raiz de amargura (Hb.12:15). Tudo deve ser feito debaixo da orientação divina e com temperança, ou seja, domínio próprio, que é uma das qualidades do fruto do Espírito Santo (Gl.5:22).

OBS: " …Na criação dos filhos, os pais não devem ter favoritismo; devem ajudar, como também corrigir e castigar somente faltas intencionais, e dedicar sua vida aos filhos, com amor compassivo, bondade, humildade, mansidão e paciência (Cl.3.12-41,21).…" (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL.Pais e filhos.p.1839).

- É este o sentido da expressão bíblica "não provocar a ira aos filhos" que se encontra em Ef.6:4. Devemos agir de tal maneira que o nosso amor seja sentido pelo filho, ainda que inconscientemente. Um dos grandes erros da educação dos antigos, movidos ainda pelo traço cultural remanescente da ideia de senhorio absoluto sobre o filho, era o de desconsiderar totalmente o filho, quase que desumanizá-lo, considerando-o como um saco de pancadas, como um local de descarga de frustrações. Isto somente gera ódio e revolta e, com tristeza, vemos que o comportamento de muitos crentes tem sido este, a afastar seus filhos da igreja. Sem dúvida, este tem sido um dos principais fatores para explicar porque, sendo pouco mais de 20%(vinte por cento) da população brasileira formada de evangélicos, os filhos de evangélicos representem praticamente 50% (cinquenta por cento) da população carcerária ou de unidades de adolescentes infratores, uma triste estatística a demonstrar quanto temos de nos movimentar para cuidar de nossas famílias.

OBS: " Os pais são responsáveis pela educação dos filhos. Deus tem os pais como responsáveis por educar os filhos - não os avós, nem escolas, nem o Estado, nem grupos para jovens, nem colegas ou amigos. Embora cada um desses grupos possa influenciar as crianças, o dever final continua com os pais, e especialmente com o pai, a quem Deus nomeou como 'chefe' para comandar e servir a família. São necessárias duas coisas para se ensinar: uma atitude correta e uma base sólida. Uma atmosfera permeada de críticas destrutivas, condenação, expectativas irreais, sarcasmo, intimidação e medo 'provocarão a ira de uma criança'. Em tal atmosfera, não pode ocorrer um ensinamento profundo. A alternativa positiva seria uma atmosfera cheia de estímulo, ternura, paciência, escuta, afeição e amor. Em tal atmosfera, os pais podem construir nas vidas dos filhos a preciosa base do conhecimento de Deus.…" (BÍBLIA DE ESTUDO PLENITUDE. Dinâmica do Reino. Ordem familiar. Ef.6.4, p.1331). Este mesmo princípio encontra-se reproduzido na Constituição brasileira, no artigo 229, que diz que "Os pais têm o dever de assistir, criar, educar os filhos menores…", como também no Código Civil, que coloca como primeiro dever dos pais " dirigir-lhes a criação e educação" (artigo 1634, inciso I).

- Outra regra do relacionamento entre pais e filhos é a que determina que os pais criem seus filhos na doutrina e admoestação do Senhor (Ef.6:4b). Já falamos supra sobre a necessidade de os pais ensinarem a seus filhos os valores e os princípios estabelecidos por Deus nas Escrituras. Mas, além de ensiná-los a Palavra de Deus (e só pode ensinar quem já aprendeu), é necessário que estejamos sempre prontos a guiar nossa conduta educativa na Palavra do Senhor.

- Devemos ensinar e corrigir conforme a Bíblia nos ensina. Todas as nossas decisões em relação aos nossos filhos devem levar em conta, em primeiro lugar, o efeito que terá sobre a vida espiritual de nossos filhos aquela decisão. Lamentavelmente, muitos têm feito enormes planos e se sacrificado sobremodo para dar a seus filhos o melhor que puderem em várias áreas de sua vida, mas estão totalmente despreocupados com a vida espiritual de seus filhos. Sacrificam-se para saciar desejos consumistas de seus filhos, para deixá-los "na moda", com os brinquedos de última geração, atualizados com os diversos modismos que surgem a cada instante, de estudarem nas melhores escolas, de terem os principais modos de lazer, mas não se preocupam com a vida espiritual de seus filhos. Não buscam o reino de Deus e a sua justiça para seus filhos, em primeiro lugar (Mt.6:33), e o resultado é um grande fracasso espiritual que atrairá outros fracassos nos outros campos da vida. É preciso que ponhamos Deus em primeiro lugar nas vidas de nossos filhos, para que eles possam optar por mantê-l’O nesta posição quando alcançarem a maturidade.

OBS: " É obrigação solene dos pais (gr. pateres) dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (cf. Sl.127.3).…" (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Pais e filhos. P.1839)

“…A importância primordial que o judaísmo rabínico deu à missão de educar filhos e filhas no caminho da virtude era exemplificada na seguinte parábola talmúdica. Quando os israelitas estavam reunidos no Monte Sinai para receber a Torah das mãos de Moisés, Deus exigiu deles: ‘ Primeiro deveis oferecer-me uma garantia de que observareis os mandamentos da Torah’. Os israelitas responderam: ‘ Nossos pais garantirão isto por nós’. ‘Não!’, protestou Deus, ‘ vossos pais foram pecadores’. ‘Então os Profetas darão garantia por nós’, continuaram os israelitas. ‘Não!’, disse Deus, ‘eles, também, pecaram contra mim.’ Os israelitas ficaram desanimados. Timidamente sugeriram: ‘ Talvez os nossos filhos pudessem ser nossa garantia?’ “Vossos filhos!’, exclamou o Criador alegremente, ‘ a eles Eu aceitarei’. E então Ele deu a Torah para os israelitas…” (AUSUBEL, Nathan. Relações familiares, esquemas tradicionais de. In: A Judaica, v.6, p.708-9)

- Todas estas regras que foram enunciadas, na verdade, podem ser resumidas em uma simples, mas profunda frase: os pais devem amar seus filhos. Somente amando os filhos, os pais se disporão a cumprir as regras apresentadas pela Palavra de Deus no relacionamento entre pais e filhos. Aqui não pode, em absoluto, ser adotada a regra do cientista político Nicolau Maquiavel, segundo a qual, o governante deve preferir ser temido a ser amado. Na família, o pai, para ser temido, deve, antes de tudo, amar e ser amado.

OBS: "A essência da educação cristã dos filhos consiste nisto: o pai voltar-se para o coração dos filhos, a fim de levar o coração dos filhos ao coração do Salvador ." (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Pais e filhos. p.1839).

- Quando Deus Se apresenta como nosso Pai (Mt.6:9; Gl.4:6), sendo, como o é, amor (I Jo.4:8), está nos indicando que a relação entre pais e filhos deve ser, sobretudo, um relacionamento de amor. É preciso que os pais amem seus filhos e que os filhos amem seus pais. Sem amor, não é possível estabelecer-se uma relação de paternidade sadia e bem sucedida.

- Amar significa estar disposto a se privar do que for mais precioso em favor do filho. Assim como Deus demonstrou Seu grande amor enviando o que tinha de mais precioso (Jo.3:16), os pais devem estar dispostos a dar o melhor de si em favor de seus filhos. Esta consideração é importante, pois, depois de Deus, devemos devotar nossa atenção e amor para a nossa família. Sim, a família tem prioridade na escala de valores de um servo de Deus, mesmo se ele for ministro ou obreiro. Muitos homens de Deus têm maculado ou até perdido seus ministérios exatamente por não se conformarem a esta verdade bíblica. Em prol da obra do Senhor, descuidaram de seus filhos e, hoje, toda sua prole está distanciada dos caminhos do Senhor e o obreiro com sua credibilidade e autoridade fortemente abaladas perante a igreja, pois, se não se governa bem a sua casa, como se governará bem a casa de Deus ? (II Tm.3:5).

OBS: " Tenham tanto amor e desvelo pelos filhos, que estejam dispostos a consumir suas vidas como sacrifício ao Senhor, para que se aprofundem na fé e se cumpra nas suas vidas a vontade do Senhor." (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Pais e filhos. p.1840).

- Amar significa cuidar, acompanhar, consolar. Só quem ama é capaz de compartilhar, de cuidar, de acompanhar. Por ser amor, Jesus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Por ser amor, Deus é o nosso socorro bem presente na angústia. Muitos pais, atualmente, são egoístas, individualistas, pensam só em si e, portanto, não estão dispostos a "perder seu tempo" com seus filhos. Deixam-nos ao léu, à sorte e aos cuidados de quem se compadecer dos pequenos. Não gastam seu tempo para saber o que seus filhos estão aprendendo, com quem estão andando, o que estão fazendo, como está sendo seu desempenho escolar. Como consequência disto, seus filhos são adotados pelas mensagens subliminares satanistas, pelos narcotraficantes, pelas gangues juvenis, pelas redes de prostituição. Nem se pense que estejamos falando de pais mundanos, mas muitos crentes agem assim também. As lágrimas que vertem no futuro são o resultado desta falta de amor.

- Amar significa corrigir, como vimos supra. Como Deus nos corrige porque nos ama (Hb.12:6), assim também devemos corrigir nossos filhos se, realmente, temos amor por eles. Aliás, a psicologia ensina-nos que, algumas vezes, o filho desobedece exatamente para que seja corrigido e, assim, sinta o amor dos pais.

- Amar significa demonstrar afeto. Deus, mesmo sendo Espírito, sempre procura demonstrar Seu amor para com o homem através de sensações e de experiências pelas quais o homem entenda o afeto que Deus tem para conosco. Assim, quando Se apresentou ao profeta Elias, Deus manifestou-Se como uma voz mansa e delicada (I Rs.19:12), tendo o salmista utilizado a expressão "beijai o Filho" (Sl.2:12), numa clara atitude de demonstração de afetividade, que deve prevalecer nas relações entre Deus e o homem. Pois bem, se há afeto numa relação espiritual, que não se dirá de uma relação humana entre pais e filhos? O afeto é uma característica que deve estar presente nas relações entre pais e filhos. Não devemos ter receio em beijar, abraçar, dar colo ou ter outras demonstrações de afeto para com nossos filhos. A emoção e o sentimento devem sempre ser presentes e constantes no ambiente familiar.

- Amar significa buscar sempre o melhor para o filho. Só quem ama se esforça para trazer o melhor para seu filho. Lembremo-nos de que Jesus considerou que, mesmo sendo maus, os pais jamais iriam buscar o mal para seus filhos (Mt.7:9,11). Pensemos, pois, se para Jesus assim deve se portar um pai ímpio, o que o Senhor não estará a esperar de um pai crente?

- A presença de amor no relacionamento com os filhos leva-nos, mais uma vez, à questão do desejo de ter filhos e das circunstâncias pelas quais se formam estes filhos gerados. É preciso conscientizarmos os jovens e adolescentes a respeito do que significa ter filhos, das consequências que os filhos trarão para a vida dos pais e de como nossas vidas devem ser pautados com compromissos e responsabilidades diante de Deus e dos homens. O Brasil é o país em que se tem a maior média mundial de aumento de gravidezes precoces, segundo os dados das Nações Unidas. A prostituição e a promiscuidade sexuais têm sido fatores decisivos para que atinjamos estes índices alarmantes e que trazem prejuízos enormes para toda a sociedade. É uma realidade que tem avançado, inclusive, em lares de servos do Senhor. Que possamos aproveitar a ocasião desta lição para mobilizarmos nossas igrejas locais para esta grande ameaça que cerca a igreja e a nossa juventude.

- Amar significa interceder. Devemos interceder diante de Deus por nossos filhos em todos os momentos e instantes. Devemos ensinar-lhes o valor da oração e da busca incessante da presença do Senhor. Se realmente amamos os nossos filhos, estaremos sempre por eles suplicando a Deus, a exemplo do que fazia o patriarca Jó (Jó 1:5).

III – AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE EDUCAÇÃO CRISTÃ NOS LARES

- Tendo visto quais são as regras que norteiam o relacionamento entre pais e filhos segundo a Bíblia Sagrada e já tendo visto o dever indeclinável e intransferível dos pais educarem seus filhos na Palavra de Deus, vejamos, ainda que sucintamente, os males decorrentes da falta de educação doutrinária nos lares.

- A principal “ideóloga” do sabatismo, Ellen White, foi muito feliz ao afirmar que “…O método de educação estabelecido no Éden centralizava-se na família. Adão era o "filho de Deus" (Luc. 3:38), e era de seu Pai que os filhos do Altíssimo recebiam instrução. Tinham, no mais estrito sentido, uma escola familiar. No plano divino de educação, adaptado às condições do homem após a queda, Cristo ocupa o lugar de representante do Pai, como o elo conectivo entre Deus e o homem; Ele é o grande ensinador da humanidade. E Ele ordenou que os homens e mulheres fossem Seus representantes. A família era a escola, e os pais os professores.…” (Educação, p.33. Disponível em: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=36&p=33 Acesso em 13 mar. 2013).

- Não podemos nos esquecer o que já dito de alguma forma supra, que cabe aos pais a tarefa de educação dos filhos. Conforme já observado, em Dt.6:6-9, foi aos pais que Moisés, por ordem divina, cometeu a tarefa de ensinar a lei de Deus para os israelitas. Isto é tão evidente que a leitura da lei a todo o povo, a cada sete anos, tinha uma função explicitamente secundária, para suprir eventual omissão dos pais (Dt.31:9-13).

- Tal orientação dada pelo Senhor, por intermédio de Moisés, não foi observada pela geração que a ouviu. Sim, a geração da conquista da Terra Prometida descuidou deste dever. Em Jz.2:7-10, as Escrituras relatam-nos que esta geração não ensinou a seus filhos a lei e, por causa disto, quando aquela geração assumiu o comando de Israel, acabou se envolvendo com os povos vizinhos e com a idolatria, trazendo o início de um triste período da história do povo israelita, o período dos juízes, em que um círculo vicioso impediu o desenvolvimento daquela nação.

- Não é diferente nos dias de hoje, visto que se trata de um princípio instituído pelo próprio Deus desde a criação do homem. Hoje em dia, também, são os pais que têm o dever de ensinar a doutrina aos filhos (Ef.6:4) e, caso não cumpram com tal dever, que é indeclinável e intransferível, o resultado outro não será senão, precisamente, o que ocorreu com a geração seguinte à da conquista na Terra Prometida.

- Não é, porventura, o que temos visto em nossos dias? Assim como nos dias seguintes aos de Josué, milhares e milhares de filhos de servos de Deus não têm sido ensinados na sã doutrina. Os pais não leem a Bíblia, não oram com seus filhos, que, deste modo, se tornam presas fáceis dos “povos vizinhos”, ou seja, dos incrédulos, da mentalidade mundana, disseminada pela mídia, que tem sido a “mestra”, a “educadora” de nossos filhos.

- A consequência disto é que os filhos dos servos do Senhor simplesmente não conhecem a Deus, embora sejam amplos conhecedores do pecado e da perversão que dominam o mundo. A grande e esmagadora maioria dos filhos dos cristãos, atingida a adolescência e a juventude, assume valores e princípios antibíblicos, envolvendo-se com o pecado e tendo uma vida completamente alheia à presença do Senhor. Quando muito, passam a frequentar movimentos que só são nominalmente cristãos, pois, na verdade, não passam de simulacros de cristianismo, locais onde o mundanismo está travestido de roupagem cristã, mas onde a sã doutrina não está presente.

- Quantos filhos de servos do Senhor não estão hoje envolvidos com a prostituição, com as drogas e com a criminalidade? Quantas lágrimas não são vertidas pelos pais porque não souberam educar seus filhos na doutrina e admoestação do Senhor?

- Muitos pais cristãos equivocam-se ao achar que a sã doutrina tem de ser ensinada nas igrejas, em especial na Escola Bíblica Dominical. É certo que as igrejas e a Escola Bíblica Dominical devem suprir as deficiências do ensino doméstico, devem confirmar e fortificar o ensino em casa, mas não o substituem.

- Lembremos que, já na lei de Moisés, a leitura da lei tinha uma tarefa meramente suplementar, secundária. Não fosse assim, os judeus teriam perdido, ao longo da história, a sua identidade nacional. Com efeito, em meio a tantas perseguições e sofrimentos, teriam os judeus permanecido como um povo distinto dos demais se dependessem apenas do templo, dos levitas, dos sacerdotes e das sinagogas para ensinar os seus filhos na lei do Senhor? Evidentemente, já teriam desaparecido ou sido assimilados pelos outros povos, caso não fosse nos lares, nas famílias que se transmitisse o ensino da lei para eles, lição que eles aprenderam a duras penas, notadamente após o cativeiro da Babilônia.

- No entanto, a esmagadora maioria dos pais cristãos acha que a tarefa de ensino da Palavra deve ficar restrita às igrejas locais e às Escolas Bíblicas Dominicais, numa “terceirização” que apenas tem levado à perdição dos filhos. O ensino da doutrina deve ser diário, permanente, e isto não é possível nas igrejas nem nas Escolas Dominicais.

- Como querermos que nossos filhos sirvam a Deus aprendendo a doutrina uma hora e meia, no máximo duas horas por semana nas Escolas Bíblicas Dominicais e, durante todo o restante da semana (talvez retirado mais uma hora de um culto infantil eventualmente existente na igreja local), sejam insistente e intermitentemente bombardeados pela “doutrina maligna” disseminada nos meios de comunicação e, lamentavelmente, nos estabelecimentos de ensino?

- Nossos filhos precisam conhecer a Deus e conhecimento, como sabemos, dentro do sentido hebraico do termo, é ter intimidade, ter envolvimento com o Senhor (Os.6:3). É fundamental que cada família seja um “lar”, ou seja, um altar de adoração a Deus, um local onde o Senhor seja invocado e, para tanto, um lugar onde se ensine a Palavra de Deus, onde se ore, onde se busque a presença do Senhor, onde se busque a manifestação da glória de Deus.

OBS: Por ser absolutamente bíblica, reproduzimos aqui, mais uma vez, o pensamento de Ellen White, cujos estudos a respeito de educação devem ser considerados e reconhecidos: “…Todo o saber e desenvolvimento real têm sua fonte no conhecimento de Deus. Para onde quer que nos volvamos, seja para o mundo físico, intelectual ou espiritual; no que quer que contemplemos, afora a mancha do pecado, revela-se esse conhecimento. Qualquer que seja o ramo de pesquisa a que procedamos com um sincero propósito de chegar à verdade, somos postos em contato com a Inteligência invisível e poderosa que opera em tudo e através de tudo. A mente humana é colocada em comunhão com a mente divina, o finito com o Infinito. O efeito de tal comunhão sobre o corpo, o espírito e a alma está além de toda estimativa. Encontra-se nesta comunhão a mais elevada educação. É o próprio método de Deus para o desenvolvimento. "Une-te, pois, a Deus" (Jó 22:21), é Sua mensagem à humanidade.…” (Educação, p.14. Disponível em: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=36&p=14 Acesso em 13 mar. 2013).

- A linhagem piedosa de Sete iniciou-se a partir do nascimento do primeiro filho deste, Enos, quando se começou a invocar o nome do Senhor (Gn.4:26), mas este belo início, que permitiu fazer surgir “filhos de Deus” entre os homens (Gn.6:2), logo se degenerou e, em pouco tempo, esta linhagem acabou sendo influenciada e educada pela civilização caimita, o que gerou a corrupção generalizada da humanidade.

- Infelizmente, é o que vemos ocorrer em muitas famílias de sedizentes cristãos. A influência do mundo nos lares ditos cristãos é imensa em nossos dias, não há meditação nas Escrituras, não há vida de oração, os pais não ensinam a seus filhos a Palavra de Deus. Este papel é exercido por terceiros, comprometidos com o mundo e com o pecado, e a consequência disto é a perdição dos filhos.

- Torna-se absolutamente necessário que os pais se tornem os protagonistas da educação de seus filhos. “Educar” vem do latim “educo”, cuja raiz é “-duc-“, cujo significado é o de “levar, transportar, conduzir”, “ir à frente”, “pastorear”, “ser pastor”. “Educo”, em latim, significa “nutrir; amamentar, cuidar, educar, instruir, ensinar”. Vemos, pois, já pela etimologia, que cabe aos pais “estar à frente dos filhos”, proporcionar-lhes a “nutrição, o cuidado, a instrução, o ensino”.

- Os pais precisam levar os filhos à presença de Deus, transportá-los até a presença do Senhor, nutri-los com a Palavra de Deus, indispensável alimento para o homem interior (Mt.4:4).

- Os pais também devem cuidar dos filhos, impedindo que os valores e a mentalidade mundanos venham a contaminá-los. Para tanto, precisam exercer fiscalização e vigilância com respeito aos contatos e ao aprendizado dos filhos fora do lar, notadamente, nos dias em que vivemos, pelo que vem por intermédio da mídia e dos estabelecimentos de ensino.

- É totalmente inconcebível que pais responsáveis pela educação dos filhos permitam que os meios de comunicação definam os valores e princípios de vida de seus filhos. Torna-se absolutamente necessário um acompanhamento do que nossos filhos veem e ouvem, a fim de que não haja uma “doutrinação maligna”. É evidente que não podemos retirar nossos filhos do mundo (nem o Senhor Jesus o quer, como se verifica em Jo.17:15), mas é fundamental que tenhamos discernimento para mostrar aos nossos filhos o que é o certo e o que é o errado, quais os valores que estão sendo alardeados pela mídia e que devemos, sobretudo, fazer a vontade de Deus.

- Com relação aos estabelecimentos de ensino, o trabalho de acompanhamento deve ser intenso. Infelizmente, o sistema educacional encontra-se construído em bases antibíblicas e anticristãs. Torna-se imperioso que os pais venham a promover uma verdadeira “operação de retirada do veneno da panela” (II Rs.4:38-41), a fim de que ensinamentos antibíblicos ministrados nas escolas não venham a se instalar nos corações de nossos filhos.

- A falta de cuidado dos pais neste ponto tem sido o principal responsável para que seus filhos deixem de servir a Jesus ou nunca venham a servi-l’O apesar de seus pais serem cristãos. A triste realidade das igrejas da Europa e dos Estados Unidos já está começando a aparecer no Brasil, onde, em muitos lugares, o envelhecimento da membresia é visível, pois jovens e adolescentes estão completamente alheios ao Senhor.

OBS: Neste ponto, aliás, frise-se a própria miopia da liderança que nada faz de efetivo para a mudança desta situação, que começa com uma conscientização das famílias. Neste ponto, a Igreja Romana está muito mais ativa, pois, desde o pontificado de João Paulo II, tem investido fortemente na busca da juventude para uma reversão no quadro de perda de seus fiéis. Nós, entretanto, quando muito, temos adotado o mundanismo como uma forma de atração da juventude, o que apenas intensifica o processo de alijamento dos jovens da igreja.

- Somente se terá verdadeira educação se os pais demonstrarem amor pelos filhos, pois a base da educação é o amor. Como afirma Ellen White, em trecho cuja biblicidade recomenda a citação: “…O amor, base da criação e redenção, é o fundamento da educação verdadeira. Isto se evidencia na lei que Deus deu como guia da vida. O primeiro e grande mandamento é: "Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento." Luc. 10:27. Amá-l’O - o Ser infinito e onisciente - de toda a força, entendimento e coração, implica o mais alto desenvolvimento de todas as capacidades. Significa que, no ser todo - corpo, espírito e alma - deve a imagem de Deus ser restaurada. Semelhante ao primeiro é o segundo mandamento: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mat. 22:39. A lei do amor pede a consagração do corpo, espírito e alma ao serviço de Deus e de nossos semelhantes. E este serviço, ao mesmo tempo que faz de nós uma bênção aos outros, traz sobre nós mesmos as maiores bênçãos. A abnegação é a base de todo o verdadeiro desenvolvimento. Por intermédio do serviço abnegado recebemos a mais alta cultura de cada faculdade. De maneira cada vez mais plena nos tornamos participantes da natureza divina. Somos habilitados para o Céu, pois o recebemos em nosso coração. …” (Educação, p.15. Disponível em: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=36&p=16 Acesso em 13 mar. 2013).

- É imperioso, urgente que os pais tornem suas casas em verdadeiras escolas bíblicas, onde se ensine e se viva a sã doutrina, onde haja um antídoto contra o veneno do mundanismo, do materialismo, do pecado. Somente assim poderão os pais se desincumbir deste dever que lhes é imposto pelo Senhor, pois, como “educadores”, verdadeiros “pastores” de nossos filhos, teremos de dar conta de suas almas naquele dia perante o Reto e Supremo Juiz (Hb.13:17).

Colaboração para o portal Escola Dominical - Ev. Dr. Caramuru Afonso Francisco

Lição 8 - Educação cristã, responsabilidade dos pais IV

26 de maio de 2013

TEXTO ÁUREO

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22.6). - Uma forma vital de expressar amor a DEUS é cuidar do bem-estar espiritual dos filhos e esforçar-nos para levá-los a um real relacionamento com DEUS. O ensino da Palavra de DEUS aos filhos deve ser uma tarefa altamente prioritária dos pais (cf. Sl 103.13; ver Lc 1.17; 2 Tm 3.3). O ensino das coisas de DEUS deve partir do lar, e nisso, tanto o pai como a mãe deve participar. Cultuar a DEUS no lar não é uma opção; pelo contrário, é um mandamento direto do Senhor (vv. 7-9; Êx 20.12; Lv 20.9; Pv 1.8; 6.20; cf. 2 Tm 1.5). O propósito da instrução bíblica pelos pais é ensinar os filhos a temer ao Senhor, a andar em todos os seus caminhos, a amá-lo e ser-lhe grato e a servi-lo de todo o coração e alma (10.12; Ef 6.4). O crente deve proporcionar sabiamente aos seus filhos uma educação teocêntrica, em que tudo se relacione com DEUS e às suas coisas (cf. 4.9; 11.19; 32.46; Gn 18.19; Êx 10.2; 12.26,27; 13.14-16; Is 38.19).

VERDADE PRÁTICA

A educação cristã de nossas crianças, adolescentes e jovens é uma responsabilidade intransferível e pessoal dos pais com o apoio e assistência da igreja.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Deuteronômio 6.1-9.

OBJETIVOS

Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:

• Considerar a Educação Cristã como missão prioritária dos pais;

• Compreender a educação no Antigo e em o Novo Testamento; e

• Saber da importância da Educação Cristã na família.

PALAVRA-CHAVE

Educação: Processo de desenvolvimento das capacidades física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. 1. Conjunto de normas pedagógicas tendentes ao desenvolvimento geral do corpo e do espírito; 2. Conhecimento e prática dos usos da gente fina; 3. Instrução, polidez, cortesia. [http://www.priberam.pt/dlpo/].

COMENTÁRIO

introdução

Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não podemos fugir. Comparada com a educação em geral, a educação cristã é uma forma particular de educar. Ela pode ser simplesmente definida como a instrução formal feita sob a perspectiva do cristianismo, buscando “o desenvolvimento da pessoa e de seus dons naturais à luz da perspectiva cristã da vida, da realidade, do mundo e do homem”. A educação cristã tem como objetivos proporcionar o desenvolvimento do indivíduo como um todo e lhe oferecer condições de crescer em sua vida espiritual, no conhecimento de Deus e das Escrituras. Esse crescimento leva em conta o ser humano em seus aspectos físicos, emocionais, espirituais e sociais. Nosso exemplo maior de desenvolvimento integral é o próprio Jesus, pois a Bíblia nos relata que ele "[...] crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens" (Lc 2.52). Nesta lição, veremos que ainda que contemos com a ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais. Tenhamos todos uma excelente e abençoada aula!

I. EDUCAÇÃO, A MISSÃO PRIORITÁRIA DOS PAIS

1. O que significa educar? Educar não significa apenas transmitir o legado cultural às novas gerações, mas também ajudar o aluno a aprender o aprender, despertar vocações, proporcionar condições para que cada um alcance o máximo de sua potencialidade e, finalmente, permitir que cada um conheça suas finalidades e tenha competências para mobilizar meios para concretizá-las, chega-se ao sentido estrutural da questão: o que significa educar. Em síntese: aprender a conhecer, fazer, viver juntos e aprender a ser [http://iseibfile.blogspot.com.br/2008/12/o-que-significa-educar.html]. Qual professor, ou mesmo pai, já teve a curiosidade de saber qual é o verdadeiro significado da palavra educar? E se essa é uma tarefa da família ou da escola? Para a maioria das pessoas “educar” é uma obrigação exclusiva das escolas e de seus respectivos profissionais, se esquecendo que Educar é uma função de todos, tanto dos pais quanto dos educadores. O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais.

2. Educação Cristã. Quanto à educação cristã, há uma certa complexidade semântica que beira à confusão. Há descrições que afirmam que educação cristã é sinônima de discipulado, outros identificam a educação cristã com a instrução teológica ministrada no contexto da igreja local e há ainda aqueles que discorrem sobre este processo educacional como educação eclesiástica, limitada ao âmbito da escola Dominica. Por último, existem os que possuem uma perspectiva mais abrangente da educação cristã e a relacionam com o compartilhamento de valores necessários para o desenvolvimento do ser humano em todas as áreas de sua existência. A educação cristã vai muito além da estrutura física, currículo e materiais didáticos. A educação cristã consiste em construir o conhecimento, levando os aprendizes a serem ativos participantes no processo educacional, ao invés de meros ouvintes passivos. O ensino é muito mais do que apenas depositar conhecimento no cérebro do aluno, levando a memorizar dados – Paulo Freire chama esta prática de modo pejorativo: educação bancária [http://www.comunhao.org.br/ensino/educacao-crista.html].

3. A educação nas escolas. A educação oficial, ministrada na rede de ensino pública ou particular, é totalmente influenciada pelo materialismo e pelo ateísmo. Os currículos que reúnem os conteúdos programáticos a serem transmitidos nas salas de aula são fundamentados nas filosofias e pseudociências materialistas. Tudo começa com a explicação sobre a origem da matéria, da vida, do homem, da inteligência, e de todas as coisas que existem no universo. Os professores de ciência ensinam, como sendo a última palavra, que a vida surgiu “por acaso”, de uma mistura, “ao acaso”, de substâncias químicas, que se reuniram “ao acaso”, e, dali, surgiu a vida, “ao acaso”, durante “milhões” de anos. Os alunos, crianças, ou adolescentes, de olhos arregalados, ficam hipnotizados pelas explicações, ilustradas com quadros, nos livros-texto, nos quadros de giz, ou, de modo mais sofisticado, nas telas, com projeções através de “datas-show”, ou projetores de multimídia. E “o mestre”, com ar de absoluta convicção, explica que a origem da vida, dos animais e do homem, foi fruto da evolução, que dispensa totalmente a existência de um Deus pessoal, inteligente, e soberano, como ensinam as religiões, e, principalmente, como ensina o cristianismo. Figuras de macaco, evoluindo, da posição de quatro pés, ficando atarracado, até ficar ereto, até chegar a ser homem são mostradas como sendo realmente o que ocorreu. Na verdade, nada disso é verdade, mas é passado e repassado como ciência. Professores materialistas têm grande influência sobre a mente dos alunos, principalmente porque, em casa, a grande maioria não tem qualquer preparo ou fundamento bíblico ou filosófico para enfrentar a “onda” materialista, que avança sobre a educação e a cultura, nas escolas. Muitos desses professores ou professoras são homossexuais, e fazem questão de, aproveitando-se de sua posição, diante dos alunos, propagar o seu estilo de vida anticristão, anti-Deus e contra a Bíblia Sagrada, a Lei de Deus [LIMA. Elinaldo Renovato de. A família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 98-100].

SINOPSE DO TÓPICO (I)

Educar é proporcionar uma formação completa ao educando: espiritual, moral e social.

II. A EDUCAÇÃO NO ANTIGO E NO NOVO TESTAMENTO

1. No Antigo Testamento. No Antigo Testamento, os pais viviam sob a Teocracia, ou sob o governo de Deus sobre o povo. Todas as normas ou doutrinas, de caráter espiritual, moral, social, educacional ou familiar, emanavam da Lei de Deus. Os pais não tinham grandes desafios no relacionamento com os filhos, pois os mesmos, desde o berço, eram criados segundo os mandamentos, os juízos e os estatutos de Deus (Dt 5.31). Dentro da economia judaica, a educação era, essencialmente, um produto do lar, envolvendo o aprendizado da religião, de alguma profissão e estava usualmente associada à atividades agrícolas. Os filhos dos judeus aprendiam e absorviam o shema, ou o credo, que resumia o princípio fundamental de sua fé: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder” (Dt 6.4,5). Esse ensino fazia parte do dia a dia das crianças judaicas. Uma grande lição para a educação cristã nos dias presentes (Dt 11.18-21). Aos 12 anos, os meninos passavam pela cerimônia do “Bar Mitzvah”, quando já deveriam saber de cor os pontos mais importantes da lei. A sinagoga era templo e era escola também. Segundo Halph Gower, “Era responsabilidade da mãe educar tanto os filhos como as filhas durante os três primeiros anos (provavelmente até o desmame). Ela ensinava às filhas os deveres domésticos durante toda a infância delas. A partir dos três anos de idade, os meninos aprendiam a lei com o pai, e os pais também ficavam responsáveis por ensinar um ofício aos filhos. Um rabino disse certa vez: ‘O pai que não ensina ao filho um ofício útil está educando-o para ser ladrão” [LIMA. Elinaldo Renovato de. A família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 94-93.]. Quando surgiram as artes e ofícios, esses eram ensinados mediante o aprendizado. Quando surgiram as escolas, as sinagogas tomaram-se o centro da erudição [http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/p/8-licao-2-tri-2013_457.html]. O moderno vocábulo hebraico para «treinar» deriva-se do mandamento que aparece em Provérbios 22:6 e que nossa versão portuguesa traduz por: «Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele». Outros termos relacionados à educação são aqueles que denotam as ideias de instrução e aprendizagem. Todos os bons processos de educação dispõem do Compêndios adequados. No tocante ao processo da educação espiritual, o texto principal é a Bíblia, havendo outras obras que suplementam o conhecimento adquirido através da Bíblia, que fornecem instrução quanto a todas as variedades de conhecimento que podem ter alguma aplicação espiritual. Mestres são providos para ajudar no processo, a fim de proverem o exemplo e as instruções adequados. Esses professores são descritos como sábios (Pv 13.14 e 15.7). Seus alunos eram chamados, antigamente, de “filhos” (Pv 2.1), porquanto a educação processa-se melhor quando os princípios espirituais da família divina estão sendo ensinados e seguidos.

2. No Novo Testamento. No Novo Testamento encontramos menção aos rabinos (professores) e aos mestres (professores). No grego, esta última palavra é didáskalos, termo usado por cerca de cinquenta vezes nos evangelhos, mas aplicado de modo supremo a Jesus. Ele ensinava às multidões (Mc 2.13), nas sinagogas (1.21), ou então, particularmente, aos seus discípulos (Mt 5.1,2). Os discípulos (aprendizes) foram mencionados por mais de duzentas vezes nos evangelhos. Ele lhes ensinava doutrina (no grego, didache). Parte da Grande Comissão era o ministério do ensino, conforme se vê em Mt 28.19,20.

3. Na atualidade. Uma vez que a Igreja deixou de ser perseguida, após a conversão de Constantino ao cristianismo, a Igreja começou a ser a mestra do estado. Sucedeu, pois que na Idade Média, a educação tornou-se essencialmente uma função da Igreja. Após cerca de mil anos em que essa condição prevaleceu, o secularismo e o nacionalismo debilitaram o poder da Igreja. A renascença e a Reforma protestante deram prosseguimento a esse processo, época em que o estado começou a recuperar o poder que havia perdido quando da queda do império romano do Ocidente, e, uma vez mais, tomou-se uma entidade educadora, independente da Igreja [CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Vol. 2. Editora Hagnos. pag. 275]. Na igreja cristã, há um espaço especial para a Educação Cristã. Esta é o processo de ensino-aprendizagem proporcionado por Deus, através de sua Palavra, pelo poder do Espírito Santo, transmitindo valores e princípios divinos. E diferente da educação secular, que só transmite instruções e conhecimentos, deixando de lado os valores éticos, morais e espirituais. Por isso, a base da Educação Cristã é a Bíblia Sagrada [LIMA. Elinaldo Renovato de. A família cristã e os ataques do inimigo. Editora CPAD. pag. 93].

SINOPSE DO TÓPICO (II)

No Antigo Testamento os israelitas priorizavam a educação dos filhos em casa. Em o Novo Testamento, as sinagogas eram os centros de instrução para os meninos aprenderem a lei.

III. A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMÍLIA

1. Os filhos são herança do Senhor. No salmo 127.3, os filhos são chamados de “herança do Senhor”, isso significa que os filhos pertencem a Deus, eles são nossos somente num sentido secundário. Deus dá filhos aos pais assim como um homem confia a sua fortuna aos seus herdeiros. Ao nos tornarmos pais, recebemos um prêmio, uma recompensa do Senhor, pois passamos a ser participantes da criação, ou seja, apesar de nossas faltas, de nossas fraquezas, Deus nos dá o privilégio de podermos ser atores no processo da criação. Eles precisam ser bem cuidados, pois, além de ser uma bênção do Senhor (e toda bênção do Senhor deve ser preservada e zelosamente tratada pelo abençoado), são uma responsabilidade que Deus põe em nossas mãos e da qual deveremos prestar contas.

2. O ensino da Palavra de Deus no lar. “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo” (Cl 3.21). É obrigação solene dos pais (gr. pateres) dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (cf. Sl 127.3). Segundo a palavra de Paulo em Ef 6.4 e Cl 3.21, bem como as instruções de Deus em muitos trechos do Antigo Testamento (ver Gn 18.19; Dt 6.7; Sl 78.5; Pv 4.1-4; 6.20), é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor. É a família, e não a igreja ou a Escola Dominical, que tem a principal responsabilidade do ensino bíblico e espiritual dos filhos. A igreja e a Escola Dominical apenas ajudam os pais no ensino dos filhos. A essência da educação cristã dos filhos consiste nisto: o pai voltar-se para o coração dos filhos, a fim de levar o coração dos filhos ao coração do Salvador (ver Lc 1.17).

3. Leve seus filhos à igreja. Em Efésios 6.1-3 Paulo não diz aos pais para admoestarem os filhos; ele mesmo o faz. Os filhos estavam presentes na congregação quando essa carta foi lida. Será que entenderam o que Paulo escreveu? Será que nós entendemos? A família toda participava do culto e, sem dúvida, os pais explicavam a Palavra aos filhos quando estavam em casa. O apóstolo apresenta quatro motivos para os filhos obedecerem aos pais. Deus instituiu uma ordem natural que mostra claramente quando um ato é correto. Uma vez que foram os pais que colocaram o filho no mundo, e uma vez que eles têm mais conhecimento e sabedoria do que o filho, é correto o filho obedecer aos pais. Até mesmo os filhotes dos animais são ensinados a obedecer. A "versão moderna" de Efésios 6.1 seria: "pais, obedeçam a seus filhos, pois isso os manterá satisfeitos e trará paz a seu lar". Mas isso é contrário à ordem natural instituída por Deus! A obediência é ordenada (v. 2a). Aqui, Paulo cita o quinto mandamento (Êx 20.12; Dt 5.16) e o aplica ao cristão do Novo Testamento. A Educação Cristã começa no lar e é fortalecida na Igreja, notadamente na Escola Dominical, é imprescindível que a família se envolva, como um todo, neste mister.

SINOPSE DO TÓPICO (III)

Na família, a Educação Cristã deve estar eminentemente presente.

CONCLUSÃO

Não basta cuidar dos filhos fisicamente providenciando alimento, abrigo e roupas. Também deve lhes dar alimento emocional e espiritual. O desenvolvimento do menino Jesus é um exemplo para nós: "E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens" (Lc 2.52). Vemos aqui um crescimento equilibrado: intelectual, físico, espiritual e social. Em parte alguma da Bíblia, a educação dos filhos é apresentada como responsabilidade de alguma pessoa ou instituição fora do lar, por mais que tais elementos externos colaborem no processo. Deus incumbiu os pais de ensinar aos filhos os valores mais essenciais. Deve discipliná-los. O termo "criar" dá a ideia de aprendizado por meio da disciplina. É traduzido por "corrigir" em Hebreus 12. Alguns psicólogos modernos opõem-se ao conceito "antiquado" de disciplina, e muitos educadores seguem essa filosofia. Dizem que devemos deixar as crianças se expressarem e que, se as disciplinarmos, iremos distorcer seu caráter. No entanto, a disciplina é um princípio fundamental da vida e uma demonstração de amor. "Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe" (Hb 12.6). "O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina" (Pv 13.24).

 

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